Treinar colaboradores é um pré-requisito essencial para uma força de trabalho criativa, satisfeita e produtiva. Neste artigo explicamos o porquê!

O treinamento de colaboradores não é apenas importante para uma empresa, é vital! Sobretudo nos dias de hoje, pois a geração de jovens profissionais se torna cada vez mais exigente com as condições de trabalho e os benefícios oferecidos pelas empresas.

Logo, para atrair e reter talentos é indispensável investir na formação profissional de todos os colaboradores. Além disso, o treinamento e aperfeiçoamento da mão-de-obra é a maneira mais eficaz de promover melhorias na produção e na qualidade de uma empresa. 

Este artigo discute a importância de oferecer aos colaboradores a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. O RH é fundamental nesse sentido, então continue conosco para descobrir como tornar o desenvolvimento de talentos como uma das prioridades do departamento e de toda a empresa. 

O que é treinamento de colaboradores?

Vamos começar definindo o que é treinamento de colaboradores. 

Embora seja comum confundir treinamento e desenvolvimento de colaboradores, há uma ligeira diferença entre os dois que vale a pena apontar. 

Pode-se dizer que o treinamento é um elemento do desenvolvimento. Pois, este último é um processo contínuo, com foco no crescimento e agregação de valor de longo prazo à organização, como programas de liderança. 

O desenvolvimento do colaborador não se trata apenas de otimizar as habilidades de uma pessoa para uma função específica. Em vez disso, é uma forma de aprendizagem executada ao longo do ciclo de vida do profissional na empresa, e os ajuda a progredir em suas carreiras.

Já o treinamento tem como objetivo geral a formação interna para tornar a mão-de-obra mais eficiente no exercício de sua função. Frequentemente, o treinamento é focado em ganhos de curto prazo, como conhecer as últimas atualizações do produto, integrar um novo funcionário ou apresentar um novo software de gestão.

Como você sabe, uma das funções do RH na organização é fornecer às equipes e aos times as ferramentas, materiais e insumos para despertar o conhecimento e as habilidades necessárias para executar uma tarefa ou procedimento específico. Vamos falar mais sobre isso no próximo item. 

A importância do treinamento de colaboradores

A formação interna de pessoal beneficia tanto a empresa como os colaboradores. Confira os seguintes pontos que seriam suficientes para convencer qualquer gestor de que o treinamento é realmente muito importante.

Performance melhorada 

Os colaboradores que recebem os treinamentos necessários estão mais capacitados para o desempenho de suas funções. O treinamento dará aos funcionários maior compreensão de suas responsabilidades e, consequentemente, aumentará sua confiança e desempenho geral – o que só pode beneficiar a empresa.

Aumento da produtividade e foco nos padrões de qualidade

A produtividade geralmente aumenta quando uma empresa implementa cursos e treinamento de qualidade. O aumento da eficiência do processo garantirá o sucesso do projeto, o que aumentará o faturamento da empresa e sua participação potencial no mercado.

Política de inovação

A formação continuada e o aprimoramento das habilidades da força de trabalho podem estimular a criatividade e fomentar a inovação. Isso porque novas ideias podem surgir como resultado direto de treinamentos oferecidos pela empresa. 

Redução da rotatividade de pessoal

Certamente, os colaboradores se sentirão mais valorizados se a empresa investir em um projeto profissional, somado ao plano de carreira. Dessa forma, tornam-se menos propensos a procurar ativamente por novas oportunidades de trabalho e os custos de recrutamento diminuem devido à retenção de pessoal.

Melhora a reputação e o perfil da empresa

Uma estratégia de formação sólida e eficaz permite desenvolver a marca do empregador e possibilita que o RH consiga atingir jovens profissionais de talento ou pessoas experientes em transição de carreira. O treinamento, portanto, torna a empresa mais atraente para novos contratados em potencial que buscam aprimorar suas habilidades.

*

É verdade que o treinamento, às vezes, pode ser um pouco caro, mas deve ser visto como um investimento essencial, pois permite que as empresas estejam sempre aptas a enfrentar a concorrência. 

Isso porque, para garantir sua sobrevivência no mercado, uma empresa deve ter colaboradores com informações e habilidades atualizadas. Esta é a maneira mais eficaz de produzir resultados necessários para a sustentabilidade da empresa no mercado.

Na falta de um programa de formação interna adequado, os colaboradores podem desenvolver sentimentos como falta de apoio, insucesso e inadequação, ficando insatisfeitos com seu desempenho. 

Em oposição, ao receberem treinamentos de valor, os colaboradores se sentem valorizados, tornando-se mais engajados e comprometidos com a marca que os emprega. Ou seja, proporcionar a possibilidade de desenvolvimento de habilidades e competências, funciona como um fator de atração e retenção de talentos.

Antes do seu RH oferecer a oportunidade de treinamento profissional, é necessário primeiro identificar as reais necessidades da empresa. Você pode começar analisando quais competências precisam ser fortalecidas ou adicionadas, mapeando aquelas já presentes entre os colaboradores. 

Acredite, esse investimento certamente será um grande trunfo para sua empresa!

O sucesso de uma contratação começa no processo de recrutamento e seleção. Melhore sua aquisição e qualificação de talentos com o ATS da Talentbrand!

Agende hoje uma demonstração! Saiba mais aqui.

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN