Para muitas empresas, o time de Inside Sales funciona como se fosse o coração da companhia. Tendo, como função, o bombeamento do sangue para nos manter vivos. Por isso, contar com uma boa equipe é essencial.

E, para contar com uma boa equipe, é preciso saber como fazer para o seu RH contratar melhor para o seu time de Inside Sales.

Mas, para isso, precisamos entender o que é Inside Sales e quais são suas principais características.

O que é Inside Sales e quais suas características

O Inside Sales é um modelo que vem, ao longo do tempo, ganhando muitos seguidores no Brasil. E ele não é nada mais do que um modelo de vendas remotas, que são realizadas de dentro da companhia.

Bastante popular nos Estados Unidos, ele se desenvolve por meio da tecnologia, que permite reuniões remotas por meio de diversas ferramentas de áudio e vídeo que permitem a conversa em tempo real.

Suas características são o oposto do modelo convencional de vendas, onde o vendedor precisa ir ao cliente diversas vezes ao longo do tempo para fechar o contrato por meio de negociações que podem levar meses.

Ou seja, o Inside Sales é um modelo mais rápido, onde o comprador decide por resultado e valor percebido, que ocorrem por meio da autoridade sobre o assunto desde o começo do processo de vendas.

Contratando o time de Inside Sales

Por isso, é importante termos em mente a importância da assertividade na contratação para esse time. Sendo assim, confira 3 dicas para você contratar melhor para o seu time de Inside Sales!

Foque no que você precisa

Há muita coisa que pode dar errado no processo de contratação de um profissional de Inside Sales, mas, assim como existem as dificuldades, existem as técnicas para contratar melhor.

A tecnologia pode – e deve – ser aliada para avaliar as características do profissional desejado. Para isso, é preciso investir tempo para entender o que faz um vendedor ter sucesso dentro da sua companhia.

Além disso, é preciso entender o impacto da cultura no desempenho dos colaboradores e atuar de forma a promover o fit, ou seja, a maior compatibilidade possível entre candidato e empresa.

Para isso, a tecnologia, como a Inteligência Artificial, aplicada em um software de recrutamento e seleção, por meio de uma hr tech, é aliada.

Ela pode ser utilizada para cruzar informações de perfis captados dos colaboradores da companhia com a finalidade de criar um modelo de candidato ideal.

Dessa maneira, os resultados dos testes realizados pelos candidatos, são comparados a esse modelo a fim de verificar o nível de compatibilidade com o perfil ideal. Ou seja, o quão propício cada candidato é para fazer parte do quadro de colaboradores da empresa.

Além disso, a I,A, pode apontar, também, qual perfil apresenta a melhor performance, por exemplo. Isso ocorre quando são mapeados os perfis dos colaboradores e esses dados são cruzados com os resultados individuais. Assim, torna-se possível contratar somente os colaboradores que possuam um perfil compatível com o ideal de performance, por exemplo.

Invista no preparo

A falta de preparo, seja ele por meio de treinamentos ou de coaching, cria um ambiente propício para o aumento do turnover, e isso tende a ser ignorado pelas empresas.

Muitas vezes, colaboradores se tornam contratações ruins por falta do processo de imersão.Ou seja, a falta de um onboarding estruturado e treinamentos faz com que eles não entendam como ter sucesso na posição, criando uma expectativa alta e que, possivelmente, será frustrada no futuro.

Nesse caso, o melhor a se fazer é preparar os colaboradores. Se você não quiser perder funcionários e experimentar todos os prejuízos que decorrem disso, invista tempo para educá-los e ensinar as melhores práticas do mercado. Essa é uma prática que gera um custo momentâneo, mas que é compensado pela economia no longo prazo.

Ajuste os arquétipos

A elaboração de um perfil ideal de candidato com o auxílio de tecnologias como a Inteligência Artificial e o Machine Learning são essenciais, mas não podemos parar por aí.

Precisamos sempre realizar ajustes no perfil ideal a partir do monitoramento e cálculo de novas informações. O Machine Learning é capaz de captar essas informações e as recalcular instantaneamente, fazendo o processo cada vez mais preciso.

Isso não só ajuda na redução do custo da aquisição de talentos para o seu time de Inside Sales, como também otimiza o tempo dos gestores e recrutadores, tornando o processo mais assertivo.

Porém, vale reforçar que os arquétipos, como dito acima, devem ser construídos a partir de áreas específicas da companhia.

Portanto, para determinar o perfil do profissional de Inside Sales, é preciso mapear e se basear nos atuantes dessa área dentro da companhia. Isso permite uma assertividade muito maior e, por consequência, mais sucesso para a empresa.

Juntar as dicas deste post com o conhecimento dos materiais da Talentbrand vão, com certeza, te ajudar a contratar melhor para a área de Inside Sales.

E, se você quer saber mais sobre a Kenoby, um software de recrutamento e seleção que ajuda os recrutadores a acertar na hora da contratação, vale a pena conferir todos os detalhes da plataforma.

Tags:

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN