/ Para recrutadores

Tecnologia no RH: novas tecnologias em 2018 (E porque isso afeta sua área?)

Tecnologia e RH são dois termos que tem se provado uma ótima combinação. Esqueça os antigos processos, onde a burocracia imperava e que tempo precioso era desperdiçado na análise de currículos, à espera de alguém com as especificações desejáveis para preencher determinada vaga. De acordo com um estudo realizado pela CB Insights publicado em março de 2017, em 2016 foram investidos US$ 2.2 bilhões no segmento de HR Tech ao redor do globo.

Segundo outra pesquisa publicada pela Liga Insights HR Techs, de abril de 2018, o Brasil possui mais de 120 startups com soluções para a área de RH. HR Tech é uma expressão que vem do inglês e significa human resources technology. Basicamente diz respeito a uma série de tecnologias que automatiza e facilita as tarefas exercidas na área de Recursos Humanos, tais como pagamento de funcionários e comissões, análise de desempenho de colaboradores, gerenciamento de benefícios fornecidos pela empresa e contratação e administração de novos talentos.

Aliás, quando o assunto é contratação, o mercado tem a disposição uma série de serviços e funções para realizar o processo de recrutamento com tecnologia por meio de especialistas no assunto. Esse método cada vez mais tem se tornado um padrão e também tem sido a opção de recrutadores que entenderam que o futuro já começou – e não há mais tempo a perder. Por isso, selecionamos as melhores opções disponíveis no mercado para ter auxílio nesse sentido. Confira empresas de tecnologia no processo de recrutamento e seleção de candidatos!

Geekhunter

Recrutar e selecionar um profissional de tecnologia é muito difícil, e ao mesmo tempo, uma demanda latente no mercado. A Geekhunter é uma empresa que está revolucionando o recrutamento de profissionais de tecnologia no Brasil. A plataforma, através do uso de Business Intelligence e Inteligência Artificial, apresenta às empresas somente os candidatos melhores qualificados no seu rigoroso processo seletivo.

TAQE

Focada no mercado de vagas de entrada, com posições mais operacionais, a TAQE foi lançada em 2017 e funciona como um jogo por meio de um aplicativo, no qual os jovens vão realizado testes e fazem aulas e, a partir dos resultados, a startup vai montando o perfil do candidato, e direciona esses perfis para vagas que sejam mais adequadas a eles.

MatchBox

A startup Matchbox tem suas origens em uma outra empresa de HR Tech, a Seja Trainee. O real foco da empresa está em processos de começo de carreira, como estágio e trainee. Seu maior diferencial é um chatbot com inteligência artificial, em que o candidato faz a inscrição no processo seletivo desejado em quatro minutos, processo que antes da durava em média 40 minutos. Com isso houve uma redução de 90 por cento no tempo total. No lugar de testes de competência, a startup criou um jogo em que o candidato deve tomar decisões em tempo real, sozinho ou em grupo. Com base em seu desempenho, a empresa avalia se cada um dos participantes possui as habilidades buscadas pelo cliente e envia relatórios comportamentais para ambas as partes.

TalentBrand

A TalentBrand nasceu para facilitar e agilizar o processo seletivo tanto para empresas quanto para candidatos. Com foco nas áreas de Vendas, Marketing e Relacionamento com o Cliente, ela conta com uma plataforma inteligente para recrutamento e seleção. Seu diferencial é uma metodologia própria desenvolvida por especialistas nas áreas de psicologia e gestão de pessoas. Baseado nas informações do perfil do candidato, o sistema indica as melhores oportunidades existentes de acordo com as informações fornecidas por ele.

A Talent conta com uma experiência positiva em todo o processo seletivo do candidato, onde ela fornece feedbacks de todos os processos que ele participar. Com uma série de empresas de renome que trabalham com a Talent, ela tem ajudado inúmeros negócios a investir de forma mais inteligente em seu crescimento, reduzindo os custos totais de contratações em até 35, e aumentando o retorno sobre investimento de contratações em uma média de 186%.

A necessidade de mudar os processos existentes atualmente é real e a cada dia mais pessoas e organizações tem percebido esse fato. A união de RH e tecnologia representa o futuro e grandes talentos e empresas que miram no crescimento organizacional sabem bem disso.

E então, você já conhecia alguma das empresas de HR Tech acima? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de comentar suas experiências envolvendo recrutamento com tecnologia? Compartilhe com a gente nos comentários. Até mais!