Entenda como mapear e descobrir quais são os softwares para RH indicados para a sua empresa! 

O que surge na sua mente quando pensamos em softwares para RH? Provavelmente, vários questionamentos. Existe uma inquietude natural que aflige a maioria das pessoas responsáveis pelo recrutamento, seleção e contratação de talentos em relação a esse tema. 

Quando é urgente adaptar-se à realidade vigente em que o uso de ferramentas tecnológicas, plataformas, inovação e inteligência artificial são essenciais para aumentar o desempenho da área de Recursos Humanos, as dúvidas despontam. 

No entanto, estamos aqui para ajudar você. Existe uma variedade imensa de softwares de RH e é completamente compreensível sentir-se perdida na hora de descobrir por onde começar. Em meio a inúmeras soluções tecnológicas, definir aquelas mais adequadas às necessidades da empresa é um desafio. 

Mas, agora, você terá informações suficientes para tomar uma decisão. No final deste post, vai conhecer quais são as melhores soluções disponíveis no mercado e como selecionar as mais adequadas para aumentar a eficácia do trabalho. Vamos lá! 

Softwares de RH: como definir os melhores para sua empresa 

Quando pensamos em processo seletivo, a primeira imagem que pode vir à nossa mente é uma pilha de papéis, formulários, reuniões improdutivas, agendas conflitantes, ruídos na comunicação… mas isso pode mudar drasticamente com os softwares para RH.

Por se tratar de uma área altamente estratégica, onde as funções principais vão além da simples seleção de talentos e abrange o desenvolvimento de habilidades, competências, planos de carreira, retenção, engajamento e motivação, o uso da tecnologia é altamente recomendado. 

Por isso, separamos alguns aplicativos e softwares indicados para facilitar sua rotina de RH e tornar o ambiente de trabalho mais produtivo – para assim, não perder mais tempo preenchendo formulários. Confira a lista!

Gestão de pessoas 

RH1000

O sistema RH1000 é um software para RH cujo objetivo principal é centralizar todos os processos básicos e aprimorar a gestão de pessoas. Desenvolvimento de funcionários, gerenciamento de treinamentos, realização de avaliações de desempenho são algumas das funções que o sistema oferece. 

Trello

O Trello é um software para gestão e manutenção de projetos. Por meio de um sistema bem intuitivo que usa o esquema de “boards” e “cards”, a ferramenta organiza tarefas em equipe de maneira prática, adicionando prazos e atribuindo funções. Disponível na versão gratuita e na paga. 

Betalabs

Um dos softwares para RH que promete resolver as falhas de comunicação entre os setores, otimizando o tempo e reduzindo custos. A ferramenta confere agilidade às rotinas internas, eliminando a necessidade de haver uma equipe de TI e da manutenção de um servidor.

Dropbox

Referência no armazenamento de compartilhamento e sincronização de arquivos em nuvem há anos, o Dropbox é utilizado como um softwares para RH para armazenar dados, gestão do conhecimento e troca de informações. Conta com versão gratuita e planos pagos, recomendáveis para grandes companhias. 

Mensuração de desempenho

Runrun.it

Trata-se de uma plataforma online acessível por navegadores com extensão para aplicativo cuja função é o controle de desempenho dos colaboradores. Com o Runrun.it é possível analisar resultados, tempo de execução de tarefas e configurar índices de performance mais precisos. 

Avaliação

Como o nome sugere, o software Avaliação é responsável por avaliar e realizar a análise de desempenho dos funcionários através de um sistema de metas. 

Para isso, é possível utilizar um sistema de recompensas que indique quais são  os melhores colaboradores. Também é possível gerenciar os feedbacks, treinamentos e realizar a elaboração de pesquisas de clima da organização.

Treinamento e capacitação 

Bitrix24

Plataforma gratuita para pequenas empresas que, por meio de um sistema de intranet social, auxilia na disseminação da cultura da instituição para seu público interno. 

Dentre os mais de 35 benefícios que o software de RH oferece estão, chamadas voz e vídeo, rede social corporativa, chat, CRM e armazenamento de documentos online.

Hondana INDICA

Através de um chatbot para equipes comerciais, o Hondana INDICA envia conteúdos e pequenas dicas diariamente para os colaboradores, para que as empresas consigam oferecer conteúdos educacionais de qualidade sem altos custos. 

Gestão de processos 

Convenia 

É uma das ferramentas e software para RH que automatiza tarefas burocráticas, como controle de ponto eletrônico, controle de férias, horas extras, entre outros, garantindo sobretudo a segurança dos dados. 

CentralGest

Uma das ferramentas mais práticas para o controle e gestão de RH, o CentralGest conta com diversas funções, desde a simulação de recibos até análises estatísticas dos custos de Recursos Humanos. Com ele,é possível reduzir a carga de trabalho e diminuir o tempo de processos gerenciais, automatizando atividades repetitivas.

Pontotel

Sistema de controle de ponto alternativo que permite que os funcionários façam a marcação da sua jornada de trabalho através de um aplicativo, computador ou telefone fixo. 

Software para RH: recrutamento 

Já quando o assunto é recrutamento, a Talentbrand é um software para RH completo, desenvolvido para customizar e automatizar os processos seletivos com eficiência. 

Além de facilitar a construção do fluxo de contratação, os campos personalizados e as outras funcionalidades são adaptáveis para as necessidades de cada empresa, o que torna toda a operação mais inteligente e eficaz. 

Por meio do DASHBOARD INICIAL, é possível acompanhar o fluxo dos seus processos seletivos com acesso a todos os dados, informações e status da vaga de forma segura e em um único lugar.

A plataforma garante uma interação e suporte aos envolvidos, tanto do lado de quem contrata quanto dos candidatos, possibilitando a personalização e automatização do envio das devolutivas, o que deixa a experiência mais envolvente e positiva. 

Em PÁGINA DE CARREIRAS, é possível criar um fluxo de recrutamento empático e com viés humano, necessários para engajar talentos ao longo do seu processo seletivo.

Além disso, é possível aplicar testes técnicos para qualificar candidatos e antecipar percepções comportamentais, criar vagas de uma maneira simples e objetiva, publicar os anúncios em diversos portais e job boards dentre outras funcionalidades… 

Para finalizar, vale a pena relembrar que antes de considerar a contratação de uma ferramenta, é importante mapear o processo e entender exatamente quais as dificuldades e entraves. 

Ter visibilidade sobre o processo ajuda a enxergar e entender os gargalos e compreender qual será o melhor software para cada uma das etapas e funções do RH. 

Provavelmente, para atender o processo de ponta a ponta, é interessante adotar mais de um software. Por essa e por outras, é importante analisar quais possuem API e sistemas de integração. Reúna sua equipe e façam demonstrações gratuitas! 

O que acha de começar agora mesmo? Agende sua demo com a Talentbrand e saiba como a plataforma eleita TOP 3 pela B2B Awards vai destravar os processos e oferecer uma experiência única para candidatos e recrutadores da sua empresa. 🙂

Tags: ,

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN