O ATS é uma ferramenta de gestão de candidaturas que apoia o RH em todas as etapas do recrutamento e seleção. Saiba mais lendo o artigo de hoje!

Durante um processo de recrutamento, o recrutador tem apenas um objetivo: atrair e contratar o melhor candidato. No entanto, entre o anúncio das vagas, a gestão de candidaturas ou mesmo a comunicação com candidatos, o processo torna-se longo e moroso. 

Felizmente, com os avanços tecnológicos, os recursos humanos caminham cada vez mais para o recrutamento 2.0, equipando-se com ferramentas poderosas para os apoiar nas suas transições, como o software ATS, que se tornou indispensável para um recrutamento de excelência.

No artigo de hoje, descubra por que o software ATS é uma ferramenta indispensável para recrutamento e seleção de talentos e por que você deve contratar essa solução para o seu RH! Boa leitura!

O que é um ATS?

Antes de mais nada vamos entender melhor o que é essa ferramenta. ATS significa Applicant Tracking System, em português, Sistema de Rastreamento de Candidatos. Sua função é auxiliar os recrutadores no gerenciamento de candidaturas em processos seletivos, automatizando tarefas do processo de recrutamento que de outra forma seriam muito demoradas.

Para que serve um software ATS?

Um software ATS é uma ferramenta que funciona em SaaS (Software as a Service) e oferece um grande número de funcionalidades com o objetivo de simplificar o processo de recrutamento. Graças a essa solução, você pode:

  • publicar anúncios no site de carreiras e na intranet da empresa;
  • distribuir em um clique em quadros de empregos e redes sociais via multiposting;
  • recolher os currículos dos candidatos, através dos diversos canais (e-mail, formulário, redes sociais, Slack, Google Drive, etc.);
  • centralizar, classificar e qualificar perfis por cargo;
  • construir um banco de talentos; e
  • informar os candidatos sobre o andamento do processo e o status de sua candidatura.

No entanto, iniciar a digitalização nem sempre é uma decisão simples. Por isso, a Talentbrand se empenhou em oferecer um software ATS que possuísse uma interface amigável e intuitiva, para que em poucos cliques você consiga trazer mais inteligência e eficiência para sua operação de RH.

Você pode comprovar todas as facilidades que o ATS da Talentbrand proporciona solicitando uma demonstração adaptada às suas necessidades e desafios. 

Por que utilizar um Software ATS?

Um ATS é um grande aliado nas operações diárias dos recursos humanos, pois permite:

Economizar tempo e concentrar-se nas pessoas

Graças aos muitos recursos listados acima, a ferramenta de gerenciamento de aplicativos centraliza todo o processo de recrutamento e automatiza tarefas demoradas. Nesta lógica, o ATS oferece aos recrutadores a oportunidade de se concentrar em tarefas com maior valor agregado.

Ou seja, a automatização de tarefas resulta em economia de tempo, permitindo-lhes estudar melhor as candidaturas e acompanhar os candidatos durante o processo. Consequentemente, você poderá diminuir a incidência de erros de recrutamento que podem representar um custo muito importante para as empresas. 

Oferecer uma melhor experiência ao candidato 

Para construir uma imagem cada vez mais atraente aos profissionais que se interessam pela sua empresa, o envio de feedback para todos os candidatos que participarem do seu processo é fundamental, sendo muito positivo para sua marca empregadora.

Com esse objetivo em mente, o ATS da Talentbrand disponibiliza uma biblioteca com mais de 30 templates com os principais motivos de desclassificação de um candidato, já mapeados. Ainda, se preferir, você pode criar templates de feedbacks customizados com a comunicação e tom de voz da sua empresa. 

Desenvolver o recrutamento colaborativo

O ATS permite acompanhar as ações em tempo real. Assim, você é informado quando alguém da sua organização arquiva um candidato ou agenda uma entrevista, por exemplo. Esta funcionalidade facilita a integração de todos os seus colaboradores no processo de recrutamento. 

Ademais, com a Talentbrand você diminui a margem de erro na tomada de decisões. Nessa ferramenta você e seu time de RH poderão acessar gráficos, tabelas e cálculos de SLA, de um, ou de todos os seus processos, analisando os avanços da sua operação e embasando estratégias para recrutamento.

Reduzir os custos de recrutamento

O ATS dispõe de várias funcionalidades que permitem aos recrutadores reduzir os altos custos do processo de recrutamento e seleção. Esse resultado se deve às funcionalidades do ATS que possibilitam a redução dos custos inerentes à gestão das contratações, centralizando todas as etapas relacionadas com o recrutamento.

Graças ao acesso às métricas e indicadores estatísticos que o ATS da Talentbrand proporciona, é possível gerenciar as campanhas de recrutamento de forma muito mais assertiva.

Todas essas vantagens revelam que um ATS é uma ferramenta essencial para incluir em seus processos de recrutamento. Qualquer que seja a dimensão da sua empresa, as suas funcionalidades desse software apoiarão o seu RH na hora de selecionar os melhores talentos.

Deseja conhecer um software que é um verdadeiro aliado dos profissionais de recursos humanos? Descubra todas as facilidades que o ATS da Talentbrand proporciona solicitando uma demonstração adaptada às suas necessidades e desafios. Confira!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN