/ Para candidatos

SEO: O que é, para que serve e como entrar na carreira?

SEO (Search Engine Optimization) provavelmente é um daqueles termos que todo mundo fala mas ninguém explica, pelo menos não de forma clara. Então, para resolver este problema nós falaremos não somente sobre o o SEO em si mas também sobre os profissionais da área.

Acompanhe!

O que é SEO?

Conceitualmente dizendo, SEO é um conjuntos de técnicas usadas em sites e blogs que visam gerar um maior tráfego orgânico para as páginas.

Para isso, basicamente, os buscadores levam em consideração uma série de fatores, onde os principais deles giram em torno do conteúdo do site, do título da página (title tag), o endereço da página (URL), a utilização de link building (hiperlink), os textos alternativos para imagens (alt text) e assim por diante. São estes fatores que guiam as técnicas usadas no SEO.

A ideia do SEO é que exista um padrão de qualidade do que é consumido na internet. Uma vez que o buscador analisa estes e outros quesitos, e compreende que seu site ou página são realmente relevantes, ele automaticamente começa a ranquear seus conteúdos deixando-os na primeira página do buscador.

E basicamente, estar na primeira página do Google é o sonho de todo mundo que coloca seu site no ar, isso porque as pesquisas realizadas no buscador raramente chegam à segunda página.

Especialista em SEO

No que diz respeito ao profissional que atua no SEO, é importante compreender que o trabalho de um especialista em SEO não é dos mais simples, já que o os buscadores passam por algumas atualizações com o tempo mudando ou acrescentando novos fatores e, por isso, não existe uma receita de bolo para atender às normas do SEO. E é por isso que o profissional em SEO é tão importante. É ele quem se certifica de colocar bons conteúdos no ar e de estar sempre em busca das novas parametrizações dos buscadores (como o Google) para ranquear conteúdos em geral.

Um fator que acaba deixando escasso o número de especialistas em SEO é que os resultados das técnicas, especialmente as mais novas, podem demorar meses para aparecer, e em tempos onde todo mundo tem muita pressa, só são especialistas aqueles que conseguem esperar e avaliar uma a uma de suas novas tentativas.

Como trabalhar com SEO

O analista de SEO, profissional que se dedica exclusivamente às técnicas focadas em otimização, possui tarefas bem específicas como reotimizar conteúdos que já estejam no ar, inclusive mexendo em códigos e partes mais técnicas. Ele deve ainda entender plenamente o funcionamento dos buscadores a fim de encontrar pontos de melhoria para seus conteúdos de maneira a fugir do óbvio.

Por isso, no que diz respeito às qualificações necessárias para este profissional, em geral, pede-se experiência em marketing, cursos que atestem conhecimento quanto aos buscadores, ser bom redator e entender, pelo menos um pouco, da parte técnica do site.

A partir destes conhecimentos, aplicar o SEO exige paciência, perseverança e uma constante gana pelo conhecimento. Características, inclusive, bem quistas em startups, que em geral são as maiores contratantes de profissionais de SEO.

E você? Tem experiência com SEO e quer atuar na área? Fique ligado na nossa plataforma que sempre estamos procurando por profissionais como você

SEO: O que é, para que serve e como entrar na carreira?
Share this