O que é a seleção de pessoal?

A seleção de pessoal é um processo necessário para que as empresas possam se manter em seus planos de consolidação e crescimento do negócio.

Dizemos isso porque o capital humano é dos mais importantes nas empresas. E, exatamente por isso, é preciso o cuidado de selecionar profissionais com características que vão além de seus conhecimentos técnicos.

Na prática, existe uma série de características que fazem com que um profissional esteja, de fato, apto à exercer os mais diversos cargos na corporação. Especialmente se considerarmos que hoje em dia as empresas estão em busca de colaboradores mais versáteis e inovadores.

Dito isso, neste artigo vamos explicar o objetivo da seleção de pessoal… E ainda explicaremos a diferença deste conceito para o de recrutamento, algo comumente confundido..

Diferença entre Recrutamento e Seleção de pessoal

Para começar, precisamos explicar a diferença entre recrutamento e seleção de pessoal.

O recrutamento é processo no qual as empresas buscam por profissionais que possam ocupar cargos disponíveis em seus cargos. Nesta etapa, o foco da empresa está em cativar o maior número de profissionais. Isso se dá através de boas condições de desenvolvimento profissional, benefícios, plano de carreira e outros benefícios.

Além disso, é durante o recrutamento que as empresas escolhem dentre as técnicas de Recrutamento e Seleção, aquela que melhor se adequa às necessidades da empresa.

Por outro lado, a seleção de pessoal é o processo de escolha dos candidatos que devem passar adiante no processo seletivo. Sendo assim, trata-se de uma etapa posterior e complementar ao recrutamento.

Qual o objetivo de um processo de seleção?

Entendida a diferença entre recrutamento e seleção de pessoal podemos nos adentrar no objetivo da segunda técnica, a seleção.

Em linhas gerais, durante um processo de recrutamento surgem candidatos com todo tipo de característica e experiências. Sendo assim, os recrutadores têm a tarefa de escolher dentre eles aqueles o que melhor se adequa à vaga em questão.

Além disso, conforme falamos anteriormente, as empresas estão sempre em busca do “algo a mais”. E é exatamente na seleção que essas características começam a ser avaliadas.

Um processo de seleção de pessoal bem estruturado permite a empresa pinçar, dentre os candidatos, aquele que pode fazer a diferença. E, assim, elevar os números da empresa e fazer algo que diferencie o negócio da concorrência.

Sendo assim, é fundamental que as empresas tenham muito cuidado e atenção à seleção de pessoal e, por isso, se mostra muito eficiente a contratação de uma equipe especializada neste tipo de tarefa.

Empresas especializadas no recrutamento e seleção de pessoal possuem mais expertise para identificar dentre os candidatos características importantes ao cargo e à corporação de maneira muito mais rápida e eficiente. Sendo assim, se a sua empresa precisa de ajuda na seleção de pessoal, não exite em nos contatar.

Possuímos uma plataforma com uma série de talentos que serão avaliados e encaixados nos parâmetros necessários ao seu negócio.

Tags: ,

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN