Descubra a importância e os benefícios do RH digital e veja como implantá-lo para revolucionar sua rotina de trabalho!

O RH digital ou 4.0 é um dos produtos das transformações decorrentes da 4.ª Revolução Industrial. Assim como outras áreas, o RH continuamente incorpora novas práticas e tecnologias, ganhando novos contornos. 

Vamos relembrar os modelos anteriores?

  • RH 1.0: operava em questões burocráticas, cujo centro era a relação entre o colaborador e o empregador; 
  • RH 2.0: o capital humano ganhou maior importância estratégica no planejamento da empresa;
  • RH 3.0: redesenhou alguns aspectos do RH 2.0, incorporando tecnologias de ponta e ferramentas digitais. Contudo, sem eliminar o caráter operacional do setor;
  • RH 4.0: mais do que incorporar inovações tecnológicas, nesse modelo se estabeleceu uma relação sinérgica entre tecnologia, estratégia e gestão de pessoas. Isso se traduziu em maior interação, conectividade e um imenso leque de possibilidades.

Para as empresas garantirem seu sucesso, foi fundamental que seu setor de RH acompanhasse essas etapas evolutivas. Estamos no olho do furacão, então é o momento de agarrar a oportunidade e tornar o RH digital uma realidade! Vamos lá?

A importância e os benefícios do RH digital para a empresa

As boas práticas de gerenciamento do capital humano, atreladas à tecnologia, tornaram-se imprescindíveis na manutenção da competitividade da empresa. Assim, os softwares e ferramentas do RH digital otimizaram as atividades do setor.

Entre os muitos benefícios do RH digital, estão: 

  • Automação de processos e agilidade operacional, uma vez que muitas das tarefas do RH são repetitivas, comprometendo a produtividade.
  • Maior assertividade nas tomadas de decisão, graças ao embasamento em dados coletados em tempo real;
  • Agilidade nos processos de recrutamento, seleção e desligamento de colaboradores;

Redução dos custos com processamento de dados e melhoria da comunicação, através do armazenamento em nuvem (cloud office).

E esses são apenas alguns exemplos da importância do RH digital no planejamento estratégico da empresa. Então, para alcançar estes e outros benefícios, continue lendo e descubra as principais ferramentas do RH digital!

Ferramentas do RH digital

Você consegue imaginar como seria difícil continuar a trabalhar durante a pandemia do novo coronavírus se não tivéssemos disponíveis ferramentas digitais? Sem sombra de dúvidas, não seria possível encarar essa crise, não é mesmo? 

Portanto, para o RH foi fundamental estar preparado. Conheça algumas ferramentas do RH 4.0:

  • Softwares para automação do RH, permitindo a distribuição de holerites digitais, controle de férias, gestão de benefícios, entre outros.
  • Ponto digital e aplicativos para fazer controle de expediente, essencial para o trabalho remoto;
  • Armazenamento em nuvem;
  • People Analytics, recurso que permite coletar, compilar e analisar dados sobre o desempenho e comportamento dos colaboradores.
  • Assinatura eletrônica e digital;
  • Plataformas de treinamento online;

Assim, a combinação dessas ferramentas com uma cultura organizacional favorável à inovação traz muitos benefícios! Interessado em saber como migrar para o RH digital? Veremos mais sobre isso no próximo tópico.

Como migrar para o RH digital?

Existem alguns elementos fundamentais para tornar o RH mais digital. Em primeiro lugar, é necessário que você identifique quais são as fragilidades que podem comprometer a estratégia da organização.

Feito isso, mapeie a rotina dos colaboradores e pesquise por ferramentas compatíveis com as necessidades de cada setor. Invista em automação de processos, soluções mobile, BI (business inteligence), armazenamento em nuvem e inteligência artificial.

Além disso, envolva toda a equipe, pois pessoas engajadas no processo se adaptam mais facilmente às mudanças. Portanto, estimule uma cultura organizacional voltada para inovação. Afinal, o RH 4.0 é disruptivo e dinâmico!  

Não queremos ficar para trás, não é?

*

Neste post você aprendeu a importância do RH digital, seus benefícios e suas principais ferramentas. Está se sentindo pronto para começar a implantar melhorias digitais ao RH? Então conheça a Talentbrand!

A plataforma da Talentbrand ajuda você a automatizar e customizar esse processo de coleta de dados. Saiba mais sobre como funciona o ATS e descubra uma interface amigável e intuitiva, extremamente simples de usar!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN