Você sabe o que é o recrutamento online? Conheça o conceito aqui neste post e as vantagens de utilizar essa solução na sua empresa 

A história nos mostra que acontecimentos como uma pandemia não alteram as coisas. Na verdade, aceleram transformações que já estavam acontecendo. Em 2020, quando nos deparamos com uma brusca transição do presencial para o meio digital, ficou claro que a COVID-19 apenas potencializou a automatização de alguns processos. 

O recrutamento e seleção, por exemplo, já estava passando por uma transformação digital, não apenas para atender novos comportamentos de candidatos e empresas, como para acrescentar produtividade, diminuir os custos e tornar o processo mais assertivo. 

O recrutamento online era uma realidade, adotado por empresas tecnológicas e modernas ao redor do mundo. Agora, utilizar soluções neste sentido é praticamente inevitável. Não somente porque reduz os gastos e aumenta a agilidade do processo, mas, também porque são fundamentais para diminuir o contato presencial. 

Aqui neste post, vamos falar mais sobre o que é o recrutamento online, suas vantagens e porque você deve tomar uma atitude em relação a isso agora. 

Recrutamento online: o que é?

Durante muitos anos, os processos dependeram das interações entre os selecionadores e candidatos. Eram dinâmicas de grupo, entrevistas individuais, etapas e etapas de processos seletivos extenuantes que travavam a agenda dos líderes… 

Além de serem exaustivos, muitas vezes esses processos eram ineficazes e, depois de um amplo investimento de tempo e dinheiro, selecionavam uma pessoa que não estava alinhada com os valores da empresa ou não se encaixava na cultura organizacional. 

Isso mudou com o recrutamento online. Com o avanço das tecnologias, foram acrescentadas camadas de inteligência em cada uma das etapas, tais como: 

  • criação de anúncios competitivos;  
  • filtros personalizados de seleção; 
  • divulgação das vagas para nichos específicos; 
  • mapeamento de Fit Cultural e Avaliação Comportamental. 

Além disso, o recrutamento online trouxe agilidade para a operação ao fornecer páginas de carreiras customizáveis, templates de feedbacks e organização das agendas de entrevista. 

Recrutamento online: Vantagens

Otimização de tempo e recursos, diminuição dos gastos, redução do retrabalho, minimização das taxas de turnover e desligamento são algumas das vantagens de um processo seletivo bem estruturado. 

Esses benefícios são consequências de alcançar os candidatos que possuem o perfil mais aproximado da vaga oferecida, criando um banco de talentos para selecionar candidatos qualificados e com perfil comportamental compatível com a cultura da sua organização.

São resultados conquistados após acrescentar celeridade e fluidez nas etapas, seja na fase de atração, seja na de seleção. Por exemplo, a compatibilização de agendas entre candidatos e empresas é um dos maiores entraves para os processos seletivos tradicionais, principalmente, em um mundo onde existia deslocamento. Essa barreira é minimizada com as ferramentas virtuais. 

Para processos complexos de seleção, para cargos altos e com especificação técnica, ainda é necessária uma análise humana. Por mais que a inteligência artificial tenha evoluído, mesmo assim, não possui a experiência e o feeling de um especialista ou de um hunting. Por isso, uma empresa que ofereça uma solução híbrida é o indicado. 

Recrutamento online: essencial para quem quer continuar no jogo

O recrutamento e seleção já estavam passando por uma transformação digital, para atender novos comportamentos de candidatos e empresas. Esse processo acelerou com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social. 

Se antes, as tecnologias acrescentavam inteligência ao processo, ampliando o alcance da divulgação da vaga e analisando automaticamente os perfis mais compatíveis, agora, ganham um novo papel: possibilitar a seleção sem contato presencial. 

O recrutamento online acrescenta produtividade, diminui os custos e torna o processo mais assertivo. É uma realidade. Empresas que não adotarem ferramentas que auxiliem nos processos seletivos perderão competitividade e se tornarão obsoletas diante dos competidores que descobrirão os melhores talentos antes. 

Atualmente, é uma questão de sobrevivência. Imersos em um mundo onde o presencial tornou-se restrito por tempo indeterminado, quem está preparado para recrutar e selecionar virtualmente sempre estará à frente dos demais. Quem não estiver disposto a transformar-se digitalmente, com certeza, vai ser impactado negativamente.

Ao seguir esta mesma linha, o ATS Talentbrand, nossa ferramenta para recrutamento e seleção online, descomplica o processo de aquisição e qualificação para qualquer vaga. Conheça nossa solução e solicite sua demonstração🙂

Tags: ,

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN