O recrutamento online surgiu para acompanhar um novo comportamento das pessoas. A internet vem inquestionavelmente substituindo meios mais manuais e lentos de realizar tarefas como a de encontrar um emprego… Ou a de encontrar o profissional certo para a empresa certa, o trabalho dos chamados headhunters.

Fato é que a tecnologia no recrutamento de profissionais aparece não somente para atender novos comportamentos de candidatos e empresas… Mas também para otimizar trabalho, trazer mais assertividade ao processo e ainda reduzir os custos inerentes à um processo seletivo.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre:

  • O que é um recrutamento online
  • As maiores vantagens deste tipo de processo

Acompanhe!

Recrutamento online: o que é?

Antes de mais nada, precisamos esmiuçar o conceito de online quando falamos em recrutamento.

Nos recrutamentos tradicionais, os processos dependem muito das interações entre empresas (através de seus entrevistadores) e candidatos.

São realizadas entrevistas dinâmicas, em grupo, um a um, algumas vezes o candidato passa por mais de uma entrevista (quando existe a necessidade de uma decisão hierárquica) e assim por diante.

Já no recrutamento online o processo é inteiramente realizado pela internet. Sendo assim, a empresa contrata o serviço de uma plataforma de recrutamento online, realiza suas análises através de redes sociais e de currículos já importados à plataforma e realiza todos os entrevistas através de videoconferência.

NOTA: atualmente já existem empresas que mesclam os processos tradicionais com o online, é o chamado recrutamento misto. Falamos sobre ele no artigo “Tipos de Recrutamento: Interno, externo, misto ou online”, que vale como leitura complementar.

Recrutamento online: Vantagens

Explicada a diferença do recrutamento online para os demais, vamos falar sobre as vantagens deste processo:

  • Os candidatos certos: as plataformas possuem filtros e inteligência de dados que possibilita à empresa chegar apenas aos candidatos que possuem o perfil mais aproximado da vaga oferecida;
  • Mais candidatos: alcançar apenas os candidatos com perfil ideal não significa alcançar poucas pessoas. O recrutamento online possui um alcance muito maior que os tradicionais e por isso oferece mais opções para as empresas;
  • Dados atualizados: em meios offline, muitas vezes, entramos em contato com um candidato e ele já conseguiu um emprego. Assim, a empresa gastou tempo e dinheiro indo atrás de alguém que sequer está disponível. Nas plataformas online a atualização é instantânea e as empresas não correm esse tipo de risco;
  • Terceirização do recrutamento: o recrutamento online, através das plataformas, permite à empresa a terceirização de boa parte (quando não toda) de um processo seletivo.

O recrutamento online já é uma realidade e está em constante crescimento com o surgimento de novas tecnologias e metodologias. Se a sua empresa está procurando ajuda para um processo seletivo e entende que o recrutamento online pode ser uma opção, fale conosco. Contamos com uma plataforma que conta com diversos profissionais que poderão atender às necessidades da sua empresa.

Tags: ,

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN