O recrutamento e seleção de talentos é um processo de extrema importância para as empresas. Ainda mais para as que entendem que o recurso humano pode fazer a diferença de maneira extremamente positiva.

O problema é que nem toda empresa possui profissionais capacitados para identificar, dentre tantos candidatos de perfis diferentes, aquele que pode ser considerado um talento.

Pensando em ajudar as empresas nesse processo nós decidimos escrever este artigo. Onde mostraremos algumas das melhores práticas no recrutamento e seleção de talentos.

Processo de recrutamento e seleção de talentos

Como sabemos, o recrutamento é o processo de atrair e selecionar profissionais com determinadas competências para que possam preencher vagas em aberto.

O que nem sempre fica fácil é saber como encontrar aqueles profissionais que se destacam. E que, como resultado, tendem a trazer mais ganhos à empresa, os chamados talentos.

Mais adiante nós daremos algumas dicas para auxiliar na busca por profissionais fora da curva. Mas, antes, é preciso implementar 3 passos básicos para atrair talentos:

  • A vaga: antes de mais nada, os recrutadores precisam ter pleno conhecimento sobre a vaga. Isso para que , assim, possam identificar nos candidatos características específicas. Em nosso artigo sobre o passo-a-passo da descrição de uma job description explicamos melhor o tema.
  • Divulgação das vagas: atualmente o comportamento dos candidatos está muito mais ligado à internet, sendo assim, é preciso que as vagas estejam na rede. Usar as redes sociais, sites e plataformas especializadas se tornou essencial para que as vagas alcancem mais candidatos.
  • Tipos de recrutamento: existem 4 tipos de recrutamentos possíveis, o interno, o externo, o misto e o online. Cada um dos tipos possui suas especificidade e benefícios. Para saber com qual deles trabalhar, leia este artigo.

Identificar, recrutar e selecionar: melhores práticas

Uma vez que os profissionais cheguem à sua vaga, podemos executar práticas mais específicas de reconhecimento dos talentos. Veja:

  • Está tudo na rede: a primeira ação de recrutadores experientes é conhecer as redes sociais dos candidatos. Atualmente muito da personalidade, dos defeitos e das qualidades podem ser vistas através da interação do candidato com as redes sociais. Desta forma, é mais fácil entender o nível de compatibilidade do candidato com a vaga.
  • Seleção por competência: a seleção por competência vem sendo cada dia mais usadas por empresas que identificam no seu quadro de funcionários um colaborador considerado talento. Assim, são mapeadas as competências deste profissional e, depois, replicadas no processo seletivo. Você pode saber como selecionar por competência acompanhando nosso blog.
  • Não tem receita de bolo: por fim, devemos ser honestos, existem sim boas práticas para identificar e selecionar talentos, entretanto, não há uma receita infalível. Por outro lado, podemos garantir que a experiência do recrutador é fundamental em todo esse processo. Sendo assim, é fundamental contar com parceiros que já possuem know-how em identificar talentos dentro de um processo seletivo de maneira a entregar às empresas valor em suas contratações.

Acompanhe nossos conteúdos para ficar por dentro de técnicas e metodologias que visam melhores contratações e se a sua empresa precisa de ajuda no recrutamento e seleção de talentos, fale conosco.

Tags: ,

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN