Bons líderes fazem as coisas acontecerem. Eles comandam mediante a atenção e respeito dos comandados. E trabalham para elevar a performance através de metas claras, motivações diárias e feedbacks constantes. E é por isso que acertar no recrutamento e seleção de líderes é crítico.

Mais do que isso, bons líderes são genuinamente admirados por demonstrarem força e poder de execução… Mas também devem ter em mente que precisam ser empáticos e demonstrar compaixão e ética no trabalho.

Além disso, eles têm a capacidade de transformar a visão em realidade, tarefa que poucos conseguem desempenhar com maestria.

Empresas têm a necessidade e a obrigação de desenvolver grandes líderes internamente. Mas, por vezes, também se faz necessária a contratação de um líder externo.

Uma característica padrão de qualquer empresa de sucesso é ter estratégias adequadas de recrutamento e seleção.

Uma vez que o impacto nos times que possuem bons líderes é o aumento na produtividade, engajamento dos funcionários e de crescimento. O que é altamente relacionado à capacidade de contratar os melhores talentos. 

Empresas que contratam mal têm alta taxa de turnover, baixas taxas de satisfação entre os clientes e um decréscimo expressivo da produtividade.

recrutamento-e-selecao-de-lideres-importancia

Mas afinal, como podemos realizar o recrutamento e seleção de bons líderes?

Existem 2 opções:
1 – A sua empresa possuir uma equipe classe A de recrutamento e seleção. Uma equipe munida de provas técnicas e comportamentais. E com grande apoio do time contratante para alinhar o job description e principalmente para avaliação técnica dos candidatos.

2 – A contratação de uma empresa terceirizada, focada em recrutamento e seleção. Esta irá te auxiliar em diversas etapas do processo

Geralmente as empresas que atendem a opção 1, tais como o Uber e Google, já sabem muito bem como trabalhar os seus processos de contratação.

Se sua instituição é uma destas, talvez contratar uma empresa de Recrutamento e Seleção seja uma boa solução.

Dar adeus à subjetividade ao qualificar um candidato

A contratação de uma pessoa sênior requer entrevistas com pessoas do mesmo nível ou superior. 

Neste ponto já entra uma questão chave:

Existem pessoas na liderança disponíveis para fazer diversas entrevistas? Se sim, o custo de oportunidade destas pessoas “pararem” para fazer diversas entrevistas vale a pena?

É importante lembrar que quando existe uma empresa de recrutamento e seleção auxiliando o processo, ele tende a ter etapas organizadas pela consultoria.

Assim, quando o candidato é entrevistado na empresa, ele já foi qualificado anteriormente. Obviamente, isso reduz muito o número de candidatos avaliados pela empresa que contrata o serviço… E leva a um crescimento significante na taxa de sucesso das entrevistas.

Ou seja, você vai poupar uma quantidade significativa de tempo gasto pelas lideranças em entrevista. Além de evitar o desperdício em conversas com candidatos fora do fit.

Não perca tempo com recrutamento

Uma empresa de recrutamento e seleção já tem uma grande base de candidatos inscritos e muitas vezes qualificados.

Sabendo que a parte mais demorada do processo seletivo tende a ser o recrutamento, uma consultoria mais agilidade ao processo.

Lembre-se que a oferta de candidatos em posições de liderança tende a ser muito baixa. Então é uma grande vantagem ter uma empresa contratada para lidar com esse “problema”.

Processos seletivos de nível de liderança tendem a ter mais complexidade na avaliação inicial dos candidatos. Assim, uma empresa especializada em recrutamento e seleção pode ajudar muito.

Por quê?

Por já ter e/ou conhecer métodos de avaliação mais precisos.

Porém, antes de contratar esse serviço, cheque a experiência que a empresa tem em contratações no segmento. Já que áreas diferentes requerem conhecimentos técnicos diferentes.

Invista o tempo economizado na contratação em Employer Branding

Talvez o ponto mais importante a ser abordado neste texto é a questão de Employer Branding.

As empresas especializadas de recrutamento e seleção têm contato diário com diversas culturas e estilos de trabalho… E isso traz uma vantagem no momento que se é necessário identificar os principais pontos positivos e negativos da empresa contratante.

Com estas informações em mãos, a consultoria contratada irá utilizá-las como aparato no momento de vender a oportunidade.

Pode até parecer que essa estratégia não é muito importante, mas em qualquer contratação o brilhar dos olhos dos candidatos é fundamental.

Na verdade, em vagas de liderança é ainda mais importante (já que estes candidatos são constantemente abordados por outros players do mercado).

Lembre-se, quando você organiza um processo seletivo, existe grande probabilidade dos candidatos serem do seu mercado ou interligados.

Por este motivo, existe uma enorme probabilidade dos candidatos que não são aprovados em seu processo, se tornarem futuro clientes ou prestadores de serviços.

Assim, é fundamental que a experiência deles seja a mais positiva possível.

Afinal, você não quer que eles se tornem detratores da sua marca, certo?

Outro ponto positivo da contratação de uma empresa de recrutamento e seleção, é que ela será a interface com o mercado.

Por este motivo ela terá mais flexibilidade e oportunidade de fazer hunting sem impactar o employer branding da empresa contratante

Afinal, por se tratar de um intermediário, ela serve como um “escudo” na relação com o mercado.

Por fim, as empresas especializadas em recrutamento e seleção tendem a oferecer um seguro contratação. Isso facilita muito a relação comercial entre as empresas e garante o alinhamento da visão de longo prazo.

Conclusão

Espero que este texto te auxilie a fazer a melhor escolha no recrutamento e seleção de líderes! E – para deixar claro –  contratação de uma consultoria de recrutamento e seleção não exclui a necessidade de um time na casa focado em gestão de pessoas.

Mas sim se torna um apoio que trabalha para o time interno poder executar a avaliação mais importante do processo seletivo: o fit cultural do candidato com a cultura da empresa.

Caso tenha qualquer dúvida ou questão, não hesite e deixe um comentário abaixo! Ficaremos felizes de conversar com você. 🙂

Tags: , ,

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN