Candidatos

Realidade Virtual para Candidatos

A realidade virtual está sendo aplicada nos processos de recrutamento. Saiba aqui como as empresas estão lidando com essa tecnologia

Por muitos anos, a realidade virtual era algo abstrato tratado apenas nas telas do cinema. Atualmente, é interessante visualizar a sua aplicabilidade no dia a dia das empresas. Isso já acontece e é algo que merece ser discutido, principalmente, se fizermos um recorte específico para o departamento de Recursos Humanos. 

Portanto, muitas empresas ao redor do mundo estão utilizando essa inovação para: 

  • transformar experiências;
  • aprimorar os processos de produção;
  • impulsionar os negócios;
  • otimizar os lucros.

As possibilidades de utilização desta tecnologia são infinitas e uma delas é aplicar no processo de recrutamento. Dessa forma, a proposta é possibilitar que os candidatos sintam-se na organização, o que pode ser um diferencial para atrair a atenção dos melhores talentos. 

No entanto, é necessário entender o funcionamento da realidade virtual para compreender exatamente o que essa tecnologia pode fazer pela sua empresa. É sobre esse assunto que falamos a seguir. 

Como a realidade virtual pode ser usada no RH?

Como mencionamos, muitas empresas estão aplicando a realidade virtual nos ambientes corporativos. Contudo, para fazer um bom uso de suas capacidades é importante entender as potencialidades. O principal atrativo é permitir que pessoas vivenciem experiências visuais sem se deslocarem.

Assim, essa tecnologia é interessante quando utilizada no processo de recrutamento. Pode ser aplicada antes da entrevista presencial, por exemplo, no sentido de contextualizar o candidato sobre o ambiente de trabalho e o local de atuação.

Além disso, pode ser empregada nas dinâmicas de grupo, testes de qualificação e nas simulações de algumas das situações pelas quais passará no cotidiano de trabalho. Deste modo, é possível observar o comportamento da pessoa para economizar tempo e recursos. 

Interessante, não? Abaixo, vamos esclarecer sobre os benefícios do uso da realidade virtual no RH.

Benefícios do uso da realidade virtual no RH

Agora você já sabe qual a principal característica da realidade virtual, ser uma tecnologia utilizada para integrar um indivíduo em um local tridimensional gerado por computador. 

Dessa forma, a ideia é propor que a pessoa execute ações e manipule objetos enquanto está imerso na experiência. Consegue visualizar a inovação em diversas situações de interação humana? 

Vamos abordar sobre isso abaixo: 

Reuniões

As videoconferências já faziam parte da rotina das empresas, antes mesmo da pandemia. Primeiro, por economizarem tempo de deslocamento, depois por permitirem a conexão de pessoas independentemente da sua localização. Com a RV, as reuniões online ganham uma nova camada, tornando a experiência das reuniões digitais ainda mais reais.

Integração

Outra coisa legal é utilizá-la no onboarding. A realidade virtual consegue recriar a experiência de integração, tornando-a real e prática. Desta forma, o colaborador pode fazer um tour pela empresa virtualmente e entender mais a fundo sobre os processos. Também consegue familiarizar-se com as particularidades da organização.

Treinamentos

Simulações reais sobre a rotina de trabalho podem ser uma ferramenta útil e com grande aplicabilidade aos treinamentos. Então, é uma boa oportunidade de criar experiências para o desenvolvimento do potencial da equipe. 

Além disso, a tecnologia pode ser utilizada na identificação tanto dos pontos fortes quanto dos pontos fracos dos colaboradores.

Empresas já estão utilizando realidade virtual

As informações acima mostram como a realidade virtual pode diminuir barreiras, impulsionar novos paradigmas e ainda colocar a sua empresa em outro patamar de disrupção tecnológica.

Parece uma realidade muito distante, mas, algumas empresas já estão utilizando nos seus processos internos. Uma delas é o Walmart, um dos gigantes do varejo mundial. Recentemente, a multinacional começou a utilizar essa tecnologia para avaliar e promover funcionários.

Atualmente, cerca de 10 mil colaboradores já passaram pela experiência da realidade virtual, como simulações de habilidades de gestão. Assim, foi possível mensurar quanto os trabalhadores são realmente hábeis em administração de tempo.

Ou ainda, entender o racional por trás das melhores soluções e como avançar nas etapas seletivas. O número de participantes ainda é pequeno considerando que 1,5 milhão de pessoas trabalham para o Walmart.

Contudo, vale a pena ressaltar que o resultado do teste foi tão positivo a ponto de viabilizar não só o crescimento da aplicação dentro do Walmart como a sua expansão para outras empresas do ramo.

*

A realidade virtual era algo abstrato, restrito apenas às grandes produções do cinema. Atualmente é uma tecnologia muito mais acessível e  que merece ser discutida devido às suas aplicações recentes em processos de Recursos Humanos, como recrutamento e formação. 

Assim, muitas empresas ao redor do mundo já estão utilizando essa inovação para transformar experiências neste sentido. Pode ser que a hora da sua empresa não tenha chegado, mas, é sempre bom manter-se atualizado em termos tecnológicos. 

Se a RV é um passo muito grande para o seu empreendimento, o que acha de começar com a automatização do processo seletivo? 

 Agende sua demo com a Talentbrand e saiba como a plataforma eleita TOP 3 pela B2B Awards vai destravar os processos e oferecer uma experiência única para candidatos e recrutadores da sua empresa. 🙂

Gabriel Faccioli

Recent Posts

Mentir no currículo: entenda os riscos

Você sabia que mentir no currículo configura um crime? Descubra neste texto os riscos que…

6 dias ago

Como atrair profissionais de alta performance na área de tecnologia

Descubra neste post como atrair profissionais de alta performance na área de tecnologia e monte…

2 semanas ago

Presença Feminina na Área de Tecnologia

As mulheres sempre foram minoria na área da tecnologia. Mas como isso tem se transformado…

3 semanas ago

Experiência do Cliente e RH: Entenda a Relação

Os Recursos Humanos consideram a Experiência do Cliente e estende aos colaboradores internos. Uma das…

4 semanas ago

Saiba como tornar seu RH mais digital

Descubra a importância e os benefícios do RH digital e veja como implantá-lo para revolucionar…

1 mês ago

Como a 4ª Revolução Industrial impacta no RH

O RH 4.0 é produto das transformações desencadeadas pela 4.ª Revolução Industrial. Descubra aqui quais…

1 mês ago