/ Para candidatos

Qualidade no atendimento - como melhorar o atendimento ao cliente

Ter qualidade no atendimento deve ser uma característica básica para profissionais que desejam se destacar em suas carreiras. Entretanto, nem sempre encontramos profissionais que possuam essa característica.

O ponto crucial no que diz respeito à clientes é que sem eles não há lucro, não há crescimento e não há empresa e, por isso, cuidar de cada um dos clientes se tornou algo tão importante. O problema é que nem sempre fica claro para os profissionais quais as reais características da qualidade no atendimento ao cliente. Por isso, vimos trazer neste artigo os 3 pilares cruciais para se obter a excelência no atendimento ao cliente e características implícitas em cada pilar. Veja.

O que é qualidade no atendimento ao cliente?

Antes de falarmos sobre os 3 pilares da qualidade no atendimento, precisamos explicar alguns pontos cruciais que devem ser considerados.

Se pensarmos em todas as interações comerciais que tivemos ao longo das nossas vidas encontramos um padrão que gira em torno de uma necessidade ou de uma vontade. Com estes dois pontos em mente, não podemos nos esquecer de que muitas empresas e profissionais resolvem o mesmo problema e a mesma vontade do cliente.

Sendo assim, cientes de que sempre enfrentaremos concorrências, especialmente ligadas ao preço do produto ou serviço, devemos considerar a qualidade do atendimento como um diferencial e uma saída.

Neste cenário, o profissional que possui em suas habilidades características dos 3 pilares que abordaremos agora, se destacam no mercado de trabalho.

Ser ágil com os clientes

Recentemente fizemos um artigo onde falamos sobre como atender bem um cliente e nele abordamos algumas premissas básicas quanto ao atendimento e uma dessas premissas fala justamente sobre a pressa que os clientes possuem atualmente.

Veja, estamos falando de pessoas que mudaram seus hábitos e hoje fazem tudo com poucos cliques em seus celulares, sendo assim, buscam profissionais que possam resolver seus problemas com agilidade, mas sem perder a eficiência. Por isso, o profissional que se destaca na qualidade do seu atendimento é aquele que entrega valor ao cliente de maneira rápida.

Aqui vale uma ressalva: em alguns casos, para que um problema seja resolvido, existe a necessidade de algum tempo. Neste caso, a agilidade do profissional está ligada ao retorno dado ao cliente para que ele possa se preparar para o tempo de espera.

Ser bom no atendimento ao cliente

Não adianta ser rápido e entregar um produto ou serviço ruim. Os clientes de hoje, além da agilidade, buscam a qualidade e, em muitos casos, não se importam em pagar um pouco mais por isso. Portanto, não poupe esforços para entregar algo de real valor ao cliente e, para isso, não lhe empurre produtos ou serviços do qual não exista a necessidade.

Ser bom também está relacionado à saber o que faz. Para isso, o profissional precisa ter segurança das informações que está passando, precisa entender muito bem sobre o que está vendendo e sobre o mercado em questão.

Ser único ao atender o cliente

Já o pilar ser único, no caso do atendimento ao cliente, implica em entender as necessidades especiais de cada cliente. É entender o seu histórico e buscar soluções para questões que, possivelmente, nem tenham surgido ainda.

Atualmente existe uma profissão chamada Customer Success, onde seu foco está em melhorar a performance de seus clientes antes mesmo que eles notem essa necessidade.

Ao pensar em qualidade no atendimento devemos lembrar que somos clientes também e, sendo assim, também queremos um atendimento rápido, eficiente e personalizado.

Se quiser saber mais sobre como melhorar o atendimento ao cliente, assine nossa newsletter e receba materiais sobre o tema.