Existem benefícios da pausa no trabalho para o café ou é apenas uma perda de tempo? Neste artigo, você descobrirá quais são as vantagens de descansar a mente depois de algumas horas de trabalho. 

Os benefícios da pausa no trabalho tornaram-se cada vez mais evidentes a medida que as doenças mais comuns de nossa época são precisamente aquelas relacionadas ao sedentarismo: diabete, hipertensão, certos tipos de câncer, osteoporose e depressão.

Assim, fazer uma pausa para um cafezinho nos permitirá esticar as pernas e reativar a circulação sanguínea, aliviar a coluna da carga da sessão e, para quem trabalha estritamente no computador, oxigenar os olhos e relaxar a visão.

Contudo, algumas empresas ainda não reconhecem a importância do bem-estar de seus colaboradores e consideram esses intervalos apenas uma grande perda de tempo. Essa é uma percepção equivocada e a ciência pode comprovar! 

Quer saber mais sobre os benefícios da pausa no trabalho para um cafezinho? Prossiga com a leitura do nosso artigo de hoje! 

Por que fazer uma pausa no trabalho?

Primeiro, vamos falar um pouquinho sobre produtividade. Ao longo do dia, nosso corpo sente necessidade de desconectar-se da rotina de trabalho – é completamente normal e fisiológico. Em média, uma pessoa pode se concentrar adequadamente em uma atividade por até 90 minutos

Para além deste período, apesar de um esforço crescente, a concentração diminui, o que se traduz inevitavelmente por uma queda na produtividade individual. Portanto, após essa sessão de uma hora e meia é recomendado fazer uma pausa de 5 a 10 minutos.

Isso possibilitará recarregar a capacidade de focar no trabalho e conceder à nossa atividade cerebral uma breve – porém extremamente necessária – distração regenerativa. Vamos entender melhor a correlação entre a pausa para o cafezinho, a produtividade e o bem-estar dos colaboradores nos próximos tópicos.

Mas e o cafezinho?

O café é um dos pilares da cultura do nosso país. Saborear uma xícara logo ao acordar ou desfrutá-la na companhia dos colegas durante uma pausa do trabalho são apenas alguns exemplos de como a bebida nos acompanha ao longo do dia. 

Entretanto, precisamos fazer uma ressalva antes de falar mais sobre os efeitos da cafeína em uma pausa no trabalho. Aqui, o mais importante é o colaborador se levantar da sua mesa e fazer outras coisas! Assim, é possível alcançar os mesmos resultados que mencionados acima mesmo sem tomar esta bebida amada pelos brasileiros.

Apesar disso, o café, especificamente, afeta a forma como trabalhamos. De fato, nosso nível de produtividade está intimamente ligado ao seu consumo. E a ciência cuidou de confirmar isso. Como isso é possível? Confira a seguir!

O estudo científico

Um estudo científico sobre o assunto foi realizado pelo professor Baba Shiv, da Stanford Graduate School of Business, com especialização no funcionamento da capacidade de tomar decisões por meio da ativação de células neuronais.

De acordo com a pesquisa beber uma xícara de café pode afetar nossa produtividade no trabalho, mas isso funcionará de forma mais ou menos eficaz com base em nosso humor no momento. 

Isso porque, segundo Baba Shiv, o café é um “estimulante psicológico”. Consequentemente, a bebida consegue potencializar nossas sensações, intensificando o sentimento que estamos experimentando naquele momento específico. A bebida, portanto, por si só não cria entusiasmo ou ansiedade. 

Ainda assim, a pausa durante o trabalho para tomar um cafezinho é muito benéfica, como veremos a seguir.

Os benefícios da pausa para o café no trabalho

O café, no entanto, traz enormes benefícios para quem o consome durante a jornada de trabalho. Então, quais são os efeitos positivos que podem fazer a diferença em termos de produtividade? 

  • Aumenta sua energia 

Fisiologicamente, a cafeína consegue estimular indiretamente nosso sistema nervoso simpático, trazendo um maior fluxo de sangue para os músculos e aumentando a velocidade dos batimentos cardíacos. Estes dois efeitos são capazes de lhe dar o impulso de energia certo para começar o dia ou continuar uma tarefa.

  • Ajuda a concentração

Esse benefício da pausa no trabalho, como argumentamos anteriormente, está correlacionado com o intervalo de descanso em si. Contudo, o café pode ajudar,   especialmente para potencializar o seu foco em uma atividade, evitando distrações.

  • Promove a memória

Uma dose apropriada de cafeína tomada ao longo do dia ajuda a melhorar sua memória. A dose suficiente para conseguir excelentes resultados é de 200 miligramas de café – Consumi-lo em quantidades excessivas pode ser contraproducente e trazer mais desvantagens do que qualquer outra coisa. 

  • Estimula a resolução de problemas

Consumir café em quantidades moderadas pode aumentar suas habilidades cognitivas e, como resultado, pode ajudá-lo a tomar decisões mais informadas. Manter o foco no objetivo e a velocidade de processamento das informações são os pilares que permitem aprimorar suas habilidades de resolução de problemas.

  • Facilita o trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma qualidade cada vez mais exigida pelas empresas aos seus colaboradores. Para criar um grupo de trabalho unido e coeso, o café pode ser uma excelente ferramenta. Conseguir encontrar o momento certo para saborear uma xícara fumegante na companhia de colegas é uma ótima maneira de conhecer seus colegas e começar a estabelecer vínculos fortes e duradouros com eles. 

*

Neste artigo você entendeu quais são os benefícios da pausa no trabalho, em especial para tomar um cafezinho. O momento em que os colaboradores fazem um intervalo em suas atribuições é determinante no nível de produtividade e bem-estar ao longo da jornada diária de trabalho.

Quando pensamos na importância da coesão entre os colegas e equipes, notamos que aquela xícara de café também é uma oportunidade de aproximação e descontração. Esse estado de relaxamento pode, inclusive, impulsionar a criatividade favorecendo o surgimento de novas ideias e soluções.

Portanto, estimule os colaboradores da sua empresa a fazerem uma breve parada nas atividades para esticar as pernas, afinal o bem-estar e a saúde de todos na empresa podem ser positivamente afetados pelas decisões do seu RH!

Gostou desse conteúdo? Então acompanhe nossas publicações semanais de artigos pensados especialmente para você, profissional de RH! 

Explore nosso blog agora e descubra!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN