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Você está pronto para assumir um cargo mais elevado?

Buscar uma promoção no trabalho é um caminho trilhado por muitos colaboradores de qualquer nicho empresarial.

Melhores salários, maior poder de influência e até decisão nos processos internos da empresa, maior reconhecimento...enfim, uma série de fatores tende a contribuir para essa busca.

O problema é que nem sempre fica claro qual o melhor caminho para alcançar uma promoção no trabalho. E para dizer a verdade, também não é receita de bolo...cada empresa tende a avaliar e premiar seus colaboradores da sua própria forma.

Entretanto, existem alguns pontos em comum entre as empresas e que sempre são vistos com bons olhos...e nós falaremos disso neste artigo.

Acompanhe!

Como alcançar uma promoção no trabalho?

Bom, para começar, devemos partir do pressuposto dos colaboradores não pedirem uma promoção, e sim, que mereçam e sejam reconhecidos por seus líderes. A partir daí, conforme falamos, cada empresa possui seu próprio processo para o reconhecimento de sua equipe, entretanto, existem algumas práticas que podem acelerar este processo e fazer com que a promoção no trabalho seja alcançada.

A primeira prática vista com bons olhos pelos gestores fica por conta do colaborador não se prender apenas às suas tarefas. Ou seja, funcionários que tendem a fazer mais em prol de um processo ou da própria empresa, tendem a ser mais notados.

Outro ponto bem visto fica por conta do trabalho em equipe. Uma pessoa que possui habilidades de gestão de pessoas e que consegue passar seu conhecimento e suas ideias (características mais facilmente notadas nas tarefas em equipe), teoricamente, está mais apta à cargos superiores.

Já a honestidade é um ponto positivo mas que deve ser trabalhado da maneira correta. Dizemos isso porque a honestidade pode ser facilmente confundida com a soberba e a falta de educação. Entretanto, os líderes tendem a promover aqueles que pensam fora da caixa e não aceitam tudo que lhe é dito. Por isso, seja honesto em suas opiniões mas procure não colocá-las como uma imposição.

Se manter atualizado também pode ser uma boa saída. Um colaborador que conhece as tendências do mercado, que se interessa por novos meios de realizar um mesmo processo e que está em busca de novos conhecimentos tende a contar com uma maior expertise, algo considerado para promoções.

Além destes ponto abordados aqui, vale ler As 7 dicas chave para desempenhar melhor no trabalho” como um material complementar.

Promoção ou novas oportunidades, qual a melhor escolha?

No que diz respeito à escolha entre promoções e oportunidades novas, é importante ressaltar que isso depende bastante da empresa e do nicho de atuação.

Empresas que possuem um programa de desenvolvimento dos colaboradores tendem a promover e premiar aqueles que se destacam e, por isso, valem o esforço dos funcionários. Por outro lado, o Brasil conta com uma série de empresas familiares e menores que não possibilitam a promoção no trabalho e, sendo assim, buscar novas oportunidades se faz necessário.

Por isso, é importante que se faça uma avaliação interna, relacionada ao quanto você pode realmente se destacar na sua empresa, e uma avaliação externa, a fim de compreender qual sua real chance de crescimento.

Esperamos que os pontos que acercam uma promoção no trabalho tenham ficado claro neste material. E se, através desta leitura, você identificou que precisa de novas oportunidades, nós, da TalentBrand, podemos ajudar. Fale conosco e saiba como.

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