/ Para candidatos

Guia completo da carreira em marketing

O profissional de marketing ou mesmo as pessoas que pensam em entrar nesta área sempre estão em busca de novas informações sobre o tema e é para isso que decidimos escrever este artigo.

O marketing, que em outros tempos não conseguia mostrar o seu valor e, com isso, era a área que sofria os primeiros cortes em tempos de crise, hoje, com a chegada do marketing digital, consegue mostrar através de uma série de números a sua importância e, daí, a crescente do setor e de profissionais de marketing.

Veja neste artigo a importância do marketing bem como de seus profissionais e saiba um pouco mais sobre seu mercado de trabalho.

A importância do marketing

Antes de mais nada precisamos compreender que o marketing das empresas mudou. Ele não está mais ali apenas para pensar em propagandas que sejam atraentes para os seus possíveis clientes.

Hoje, faz parte dos afazeres deste setor realizar estudos aprofundados sobre o mercado como um todo, auxiliando, e muito, na estratégia traçada para que a empresa possa aumentar seus lucros e se tornar um local onde os profissionais desejam estar.

Esse estudo consiste em entender o seu próprio produto e o seu cliente, para, a partir daí, criar campanhas mais efetivas e encontrar maneiras de fazer com que a empresa (o produto ou serviço oferecido) se conecte com seus clientes de maneira mais eficiente.

Já o marketing digital, possui a tarefa de criar uma relação de confiança entre o possível cliente e a empresa através de conteúdos relevantes e que mostrem ao cliente não somente o know-how da empresa mas também que ela entende os problemas pelos quais seus clientes estejam passando.

Sendo assim, o marketing pode ser considerado o braço direito do setor comercial, além é claro, de ser um grande aliado de áreas mais estratégicas ligadas à criação e renovação dos produtos e serviços oferecidos.

O profissional de marketing

A partir de tudo que vimos até aqui é mais fácil compreender que o papel do profissional de marketing se tornou extremamente importante e foge do “apenas” ser criativo.

A criatividade, aliás continua sendo muito importante, mas sob uma ótica bem mais estratégica para influenciar em mudanças processuais, para modelar modelos de negócios, além, é claro, de criar novos meios de superar a concorrência e vender mais.

Sendo assim, veja algumas das principais características do profissional de marketing de hoje:

  • Persistente;
  • Curioso;
  • Comunicativo;
  • Possui bom networking;
  • Analítico;
  • Ousado;
  • Resiliente;
  • Conhece novas tecnologias;
  • Sabe trabalhar em equipe;
  • Capacidade de síntese.

O mercado de trabalho da área de marketing

A partir de tudo que falamos até aqui fica fácil compreender que o mercado de profissionais de marketing está em alta. Praticamente todas as empresas do Brasil voltaram a investir nessa frente e estão em busca de profissionais “1000 em 1”, ou seja, com as habilidades aqui citadas e muito mais.

E, exatamente por ser um mercado em alta, os profissionais de marketing que possuem expertises e habilidades podem se dar ao luxo de escolher as vagas que melhor se adequem às suas expectativas.

Para isso, é fundamental contar com especialistas como os da equipe da TalentBrand, que são capazes de colocar o profissional certo em contato com a vaga certa. Por isso, se você é um profissional de marketing que busca pela melhor oportunidade, fale conosco.

Guia completo da carreira em marketing
Share this
Vagas em Marketing e Vendas - we're hiring!