Conhecer processos de gestão de pessoas é fundamental para o bom andamento de uma empresa, especialmente se considerarmos que o capital humano é dos mais importantes nos negócios.

O problema é que muitas empresas investem rios de dinheiro e de esforços em processos que resultam vendas e se esquecem de quem faz cada processo correr da forma adequada e gerando melhores números à empresa. Por isso, a gestão de pessoas deve ser o foco de todo tipo de negócio e é sobre isso que falaremos neste artigo.

Aqui, mostraremos seis processos de gestão de pessoas que trarão um melhor resultado ao negócio e uma melhor satisfação dos colaboradores, que tendem a ser mais eficientes e produtivos quando satisfeitos com o ambiente em que trabalham.

Processos de Gestão de Pessoas: o que são?

Antes mesmo de listarmos os seis processos de gestão de pessoas vale explicarmos um pouco mais sobre o que são e quais os impactos dessas ações. Em geral, processos ligados à gestão de pessoas são desenhados a fim de garantir aos profissionais não somente os recursos para que realizem suas funções mas que façam isso de maneira mais tranquila e leve. Além disso, o foco da gestão de pessoas também está em desenvolver as habilidades dos colaboradores de maneira que não somente a empresa ganhe, mas o colaborador também.

Sendo assim veja os seis processos de gestão de pessoas:

1. O que significa aplicar pessoas?

Este processo constitui em definir e desenhar as atividades do colaborador. Sendo assim, seu foco está em orientar as pessoas e analisar seus desempenhos.

2. O que é o processo de monitorar as pessoas?

O monitoramento de pessoas é o processo de acompanhamento e controle das atividades de cada colaborador. Desta forma, o processo permite que a empresa trace estratégias que mantenham o colaborador motivado e em busca de suas metas.

3. O que é o processo de agregar pessoas?

Já o processo de agregar pessoas implica em novas contratações. É o processo responsável pela vinda de profissionais que agreguem valor ao dia a dia da empresa e dos outros colaboradores.

4. Plano de Recompensa e Benefícios

Este processo possui como foco o incentivo aos profissionais de maneira à atender suas necessidades individuais.

5. Como desenvolver pessoas

Já o desenvolvimento de pessoas é focado em capacitar e incentivar os colaboradores ao seu desenvolvimento profissional. Em geral, treinamentos, programas internos e até mudanças internas de carreiras podem ser usados neste processo.

6. Manter Pessoas na Empresa

Neste processo, o foco está em criar um ambiente e oportunidades que bastem para que as pessoas desejam se manter na empresa. Aqui, até mesmo a qualidade física do ambiente de trabalho é levado em conta.

Além desses seis processos, é válido como leitura complementar acompanhar nosso artigo “Como treinar e rampar times de alta performance”, um artigo que ajudará a desenvolver as habilidades dos colaboradores da sua empresa de maneira a melhorar os resultados dele e da empresa.

Tags: ,

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN