Quando se trata de recursos humanos, é importante causar uma boa impressão desde o início! Confira a importância do processo de onboarding para sua empresa!

Onboarding é o processo de integração de novos colaboradores na empresa, incluindo a imersão na cultura organizacional da mesma. De duração variável, este período permite munir os recém-contratados de ferramentas e recursos necessários para trabalhar e evoluir profissionalmente.

As empresas que investem na melhoria da experiência de integração são mais propensas a ver os principais benefícios dessa etapa, como maiores níveis de engajamento, diminuição do tempo de proficiência e diminuição da rotatividade.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como otimizar o onboarding da sua empresa? Então o artigo de hoje é exatamente o que você procura! 

O que é onboarding?

Se descrevermos de forma simples o onboarding, ou integração, é o processo que um novo colaborador vivencia desde o momento em que é informado de sua contratação (pré-onboarding) até assumir completamente seu cargo e atribuições. O objetivo desta etapa é implementar ações que facilitem adaptação do novo colaborador à empresa.

Este período é determinante para a primeira impressão do contratado em relação à sua nova empresa. Por este motivo, o onboarding bem estruturado é uma prática é cada vez mais importante para os profissionais de recursos humanos, tornando-se uma questão crucial para as empresas que desejam reter seus talentos. 

Por que o onboarding é importante?

Estudos mostram que a implementação de um processo eficaz de integração de novos contratados pode ter um impacto positivo significativo no crescimento da empresa e no engajamento, retenção e produtividade dos funcionários a longo prazo. 

Aqui estão alguns dos benefícios de uma boa integração:

  • Reforçar a cultura da empresa: um processo de integração eficaz ajudará os novos membros da equipe a entender a visão, a missão e os valores da empresa, além de reforçar os comportamentos e atitudes esperados que formam coletivamente a cultura organizacional.
  • Fomentar o pertencimento e a inclusão: uma excelente integração pode reduzir significativamente a ansiedade e aumentar a sensação de pertencimento de um contratado à sua nova equipe. 
  • Maximizar a produtividade: um processo de integração forte pode melhorar a produtividade ao definir claramente as expectativas do trabalho e da organização, reduzindo erros e economizando tempo e frustração.
  • Reduzir os custos de rotatividade: uma boa integração pode criar um envolvimento de longo prazo dos funcionários, aumentando a taxa de retenção de talentos.
  • Atrair os melhores talentos: o mundo da era digital é pequeno e a reputação das empresas é fortemente influenciada pelas opiniões compartilhadas nas redes sociais, sobretudo o LinkedIn. Oferecer uma ótima experiência de integração aumentará as chances dos colaboradores compartilharem sua experiência positiva com outros candidatos em potencial.

Tantos benefícios e dados provenientes de pesquisas compravam o quão imprescindível é investir tempo e recursos para proporcionar uma excelente integração e adaptação ao seu recém-contratado! Então, vamos descobrir algumas orientações para você otimizar o processo de onboarding da sua empresa? Prossiga com a leitura!

Como otimizar o onboarding?

O departamento de RH está obviamente no centro da integração dos colaboradores, sendo responsável por toda a parte administrativa. Portanto, confira a seguir as nossas orientações para proporcionar uma excelente experiência de onboarding!

1. Colete feedback de novos colaboradores

Os melhores programas de onboarding são o resultado da colaboração entre RH, gestores e colaboradores. Pesquise novas contratações durante o período de integração para descobrir o que está funcionando, o que não está e o que você ainda pode melhorar.

As perguntas que você pode fazer são:

  • Você se sente bem-vindo na equipe?
  • Recomendaria nossa empresa como um ótimo lugar para trabalhar?
  • O que poderia ter feito seu primeiro dia melhor?
  • Há algo que poderíamos ter feito diferente para ajudá-lo a se adaptar melhor ao seu papel?
  • Alguma parte do processo de integração não foi um bom uso do seu tempo?

2.Crie vários fluxos de integração para diferentes cenários

Não existe uma solução única para a integração de funcionários. Um bom programa de integração pode variar dependendo dos seguintes fatores:

Status de teletrabalhador: a integração de um novo contratado remoto pode ser muito diferente daquela realizada presencialmente. Você pode precisar enviar materiais em vez de montar um escritório, fazer as apresentações virtualmente e antecipar qualquer apoio que ele possa precisar quando não puder dar um tapinha no ombro de um colega para tirar dúvidas.

Localização: uma empresa com vários escritórios pode ter um processo de integração de funcionários ligeiramente diferente em cada um.

Departamento: os colaboradores podem receber tarefas específicas de seu departamento, além de tarefas mais abrangentes. Por exemplo, uma equipe de vendas pode aprender a usar ferramentas específicas do departamento e, simultaneamente, receber treinamento aprofundado sobre o produto.

3. Ofereça oportunidades de socialização com os colegas de trabalho

Socializar pode ser difícil para o recém-chegado. Há muitas maneiras de apoiar seu novo contratado em seus esforços para se conectar com novos colegas de equipe e promover seu senso de pertencimento e inclusão, como:

  • Planeje pequenas reuniões de apresentação com colegas (jobchat).
  • Peça a um membro da equipe atual para orientar seu novo contratado.
  • Organize um almoço ou bebida em equipe para criar um ambiente mais descontraído e informal para se conhecerem.

Nesse âmbito, um case interessante de onboarding é o Google, que optou por configurar um “quebra-gelo”, onde recrutas não passam despercebidos: usam um boné na cabeça com os escritos “Noogle” (uma mistura de Google e novato em inglês). Essa empresa gigante ainda conta com aprendizado prático e cognitivo para criar uma sensação de conexão entre os colaboradores. 

4. Realize o offboarding para entender o porquê as pessoas saem

Um dos objetivos de um processo de integração eficaz é maximizar a retenção e a fidelidade dos profissionais. Quando um colaborador sai da empresa, é fundamental entender o porquê e o que poderia ter sido melhorado no processo de onboarding para evitar que isso aconteça.

*

Agora você sabe por que e como otimizar o processo de onboarding da sua empresa.

Claro que organizar um processo de integração é importante, mas não é tudo!

A automação do processo de recrutamento e seleção, por exemplo, permite planejar as tarefas a serem executadas, agilizando etapas burocráticas como preenchimento de formulários e entrega de documentos, melhorando toda a experiência do candidato.

Assim é muito mais simples e rápido estruturar e coordenar a etapa de integração dos recrutas para que tudo esteja pronto no Dia D.  

O seu departamento de Recursos Humanos deseja otimizar a organização e os métodos de trabalho? Uma solução como o ATS da Talentbrand é uma verdadeira alavanca de desempenho. Flexível e com inteligência dedados, nossa plataforma ajuda você a automatizar e customizar todas as etapas do processo de Recrutamento e Seleção.

Simplifique o dia-a-dia do RH, aliviando-o de tarefas de baixo valor agregado, agilizando processos, tornando a comunicação e a colaboração mais fluidas. 

Agende uma demonstração gratuita!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN