Atualmente, um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é a atração e retenção de talentos. Isso porque a nova geração de trabalhadores não tem medo de explorar novos desafios e possibilidades e de construir seu próprio caminho.

 

Por isso, torna-se cada vez mais importante para as instituições fornecerem um plano de carreira na empresa que seja adaptado ao funcionário. Mas como saber se a empresa está mesmo apta a te fornecer o que você precisa?

 

Acompanhe com a Talentbrand alguns pontos para manter atenção na hora de analisar o plano de carreira que sua empresa propôs!

 

 

Planejamento de carreira: o que é?

 

Antes de entrarmos em maiores detalhes sobre pontos a se atentar na sua empresa, é importante recapitularmos a definição de planejamento de carreira.

 

A concepção de um plano de carreira não é nova. Inclusive, era extremamente comum na geração dos nossos pais e avós que eles já tivessem consciência da sua possível trajetória na empresa. Sabiam que se atingissem certas metas, buscassem certos conhecimentos e tivessem um certo perfil, conseguiriam subir de posição no trabalho com o tempo.

 

A grosso modo, podemos definir – a princípio – plano de carreira como o caminho que um profissional planeja trilhar numa certa instituição. Nele são estipulados critérios que um colaborador precisa atender para subir hierarquicamente.

 

Todavia, recentemente a ideia de passar grande parte da sua vida construindo sua carreira numa mesma instituição passou a não ser a mais atrativa. E, com isso, a definição tradicional de plano de carreira começou a ser questionada.

 

Os talentos que estavam surgindo começaram a enxergar na rotina e nos padrões, algo a se evitar. Além disso, passaram a não se apegar à uma empresa específica. Como resultado, temos profissionais que não tem receio de explorar novos desafios em novos lugares.

 

Resumindo: hoje temos dois tipos de planejamento de carreira, o  plano de carreira na empresa  e o  plano de carreira pessoal. Com o destaque do segundo, as empresas tiveram que fornecer maior flexibilidade e transparência aos seus funcionários sobre como conciliar seus sonhos, desejos e desenvolvimento pessoal com as metas e necessidades empresariais.

 

 

Por que planos de carreira na empresa ainda são importantes para o funcionário?

 

Um grande questionamento que pode surgir entre candidatos e funcionários de uma empresa é: mas se posso fazer um planejamento pessoal, por que devo prestar atenção num empresarial?

 

A primeira coisa a se pensar é: um tipo de plano não exclui o outro. É perfeitamente possível – na realidade, perfeitamente recomendável! – que um candidato compare e enquadre os planos da empresa em seus planos pessoais e vice-versa. Por isso o fit cultural é considerado hoje um fator eliminatório.

 

Subir numa empresa muitas vezes pode coincidir com o que um funcionário deseja. E, se essa empresa for realmente a certa para você, eles farão questão de entender quais são seus objetivos e metas para o futuro. Não só isso, mas ela também te ajudará a chegar até lá ao mesmo tempo que você contribui para o seu crescimento.

 

 

Pontos para se atentar na hora de analisar o futuro da sua carreira numa empresa

 

Finalmente, como o prometido, vamos ajudá-lo aqui a saber quais pontos merecem sua atenção na hora de entender se você e a organização em questão estão mesmo alinhados. Aqui seguem 5 pontos para se atentar na hora de analisar o plano de carreira na empresa.

 

1. Não há uma perspectiva do futuro da empresa

 

Muitas vezes, quando uma empresa está começando no mercado ou é de pequeno porte e rápido crescimento, como as startups, prever anos à frente está fora de questão. Mesmo assim, se você estiver numa empresa que não te dá projeção alguma de como você pode se desenvolver lá ou de oportunidades dentro dela, fique com o pé atrás.

 

2. Seus colegas quase nunca – senão nunca – são promovidos

 

Um sinal crítico de: pare o que você está fazendo! Se na instituição que você trabalha ninguém muda de posição, algo está errado. Ainda mais se há funcionários com bastante tempo de casa que continuam desempenhando a mesma função.

 

3. Não há investimento regular nos funcionários

 

Uma empresa que não pensa no desenvolvimento pessoal dos seus funcionários está fadada ao fracasso. A falta de interesse em promover treinamentos, palestras e até atividades recreativas mostra um grande descaso em relação ao bem estar e nível de satisfação e motivação dos colaboradores.

 

4. Alto nível de rotatividade na empresa

 

Caso a entrada e saída de funcionários é constante na organização que você trabalha ou deseja trabalhar, tome cuidado! Isso pode indicar tanto uma cultura organizacional falha e que não se interessa nos seus colaboradores, quanto que o próximo pode ser você.

 

5. Nunca te pedem feedback

 

Se você já está na empresa faz alguns meses e nenhum dos seus superiores te pergunta o que você está achando do seu trabalho, desconfie. Uma empresa que se importa com o desenvolvimento profissional dos seus funcionários se preocupará em saber se suas metas e expectativas estão alinhadas com as funções que você desempenha.

 

 

Como reconhecer um bom plano de carreira?

 

Além de saber pontos negativos para se atentar num plano de carreira, é igualmente importante saber reconhecer pontos positivos.

 

Seguem aqui 5 pontos  presentes num bom plano de carreira na empresa:

  1. Quando o plano é bem estruturado e detalhado, ditando em quanto tempo e depois de quais metas você poderá assumir um cargo diferente.
  2. Quando a empresa plota sua carreira junto com você, alinhando os objetivos e expectativas de ambos.
  3. Quando a instituição te incentiva a se desenvolver pessoalmente ao mesmo tempo que cresce nela.
  4. Quando as vagas internas são levadas primeiramente aos funcionários da empresa.
  5. Quando a empresa é transparente sobre seus planos futuros, inclusive informando se eles são instáveis e sugerindo soluções caso forem.

 

Plano de carreira na empresa: vale mesmo a pena?

 

É preciso manter em mente que, apesar do planejamento de carreira pessoal parecer o mais atraente para geração atual, o plano de carreira na empresa pode – e deve – acrescentar. O que queremos dizer com isso? Ainda é crucial se atentar para o quanto suas metas podem ser desenvolvidas também como prioridades na sua empresa.

 

Tendo problemas para alinhar seus sonhos com o que a sua empresa espera de você? Podemos te ajudar a achar o emprego perfeito para isso! 🙂

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