Saber montar um plano de carreira para os colaboradores que integram a equipe de uma empresa é fundamental. Tanto para a retenção dos talentos, na motivação no trabalho e, consequentemente, na melhoria da produtividade e dos resultados.

Exatamente por isso, neste artigo vamos explicar de maneira mais clara o que é um plano de carreira. Além disso, explicaremos como a empresa pode se beneficiar dessa prática… E falaremos sobre três pontos essenciais na estruturação deste conceito.

Acompanhe.

Plano de carreira: o que é?

O ponto crucial do plano de carreira é que ele deve atender os interesses tanto da empresa como do colaborador. Com isso em mente, podemos dizer que o plano de carreira é uma espécie de programa onde a empresa desenha o caminho que ela espera para cada perfil de profissional.

Para isso, são estipuladas uma série de metas, características essenciais, desenvolvimentos, etc.

No que diz respeito ao colaborador, vale dizer que o foco principal do plano de carreira é reter os talentos.

Isso é feito através de reconhecimento quanto ao seu trabalho e papel dentro da corporação.

Além disso, é função do plano buscar o desenvolvimento profissional de cada indivíduo de maneira a melhorar seus conhecimentos e aplicá-los através de soluções para o dia a dia.

Plano de carreira: quais os benefícios para a empresa?

Muitos empresários, no entanto, se perguntam quanto ao que podem ganhar oferecendo planos de carreira. Especialmente porque a primeira vista, a impressão é de que a empresa irá gastar muito dinheiro com isso.

Bom, a resposta para essa pergunta é que essa é a melhor maneira de manter a equipe motivada. E todo mundo sabe que motivação nas organizações refletem diretamente nos números do negócio, que tendem a ser positivos.

Plano de carreira: como criar?

Neste tópico mostraremos alguns pontos cruciais para a criação de plano de carreiras. Entretanto, antes disso, recomendamos a leitura do artigo “Seis Processos de Gestão de Pessoas” que deve ser usado para complementar os tópicos que aqui abordaremos.

Agora sim, veja três pontos que não podem ser deixados de lado para crescer através do seu capital humano:

  • Salários: sempre falamos que os profissionais querem muito mais que dinheiro no decorrer de suas carreiras, entretanto, é necessário o equilíbrio. Conforme o colaborador alcance suas metas e progrida no seu dia a dia, recebendo mais responsabilidades, inclusive, maior deve ser o seu salário;
  • Cargos: é fundamental que durante a carreira os colaboradores sejam promovidos e passem a ocupar cargos hierarquicamente superiores ou de especialistas;
  • Desenvolvimento: a base para o reconhecimento está no desenvolvimento dos colaboradores, por isso, é importante oferecer condições para que os funcionários adquiram novas expertises e aprimorem as já existentes.

Em suma, quando a empresa cria um plano de carreira para o colaborador ela está mostrando que se importa e que quer o crescimento do funcionário, entretanto, é preciso encontrar pessoas que saibam aproveitar essa oportunidade. Por isso, fale conosco e saiba como identificar talentos para o seu negócio.

Tags: ,

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN