Em nossos artigos sempre falamos sobre o processo de Recrutamento e Seleção de colaboradores. Entretanto, precisamos falar também sobre as demissões e, sendo assim, precisamos aprender sobre o Outplacement.

Aqui, falaremos sobre o que é este conceito e qual a melhor maneira de conduzir este processo. Obviamente, sem perder o foco nos melhores resultados possíveis para a empresa.

Acompanhe!

O que é Outplacement?

De maneira sucinta, outplacement é um método que visa amenizar o processo de demissão dos colaboradores. Fazendo com que ele se torne mais consultivo e menos impactante.

Além disso, em linhas gerais, esse processo é aplicado para a demissão de colaboradores com cargos hierárquicos mais altos. Como os executivos, por exemplo.

Isso acontece porque o foco do outplacement está em humanizar a demissão e facilitar o processo de recolocação profissional do colaborador. E, sendo assim, inclui uma série de ações que auxiliam o colaborador no recolocamento profissional.

Dentre essas ações, as principais estão ligadas a(o):

  • Reavaliação e reestruturação do currículo
  • Análise da rede de networking do próprio colaborador
  • Estudo quanto à sua carreira (em que ponto exato está e para onde deve seguir)
  • A possibilidade da mudança de cargo ou até mesmo de abrir um negócio próprio

Somente depois de todas essas ações é que o Outplacement passa a auxiliar, efetivamente, na busca pela recolocação do colaborador. Levando em conta, além dos pontos aqui levantados, suas expertises e aspirações profissionais.

Somente depois do colaborador encontrar uma nova oportunidade é que o trabalho envolto ao Outplacement está concluído.

Qual a melhor maneira de conduzir o Outplacement?

Como é de se imaginar, realizar demissões não é uma tarefa fácil e não são poucos os casos onde as empresas acabam pegando uma fama ruim e pejorativa. Sendo assim, não fica difícil compreender a importância do Outplacement. O problema então passa a ser a maneira como conduzir este processo.

Conforme falamos, o Outplacement possui algumas etapas bem importantes e que, além de necessitarem de experiência nas atividades, ainda envolvem tempo e dinheiro e, sendo assim, as empresas devem usar o processo com planejamento.

De maneira geral, a melhor maneira de realizar este processo é através da contratação de empresas especializadas no assunto. Pois estas podem encurtar o tempo do processo e torná-lo mais efetivo.

Tags: ,

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN