A transformação digital do RH é uma realidade e você pode utilizá-la a seu favor. Veja aqui o que são as ferramentas de RH e como podem otimizar sua rotina de trabalho!

Na era digital, o modelo de gestão dos ativos das empresas passaram por profundas transformações. Não foi diferente com o RH, departamento responsável por gerir o principal ativo de uma organização: o capital humano.

O novo modelo de RH, também conhecido como RH 4.0, é resultado de um mundo cada vez mais conectado e digital, que impulsionou o desenvolvimento de softwares e outras soluções inovadoras. Assim, é imprescindível identificar quais são as melhores soluções digitais para incorporar ao seu setor de RH.

Neste texto, você irá aprender para que servem essas ferramentas tecnológicas que facilitam e trazem mais dinamismo para sua rotina de trabalho. Assim, ao final desse texto você saberá identificar quais são as opções disponíveis no mercado mais indicadas para as necessidades do departamento. Vamos lá?

Para que servem as ferramentas de RH?

As ferramentas de RH servem para tornar a sua vida no trabalho muito mais fácil! Afinal, através da aplicação de novas tecnologias, os processos que na maioria das vezes eram enfadonhos, lentos e repetitivos, tornam-se mais dinâmicos, confiáveis e ágeis. 

Desse modo, os colaboradores do setor podem focar em atividades que requerem mais estratégia, foco e criatividade, e assim, contribuir ativamente com a execução dos planos da empresa. Confira os benefícios mais importantes do uso de ferramentas de RH:

Automatização de processos

Qual gestor de RH nunca desejou menos burocracia em sua rotina? Através da automatização de processos isso é possível! As ferramentas tecnológicas criam soluções para problemas, de diversos níveis de complexidade e reduzem a necessidade da intervenção humana.

Redução de custos

O setor de RH tem grande peso sobre os custos da empresa, principalmente em termos de processamento de dados. Nesse sentido, o uso de tecnologias, como o armazenamento em nuvem, por exemplo, é uma solução simples que pode reduzir significativamente os custos do RH.

Otimização do tempo de trabalho

Além de reduzir custos operacionais, as ferramentas tecnológicas de RH otimizam o tempo dos colaboradores do setor, uma vez que os processos, levavam dias para se concluírem. Quando automatizados, podem ser executados, instantaneamente, como é o caso do fechamento de folha de pagamento.

Gestão estratégica de talentos

Existem ferramentas e metodologias disponíveis capazes de tornar a função do RH mais estratégica. Seria impossível para qualquer humano processar e acompanhar, em tempo real, uma grande base de dados dinâmica, como é comum no RH. Mas a tecnologia está aí para te ajudar!

Esses dados são importantes para as tomadas de decisão das empresas, portanto, ao conseguir executar seu processamento de forma eficaz e confiável, o RH colabora ativamente com o desenvolvimento de estratégias que visem o sucesso da organização no mercado.

Então, percebeu como sua rotina pode ser otimizada com as transformações digitais? Muito bom, não é? E ainda melhora: estão disponíveis no mercado uma gama de ferramentas para auxiliar o seu trabalho em todas as áreas de alcance do RH, como veremos a seguir.

Áreas do RH que podem ser potencializadas com o auxílio da tecnologia

Todas as áreas do RH podem ser beneficiadas com a aplicação de ferramentas tecnológicas, em diferentes graus. Veja quais melhorias a automatização e digitalização podem trazer aos setores do RH:

  • Setor pessoal: melhorar o clima organizacional, facilitar devolutivas sobre performance do colaborador, fortalecer a marca empregadora da organização e estimular a cultura da inovação;
  • Recrutamento: facilitar a seleção de candidatos e automatizar as etapas do recrutamento; oferecer economia de tempo na divulgação de vagas e maior assertividade na escolha dos talentos.
  • Gestão de pessoas: melhorar o processamento dos dados dos colaboradores, auxiliar nas tomadas de decisões mais assertivas, promover maior bem-estar dos gestores e demais colaboradores.

São muitas as melhorias que podem ser implantadas através da transformação digital. Portanto, é necessário saber identificar qual área do seu RH necessita maior atenção para, assim, selecionar as ferramentas adequadas. Confira a seguir as soluções mais transformadoras para o seu dia a dia.

Ferramentas relevantes para o seu dia a dia

Atualmente, o mercado oferece diversas soluções digitais para o RH, e cada uma delas com especificidades que valem a pena avaliar, pois, somente assim você poderá selecionar a ferramenta mais adequada às necessidades do seu RH.

Confira a seguir as opções mais utilizadas atualmente e que mais impactam na sua rotina!

Analytics

Os softwares de análise de dados e inteligência certamente impactarão no seu cotidiano de trabalho. Essa tecnologia permite a coleta de dados estratégicos para a empresa.

Um exemplo de sua aplicação é a identificação de preferências dos colaboradores. Essa informação permite que a liderança promova ações voltadas à motivação e satisfação desses funcionários. 

Treinamento à distância

Implantar no seu RH uma plataforma de treinamentos à distância permite que os colaboradores mantenham-se afiados em suas funções. Além disso, pode te ajudar a identificar quais são as necessidades das equipes, e assim decidir estrategicamente a necessidade de contratação externa ou ainda de promoção interna. 

Ademais, essas plataformas são muito úteis na integração de novos contratados às equipes e ao ambiente da empresa, ajudando também a fazer o nivelamento de competências com os demais profissionais.

Software de gestão de RH

Certamente a ferramenta trará mais benefícios às etapas de  recrutamento e seleção de colaboradores. Essa tecnologia acrescentará inteligência aos processos do seu RH, ampliando o alcance da divulgação da vaga e automatizando a análise dos perfis mais compatíveis.

Essa solução digital além de acelerar o recrutamento e aumentar sua assertividade, também corrobora com a redução dos custos deste processo.

Subestimar a importância das ferramentas que auxiliem nos processos seletivos poderá ser catastrófico em termos de competitividade e atração de talentos.

Além disso, vivemos um momento histórico em que a pandemia do novo coronavírus dificultou muito o recrutamento presencial e utilizar essas ferramentas de gestão de RH tornou-se uma questão de sobrevivência para as empresas. Quem estava preparado, ocupou uma posição bastante vantajosa.

Essa fragilidade crítica do RH é muito problemática, mas pode ser resolvida com o ATS da Talentbrand, nossa ferramenta para recrutamento e seleção online, descomplica o processo de aquisição e qualificação para qualquer vaga.

 ➡ Quer saber mais? Solicite sua demonstração, ficaremos felizes em te ajudar!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN