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O que faz um Inside Sales?

Em tempos de constante mudanças e melhorias nos processos de vendas, saber o que faz um inside sales se tornou fundamental.

Em tempos de constante mudanças e melhorias nos processos de vendas, saber o que faz um Inside Sales se tornou fundamental.

Atualmente, a maneira como o marketing é feito mudou bastante, fazendo com que o possível cliente seja tratado quase que individualmente, ou seja, evitando as generalizações. E, sendo assim, não faria sentido que os setores de venda não seguissem esse novo modelo de abordagem.

As pessoas elevarem seus critérios de satisfação e, hoje, as empresas que não possuem processos mais personalizados estão perdendo espaço. Por outro lado, os profissionais de vendas também precisaram mudar seu estilo e seus processos a fim de atender essa nova demanda.

Por isso, neste artigo falaremos sobre vendas...mais precisamente sobre o trabalho de um Inside Sales.

O que é Inside Sales?

Para começar, precisamos falar sobre o conceito de Inside Sales, que em tradução livre seria “vendas internas”, ou seja, um processo de vendas onde não existe o deslocamento do vendedor.

A principal diferença para um vendedor tradicional, é que o inside sales está totalmente alinhado com o setor de marketing e possui como desafio converter os leads passados pelo marketing em clientes da empresa.

Como regra, estamos falando de um processo de vendas mais consultivo, onde o vendedor antes de mais nada, possui como característica vender apenas para quem realmente precisa do seu produto ou serviço. Além disso, o inside sale recebe do marketing todas as informações relacionadas ao interesse do contato, sendo assim, antes de entrar em contato, este profissional estudo o comportamento do lead e entende suas necessidades para que, assim, o processo de vendas seja mais assertivo.

Inside Sales, o que faz o profissional desta área?

Como regra, antes de qualquer coisa, o profissional desta área tem que contar com um perfil que vai além da insistência (característica comum à vendedores tradicionais), ele, na verdade, deve ser interessado!

Se interessar pelo cliente, procurar entender suas necessidades e limitações para, assim, encontrar uma maneira de colaborar para a solução...é exatamente isso que faz com que o processo de vendas através do inside sales seja completamente diferente do cansativo e batido telemarketing (que é um contato frio, que segue um roteiro pré estipulado e que é muito insistente...ainda que o cliente sequer precise ou queira o produto).

Além disso, invariavelmente, o profissional deve entender, pelo menos de maneira conceitual, todo o processo de Inbound Marketing, já que este será seu maior canal de entrada para possíveis clientes. Com isso, ele se torna capaz de “ler” as informações dos contatos antes mesmo de um telefonema.

Bom, saber o que faz um Inside Sales pode ser o primeiro passo para aprimorar suas habilidades para esta profissão, que por sinal, já deixou de ser novo há algum tempo e, hoje, é uma realidade em um enorme número de empresas.

Se quiser um empurrão para entrar na profissão e aprender Inside Sales rápido (em um final de semana, para ser mais específico), confira nosso material focado nisso.

O que faz um Inside Sales?
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