O termo networking profissional já até remete à emprego, não é mesmo? Bom, algumas pessoas ainda acham que networking é algo somente para os grandes empresários e profissionais com muita experiência. Ledo engano!

Neste artigo nós vamos explicar um pouco mais sobre o conceito de networking e vamos falar sobre como ele pode te ajudar na busca por uma nova e melhor oportunidade profissional. Acompanhe!

 

Networking profissional: O que é?

Em primeiro lugar, o networking serve também para que nos mantenhamos atualizados sobre nosso ramo de atuação, sobre tendências, números de empresas e profissionais que se destacam e assim por diante.

Em segundo lugar, você provavelmente já faz o seu networking profissional e nem percebe isso. Quer ver?

O conceito explícito de networking gira em torno de construir relações entre pessoas que possam vir a lhe ser úteis dentro do âmbito profissional. Sendo assim, até aquele parente ou amigo de infância que um dia te indicou para um emprego pode servir para o seu networking profissional.

O que você não vai ver em qualquer lugar é o que está implícito nas relações profissionais que são criadas ao longo de nossas carreiras e é nesse ponto que as oportunidades podem surgir. Veja a seguir como criar o networking seguindo algumas dessas regras implícitas…

 

Dicas de networking: Como conseguir emprego com o seu?

Bom, compreender que qualquer pessoa com a qual já trabalhou possa servir para o networking é fácil, agora, se você quer conseguir um emprego através dessas relações, então precisa escolher os laços certos…e nutrí-los.

 

Primeira dica: Mantenha contato

Assim, a primeira dica que podemos dar é que você não busque pelas pessoas apenas quando está desempregado. Construa uma relação de mão dupla, ou seja, ajude quando estiver por cima, seja ajudado quando estiver por baixo.

 

Segunda dica: Gere e tenha confiança

A primeira dica, de certa forma nos remete à segunda dica, o seu networking deve ser de relações de total confiança, afinal, quando indicamos alguém para uma empresa podemos “nos queimar”. Além disso, desta forma há uma probabilidade maior de que uma oportunidade oferecida de fato atenda suas expectativas e suas expertises.

 

Terceira dica: Crie laços com pessoas do seu nicho

A terceira dica é criar laços com as pessoas que atuem no mesmo nicho de atuação que o seu. Em geral, isso tende a gerar mais oportunidades e você ainda consegue acompanhar o mercado sob diversas óticas. Neste quesito, recomendamos também que o networking seja desenvolvido em eventos específicos para o seu nicho de atuação, desta forma, há uma ampliação do leque de possíveis novas oportunidades.

 

Quarta dica: Conte com ajuda profissional

Por fim, conte com profissionais neste processo. Pessoas especializadas na recolocação de profissionais estão sempre atentas à vagas disponíveis e são uma infinita fonte para que novos laços sejam criados. Além disso, muitas vezes esses profissionais sabem de vagas que sequer foram divulgadas ainda e, sendo assim, podem lhe dar prioridade.

Para complementar essa leitura, recomendamos também que você aprenda sobre como fazer o seu marketing pessoal e arrasar nas empresas.

Bom, esperamos que o conceito de networking profissional tenha sido desmistificado e que agora você tenha aprendido a tirar o melhor de suas relações profissionais. Agora, caso tenha restado alguma dúvida, faça seu networking conosco.

Tags:

Related Article

0 Comments

Leave a Comment