Você sabia que mentir no currículo configura um crime? Descubra neste texto os riscos que essa prática representa.

O primeiro passo de todo candidato a uma vaga de emprego é o envio do documento que resume sua formação, seus conhecimentos, suas competências e experiências prévias: o famoso curriculum vitae (CV)!

Justamente por reconhecerem a importância do currículo, muitos candidatos sentem-se impelidos a inserir algumas inverdades em sua história acadêmica ou profissional. Afinal, o CV é o seu cartão de visita, a primeira impressão que o recrutador terá daquele candidato.

Essa é uma prática comum, mas, pode acabar sendo um tiro pela culatra. E acredite, os recrutadores experientes são plenamente aptos a identificar sua desonestidade na hora da entrevista. 

Neste texto, você descobrirá quais são as mentiras que o RH encontra com maior frequência nos CVs e entenderá o quão perigoso é apresentar informações falsas ao se candidatar para uma vaga. Para finalizar, te daremos dicas para montar o seu CV sem cair em armadilhas. Vamos lá?

Mentiras mais comuns em Currículos

De acordo com um levantamento da consultoria DNA Outplacement, 75% dos brasileiros mentem em seus CVs! Pode ser difícil de acreditar que tantas pessoas ousem ser desonestas em um documento tão importante, mas é um fato que não surpreende em nada os recrutadores experientes. 

Confira as 10 mentiras mais comuns encontradas em CVs:

1º Formação acadêmica

2º Fluência em idioma estrangeiro

3º Falsa experiência na área

4º Acréscimo de atribuições no cargo anterior

5º Supervalorização dos últimos cargos

6º Salário anterior

7º Tempo de permanência na última empresa

8º Diploma em curso de informática

9º Participação em trabalhos voluntários

10º Garantia de mobilidade e flexibilidade

Esse não é um ranking ao qual você gostaria de se associar, não é mesmo? Portanto, não se autossabote, pois a falta de honestidade pode implicar na perda de uma boa oportunidade de crescimento profissional.

O perigo de mentir no Currículo

“A mentira tem perna curta” e mentir no seu CV não vai te levar longe na sua carreira profissional. Recrutadores experientes estão atentos às inconsistências nas informações apresentadas, e mesmo que você esteja muito seguro na hora da entrevista, não é difícil para o profissional de RH confirmar seu histórico.

Ainda que você consiga passar pelo processo seletivo, muito provavelmente sua falta de aptidão ou experiência será identificada pelo empregador, que poderá te demitir por justa causa. E que constrangimento será, não?

Mais do que uma demonstração de falta de ética, existem implicações legais para quem for pego mentindo no CV. Segundo o artigo 298 do código penal, aquele que falsifica um documento pode ser multado e condenado a reclusão de um a cinco anos. Mentir e supervalorizar seu CV se enquadra neste crime,

Assim, mentir no CV ou supervalorizar sua experiência e competências não é uma aposta que você deve fazer. Confira no próximo tópico dicas para montar um CV campeão, e se destacar dentre os candidatos sem mentiras.

Dicas para montar um bom currículo

Montar um bom CV não é uma atividade complexa, desde que você esteja atento a alguns detalhes. Para começar, alguns passos são fundamentais: 

  •  Confira se os seus dados pessoais estão corretos e atualizados. É muito importante registrar um número de telefone nos quais podem de contactar imediatamente; 
  • Mantenha o profissionalismo na apresentação, não insira endereços de e-mail com apelidos;
  • Seja breve ao indicar suas qualificações e habilidades profissionais, pois os recrutadores preferem informações diretas;
  • Organize em ordem cronológica sua formação acadêmica, cursos e experiência profissional. Note que os mais recentes devem estar no topo;
  • Deixe contatos de referências de empregadores ou líderes de trabalhos passados.

*

Enfim, agora você já sabe que realmente não vale a pena mentir no CV e os resultados dessa escolha podem ser muito negativos!

Gostou das nossas dicas e informações? Aqui no blog da Talentbrand você encontra muitas outras pensadas especialmente para te ajudar a se destacar nos processos seletivos! 

E que tal começar agora? Confira em nosso site as vagas abertas que estão esperando por candidatos competentes como você! Saiba mais aqui.

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN