Contar com um profissional que possua características de inteligência de mercado é fundamental em tempos de grande concorrência e dificuldades financeiras para grandes investimentos que podem, ou não, gerar algum retorno.

Em geral, esses profissionais tendem a embasar uma série de decisões estratégicas dos negócio e, por isso, é fundamental que sejam competentes e saibam, exatamente, do que estão falando.

Dito isso, neste artigo vamos abordar a inteligência de mercado como um todo para, depois, falarmos sobre como identificar essa característica nos profissionais que passarão pelo seu processo seletivo.

 

Vamos lá?

 

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é quando um profissional é capaz de juntar uma série de dados referente à um mercado específico e, a partir daí, fazer uma série de análises que serão capazes de ditar tendências e práticas que podem fazer com que a empresa seja mais eficiente no seu contato com seus clientes.

Em outras palavras, a inteligência de mercado é capaz de olhar para dentro do seu próprio negócio, para os negócios concorrentes e traçar características de sucesso ou de fracasso. A partir daí, com uma possível negativa em mãos, o profissional é capaz de indicar o caminho ideal para a melhoria da característica específica que não está gerando o resultado esperado.

Sendo assim, a empresa utiliza as informações da inteligência de mercado para ajustar processos, alterar produtos ou serviços, rever planos de negócio, metodologias e até mesmo o perfil de colaboradores. Absolutamente tudo dentro de uma empresa pode ser reavaliado a partir de dados referentes ao mercado de atuação do negócio.

Além disso, parte do foco do profissional que atua com a inteligência de mercado é identificar possíveis oportunidades que não foram devidamente exploradas pelo mercado, de maneira a fazer com que a empresa se destaque perante sua concorrência.

 

Como identificar candidatos com essa característica?

É claro que a partir de tudo que falamos aqui sobre a importância de contar com um profissional ligado à inteligência de mercado, os gestores e empresários vão querer um profissional deste gabarito para o seu quadro. Mas tem um pequeno problema aí: esse profissional não é tão facilmente encontrado e reconhecido.

Em geral, esse profissional é o mais analítico de todo o quadro de uma empresa. Além disso, ele deve buscar sempre a imparcialidade de maneira a não contaminar o resultado de suas pesquisas. Por fim, deve ser organizado e objetivo, além de contar com um incrível poder de síntese para que possa transmitir o enorme número de dados coletados.

Bom, se você é um gestor, com certeza encontra dificuldades em contar com todas essas características em um único profissional, não é mesmo?

Pois é, por se tratar de um perfil ímpar, realmente é difícil encontrar essas características em um processo seletivo, por isso, é válida a contratação de uma equipe treinada e capacitada na identificação de características escondidas nos candidatos. Recrutamento por competências, análise de redes sociais, enfim, os profissionais possuem uma série de recursos que facilitarão o reconhecimento de um profissional com inteligência de mercado.

 

Quer saber mais? Fale conosco.

 

Tags: ,

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN