O home office pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Descubra aqui as principais vantagens deste formato de trabalho!

O contexto particular da Covid-19 acelerou a transição para novas modalidades de trabalho. O home office, ou teletrabalho, previsto na lei trabalhista brasileira desde 2017, passou a ser adotado em diversas empresas, a fim de garantir a segurança seus colaboradores e a sobrevivência dos negócios.

Neste artigo, listamos as principais vantagens do home office para te ajudar a compreender melhor como a manutenção do trabalho remoto pode ser benéfica tanto ao colaborador, quanto à organização! 

Vamos conferir?

Home office veio para ficar! 

A prática do home office na pandemia só foi possível devido aos avanços da tecnologia da informação e da comunicação. Portanto, para empresas que já haviam adotado ferramentas e operações digitais, essa adaptação ao trabalho remoto foi relativamente fluida.

Infelizmente, outras organizações tiveram dificuldades para se adequar a nova realidade e, assim, garantir a continuidade e sobrevivência de suas atividades. Esse desafio sem precedentes, impõe um questionamento total da estrutura, métodos de trabalho, prioridades e a cultura corporativa dessas empresas.

Agora, após quase dois anos do início da pandemia, o home office parece ter se ancorado de vez na rotina de muitos trabalhadores. Consequentemente, isso estimula as empresas a optarem, cada vez mais, pela digitalização e flexibilidade em seus processos.

De fato, a adoção do home office pode ser muito benéfica ao RH, uma vez que estimula a atração e retenção de talentos. Isso representa uma grande vantagem em um mercado cada vez competitivo. A seguir, vamos explorar esta e outras vantagens do home office. 

Principais vantagens do home office

1. Aumento de produtividade

Uma das principais preocupações em relação ao home office é a produtividade do colaborador. Contudo, as pesquisas sobre o assunto levantaram dados promissores indicando a melhoria do desempenho a partir do trabalho remoto. Portanto, pode ficar tranquilo!

Um estudo de Stanford com 16.000 trabalhadores, durante nove meses, indicou que trabalhar em casa aumenta a produtividade em 13%. Este aumento, pode ser explicado por diversos fatores, como o menor número de interrupções e distrações sociais durante a jornada de trabalho, por exemplo.

2.  Mais satisfação e criatividade

Este mesmo estudo de Stanford, revelou que os trabalhadores relataram melhora na satisfação com o trabalho e as taxas de absenteísmo foram reduzidas em 50%. Isso está relacionado à percepção do colaborador da confiança que a empresa deposita nele. 

Ao se sentirem mais valorizados e motivados, aqueles que estão entusiasmados com seu trabalho, tendem a ser mais criativos em suas contribuições. A possibilidade flexível do home office também pode incentivá-los a “pensar fora da caixa” e serem mais inovadores. 

3. Maiores possibilidades de recrutamento 

Alguns perfis são bem difíceis de recrutar. Muitas vezes, observamos até a escassez de candidatos em alguns setores, como TI. Portanto, seria um prejuízo se privar da contratação de certos talentos, porque eles não podem ser alocados nas instalações da empresa. 

Com a possibilidade do home office, você rompe com:

  • Restrições geográficas: nada de perder candidatos que parecem perfeitos para sua empresa porque eles moram a milhares de quilômetros da empresa e não podem/querem se realocar. Com a possibilidade do home office essa contratação se torna completamente possível, basta um contrato conter o acordo entre as partes;
  • Restrições de acessibilidade: o home office ainda é uma das melhores soluções para permitir que pessoas com deficiências (PCD) trabalhem em melhores condições. Assim, o trabalho remoto aumenta o alcance do seu pool de candidatos. Além disso, a inclusão proporciona uma imagem positiva ao seu negócio.

E por falar em imagem da empresa…

4. Melhora a marca empregadora 

Uma imagem positiva para a empresa implica em valorização da marca empregadora. Portanto, o home office também colabora nesse sentido, ao indicar:

  • A modernidade da empresa;
  • Tendência de responsabilização dos colaboradores e gestão moderna (gestão participativa, gestão multifuncional, etc.);
  • Consciência das questões ambientais, pois menos viagens de carro = menos emissão de poluentes.

Esses são elementos importantes para atrair e reter os talentos mais exigentes, principalmente os da Geração Z!

5. Maior engajamento

Muitos colaboradores interpretam a possibilidade de flexibilização de horários e do home office como um sinal de reconhecimento. Em contrapartida, tendem a se comprometer mais com a empresa. 

Aqueles com outras responsabilidades ou interesses fora do trabalho podem ver essa flexibilidade como uma condição inegociável, que facilita o maior equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Isso resulta em colaboradores mais engajados e reduz a probabilidade da busca ativa por novas oportunidades.

*

Agora você conhece as principais vantagens do home office para a gestão de recursos humanos e descobriu os porquês que o trabalho remoto representa uma vantagem competitiva muito forte na batalha por novos talentos. 

Ademais, em conjunto, as vantagens que discutimos representam economia de recursos para sua empresa. Menos absenteísmo, menores taxas de turn-off, redução de custos fixos com instalações e operações, maior produtividade e entrega de resultados.

Vale reforçar que existem profissionais que estão procurando ativamente um emprego que lhes dê flexibilidade no trabalho. Logo, ao oferecer acordos de trabalho flexíveis, é possível recrutar candidatos talentosos que estariam fora do seu alcance sem esse benefício. 

E então, como foi para o seu RH adaptar-se ao home office durante a pandemia? Procure certificar-se de que seus colaboradores estejam organizados e saudáveis ​​para garantir que todas essas vantagens que apresentamos sejam uma realidade para sua empresa!

Que tal começar hoje mesmo a melhorar a experiência dos seus colaboradores? Experimente os benefícios do ATS da Talentbrand! Agende uma demonstração e conheça melhor as funcionalidades essenciais que garantimos ao seu RH! Saiba mais aqui.

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN