/ Para recrutadores

Headhunters: o que são e como eles podem ajudar sua empresa

Houve um tempo em que os headhunters não eram exatamente um bom investimento para as empresas, entretanto isso foi em uma época onde os colaboradores escolhiam seus empregos com base, apenas, em salários. Era um tempo, também, onde as empresas contratavam com base em cursos renomados e uma vasta experiência dos candidatos.

Mas, felizmente, esses perfis, se não acabaram completamente, estão praticamente extintos e, hoje, existe uma série de características mais importantes e relevantes que essas como benefícios, liberdade de criação, horários flexíveis, possibilidades de crescimento e assim por diante.

Neste artigo, vamos falar sobre as atribuições dos headhunters e em como a expertise destes profissionais pode ajudar as empresas que querem se destacar em seus mercados.

O que são headhunters?

Pois bem, vamos começar com o que são headhunters e quais as suas principais atribuições.

Existem pessoas que acreditam que a função do headhunter é a de encontrar profissionais para que se encaixem em determinadas vagas, seguindo critérios e recomendações das empresas. Ledo engano!

O que este profissional faz, na verdade, é identificar e contratar talentos...profissionais acima da média e que possuem características importantes mas que não aparecem em currículos ou entrevistas. É o headhunter, por exemplo, que consegue entender fatores como proatividade, criatividade, espírito de equipe e muitas outras características antes mesmo de contratar um candidato.

O trabalho dos headhunters é tão específico que, na maioria das vezes, suas buscas não se restringem à profissionais que enviaram currículos ou que estejam disponíveis. É parte da sua tarefa identificar profissionais que possam ser realocados em empresas onde possam trabalhar de maneira mais eficiente e em melhores condições.

Como os headhunters podem ajudar no sucesso da sua empresa?

Como pudemos ver, os headhunters precisam de uma percepção que vai além do que escutam em entrevistas e leem em currículos, por isso, são o caminho mais curto para a contratação de bons profissionais.

Além de ajudar a encontrar colaboradores capacitados, os headhunters ainda são importantes para negociações sigilosas (que normalmente são relativas à cargos de gerência e de extrema importância não somente para a empresa, mas também para o mercado como um todo).

Outro grande diferencial oferecido por este profissional é para o caso de buscas por colaboradores em localidades diferentes da sede da empresa. Geralmente esse processo ocorre na contratação de representantes comerciais que buscam clientes com a necessidade de viagens e deslocamentos.

Além disso, em geral, os headhunters já possuem seus próprios caminhos para encontrar talentos, por isso, as vagas que precisam ser preenchidas com urgência carecem da contratação do serviço de um headhunter.

Dica final

Os processos de headhunting tradicionais costumam custar um valor alto, e o mercado já está encontrando soluções para baratear esse custo e manter o serviço de qualidade. Falamos já um pouco da vantagem de ter um headhunting automatizado nesse post..

A TalentBrand conta com uma estratégia eficiente de headhunting que já deu resultados muito específicos para os nossos clientes. A otimização do processo seletivo é muito importante e que pode trazer resultados exponenciais para seu time e sua empresa.

Para conhecer um pouco mais das nossas soluções, entre em contato com a gente