É gestor de RH e quer começar a automação na sua empresa? Esse post vai apontar quais as ferramentas indicadas para começar esse processo. Gestor de RH x automaçãoLeia mais!

Gestor de RH x automação. Quem está à frente do departamento de gestão de RH, com certeza, vive diariamente essa dualidade. Isso porque hoje em dia, é cobrado que os processos internos sejam automatizados e isso inclui a gestão de pessoas. 

Se por um lado as empresas estão cada dia mais tecnológicas, modernas e dinâmicas, é normal que estejam em busca de pessoas resilientes, adaptáveis e produtivas. Onde encontrar esses talentos? 

Com um mundo cada dia mais conectado, a área de Recursos Humanos precisa ser mais diligente em relação às contratações. Não é à toa que pesquisas mostram que 56% das empresas estão reformulando seus processos de gestão, seja para implantar ferramentas de gerenciamento, seja para tornar o recrutamento mais inteligente. 

Se você está aqui, deve estar consciente disso. Por isso, sem mais delongas, mostraremos cinco funcionalidades das ferramentas de gestão que podem definitivamente facilitar o seu processo de recrutamento. Acompanhe!

Gestor de RH x automação: funcionalidades para otimizar o processo de recrutamento

Como mencionamos, o momento atual do departamento de Recursos Humanos consiste em implementar um  processo de recrutamento e seleção que consiga contratar pessoas talentosas, capazes de compor equipes de alto desempenho e que estejam de acordo com a cultura organizacional.

Por isso, é comum desenhar um processo que inclua ferramentas tecnológicas para auxiliar na atração e seleção e potencialize a sincronização de cada uma das etapas. Veja abaixo, como as funcionalidades dos softwares podem ajudar neste ponto em específico. 

Divulgação de vagas em portais da internet

Os softwares para recrutamento automatizado foram desenvolvidos com o intuito de assistir o profissional de RH no sentido de otimizar as etapas do processo. Uma delas, é a primeira fase, a de atração de talentos. 

Para isso, existem integrações para anunciar as vagas em lugares estratégicos como os portais de vagas populares na internet, como LinkedIn, Indeed, Google Jobs e outros canais. O objetivo é chamar a atenção dos perfis mais adequados e qualificados em um alcance muito maior do que uma busca feita manualmente.

Seleção de candidatos com uso de filtros inteligentes

Outra maneira que as ferramentas tecnológicas ajudam no processo como um todo é acrescentar uma camada de inteligência na seleção dos candidatos. Por meio de inteligência de dados, os softwares criam filtros para encontrar o perfil adequado, implantando uma triagem automatizada das pessoas inscritas com base nas hard skills e softs skills solicitadas.

Testes online

Os Applicant Tracking System (ATS) são essas ferramentas que oferecem inúmeros benefícios na contratação dos sistemas de recrutamento e seleção. Uma das principais funcionalidades é a criação de cronogramas para as etapas de seleção, como por exemplo, os testes online. 

Automatizar esse processo, diminuindo a interferência humana na identificação dos melhores candidatos, é importante para selecionar aquelas pessoas que fazem sentido para a empresa sem viés. 

Dinâmicas virtuais

Seguindo o racional do item anterior, os ATS oferecem suporte para todas as  etapas do processo de seleção. Dentre elas, está a estruturação das dinâmicas virtuais. 

Essa funcionalidade oferece suporte em agendamento e aprovação, organiza o processo, oferecendo economia de tempo e aumentando as hipóteses de contratação de pessoas competentes e alinhadas à cultura organizacional.

Entrevista por videoconferência

Como mencionado, o ATS automatiza o processo, organizando as etapas de forma inteligente e rápida. Cria o suporte, por exemplo, para realização de entrevistas por vídeo e a comunicação de forma remota com os candidatos. Em tempos de isolamento social, esse recurso ganha ainda mais destaque. 

Ao utilizar inteligência de dados nos processos de recrutamento e seleção, muitos departamentos de Recursos Humanos param de depender do trabalho manual e passam a desfrutar dos benefícios diretos como:

  • aumento da objetividade do processo; 
  • comunicação mais direta e acertada com os candidatos.
  • aumento da produtividade; 
  • redução de custos operacionais.

Indiretamente, um processo automatizado implica na relocação de mão de obra em outras atividades mais estratégicas, na redução de desperdícios de recursos, diminuição dos erros na contratação e outros problemas que impactam no caixa da empresa. 

O que acha de contratar os melhores profissionais para a sua empresa? Acrescente inteligência e inovação dos processos seletivos com softwares e ferramentas tecnológicas! Uma delas é a plataforma da Talentbrand.

 Entenda aqui como funciona! 🙂

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN