Gestão de pessoal ou gestão de pessoas é uma das competências mais importantes quando se fala em liderança. Isso porque o capital humano é o que leva a empresa dos patamares mais baixos aos mais altos.

Em outras palavras, com uma equipe desmotivada e despreparada pode fazer com que os resultados do negócio sejam pífios. Por outro lado, colaboradores capacitados, motivados e com visão de futuro dentro da empresa, tendem a oferecer um excelente resultado comercial.

Sendo assim, neste artigo falaremos sobre a gestão de pessoal como um todo. Oferecendo, inclusive, algumas dicas para melhorar este quesito.

Veja:

Gestão de pessoal: o que é?

Muitas pessoas acham que a gestão de pessoal está ligada à maneira como os gestores lidam com conflitos com funcionários. Bom, embora um bom gestor tenha sim a habilidade de lidar com estes dois pontos, sua função deve ir além.

Em poucas palavras, a gestão de pessoas é a junção de habilidades específicas à metodologias que visam administrar sim o comportamento dos colaboradores… Mas também, potencializar seus pontos positivos e desenvolver os pontos negativos em prol de melhores resultados.

Gestão de pessoal: Técnicas para melhorar a gestão de pessoas

Planos de recompensa e benefícios

Saiba reconhecer o esforço e o valor de cada um de seus colaboradores. Para isso, crie planos para o atingimento de metas e ofereça benefícios compatíveis com os do mercado. Entenda como elaborar planos de recompensa para colaboradores.

Planos de desenvolvimento

Ofereça meios do colaborador se desenvolver. Por consequência, obter mais know-how que possam levá-lo à melhores soluções.

Planos de carreira

Seguindo os dois itens anteriores, é importante que a empresa já possua um plano de carreira para os seus colaboradores. De preferência, logo no começo da parceria. Em geral, isso tende a deixar os funcionários mais motivados e focados;

Dê voz aos colaboradores

Em geral, as pessoas que melhor conhecem os processos internos são os próprios colaboradores, por isso, procure aplicar uma gestão onde os líderes são capazes de ouvir as sugestões, reclamações e elogios dos funcionários de maneira a considerar cada fato apontado e buscar meios de corrigir os problemas ou melhorar determinados processos;

Comunique-se com clareza

Tanto no feedback como na hora de pedir algo ou informar mudanças, é fundamental uma boa comunicação para a gestão de pessoal. Desta forma, evita-se burburinhos, inseguranças ou quaisquer outros fatores que possam tirar o foco do colaborador das suas tarefas;

Use a tecnologia

Atualmente já existe uma série de aplicativos e ferramentas que ajudam os gestores nas tarefas de RH, em geral relacionadas aos pontos que mostramos até aqui. No artigo “Os melhores softwares para o RH da sua empresa” apresenta as melhores opções neste quesito;

Acerte na contratação

Por fim, procure contratar profissionais que possuam as competências necessárias para o cargo e que tenham em seu perfil características como facilidade de trabalho em equipe, resiliência e outros que podem facilitar o processo de gestão de pessoal.

Para isso, fale conosco e o ajudaremos a encontrar o perfil ideal para o seu negócio.

Tags: ,

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN