Você já ouviu falar do fit cultural na análise do perfil de um candidato? Caso não, você pode estar perdendo ótimas oportunidades e, ainda pior, contratando errado!

Como você já deve saber, atualmente muitas empresas – referências de mercado – não contratam mais por competências técnicas. Mas, então, o que elas analisam na hora de selecionar um profissional? O fit cultural!

Nesse post vamos explicar para você o que é essa técnica e por que ela garante contratações melhores, retenção de talentos e um aumento na produtividade da empresa. Confira!

O que é fit cultural?

O fit cultural nada mais é do que o alinhamento de valores, metas e ideais de uma empresa com os de um profissional. Ou seja, na prática, o fit cultural é quando a cultura de uma corporação está em harmonia com os objetivos de vida e crenças do candidato.

Por exemplo, se um candidato é extremamente metódico, ele não vai se adaptar bem numa empresa que lida constantemente com imprevisibilidade. Ou, caso ele seja inovador, provavelmente se frustrará numa organização muito tradicionalista.

Quais são os benefícios de avaliar o fit cultural?

Sob o ponto de vista do colaborador, trabalhar em uma empresa com a qual se identifique e possua um fit cultural é sinal de um ambiente mais motivador e agradável. Ainda que longe de ser cômodo, já que ter fit cultural não significa ter menos desafios.

Desta forma, o colaborador tende a ficar mais focado em executar suas tarefas no dia a dia. Sem se preocupar com escolher sua roupa, como usar a “melhor linguagem” ou ter o “comportamento ideal”.

Para entender melhor quais são os benefícios de fazer o Recrutamento e Seleção com base nesse conceito, vamos listar aqui 3 vantagens claras de contratar por fit cultural:

Maior engajamento e sinergia

Profissionais contratados que tenham seus valores alinhados com o da empresa conseguem se integrar com maior facilidade. Assim, eles são capazes de engajar com seus objetivos de trabalho e colegas de forma rápida e natural.

Ou seja, funcionários com fit cultural têm um tempo de adaptação muito menor. Consequentemente, mostram uma boa produtividade no trabalho antes dos funcionários que não têm fit com uma organização.

E falando e produzir, o fit cultural promove…

Aumento da produtividade

Isso mesmo! Colaboradores com fit cultural não precisam, como dissemos, gastar sua energia tentando se adaptar à empresa.

Além disso, eles serão muito mais propensos a “vestir a camisa”. Portanto, esses colaboradores não vão medir esforços para alcançar metas desafiadoras que contribuam com o crescimento de uma instituição.

Na verdade, com o fit, o crescimento da empresa se dá ao mesmo tempo que o crescimento do próprio funcionário.

Maior retenção e desenvolvimento de talentos

Como já era de se esperar, colaboradores com fit cultural tendem a permanecer mais tempo numa empresa. Isso porque, além dele se identificar com a visão da organização, ele provavelmente se sente confortável em ser ele mesmo dentro dela.

E muito dificilmente ele vai arriscar ir para outra empresa na qual ele não vai sentir essa conexão e conforto.

Qual a cultura organizacional da sua empresa?

A cultura organizacional de uma empresa pode ser considerada como uma espécie de diretriz que dita a rotina dentro do âmbito empresarial sob o ponto de vista comportamental.

Ou seja, os valores, os princípios, a política, o sistema e até mesmo os jargões e os hábitos dos colaboradores devem condizer com a cultura organizacional da empresa.

Mas o que a cultura organizacional nos diz sobre o fit cultural?

Bom, na verdade, tudo.

Para contratar um funcionário que tenha a ver com a sua empresa, você precisa primeiramente saber no que ela acredita. Os profissionais de RH de uma organização responsáveis pelas contratações devem entender profundamente os valores da sua instituição.

Só pelo “autoconhecimento” será possível também traçar o que se espera de um colaborador.

Sua empresa valoriza foco no resultado? Valoriza criatividade ou prefere processos burocráticos? É metódica ou um pouco caótica? Tudo isso vai definir quais funcionários se adequam às suas necessidades.

Como analisar o fit cultural dos candidatos?

Mediante tudo que falamos até aqui, foi possível compreender que existem muitos benefícios para uma contratação com fit cultural entre candidato e empresa. E esperamos que você já tenha em mente os principais pilares que compõem o valor da sua organização.

Agora, é importante você saber como aplicar esse conhecimento na prática. Então aqui vão 3 dicas de como analisar o fit cultural dos candidatos:

Anote os principais valores da sua empresa

Como sugerimos acima, ter um conhecimento profundo dos valores da sua empresa é fundamental para uma contratação com fit cultural. Antes de realizar testes, entrevistas e dinâmicas, estude a fundo os valores e a rotina da sua organização.

Em seguida, anote-os e sempre os mantenha em mente na hora de propor o recrutamento e seleção de um candidato. É importante deixar a sua cultura organizacional clara também durante todo o seu processo de contratação. Só assim os candidatos ideais virão até você.

Realize testes e entrevistas comportamentais

Agora que você já sabe quais são as soft skills e hard skills que sua empresa procura, chegou a hora de realizar testes e entrevistas.

Os testes comportamentais ganharam muita popularidade atualmente. Isso porque eles ajudam você a conhecer o perfil de um candidato antes mesmo de conversar com ele!

Testes online, por exemplo, além de terem um level bom de precisão economizam o tempo de recrutadores.

Entretanto, só os testes não são o suficiente para entender por completo um profissional. Como um bom RH, você deve saber que é fundamental realizar uma entrevista com os candidatos.

Dessa forma, você vai conseguir realmente pegar todas as nuances do seu perfil e comportamento, tendo mais chances de acertar de primeira na contratação.

Proponha dinâmicas de grupo

Por fim, para testar como o colaborador interage com as pessoas e usa suas competências comportamentais na prática, realize dinâmicas de grupo.

Com elas é possível entender como aquele funcionário vai se comportar no dia a dia com seu time e outros membros da empresa.

É possível também avaliar como o profissional vai se portar diante de dificuldades e obstáculos que ele encontrará na sua rotina.

Características como trabalho em grupo, liderança e boa comunicação podem ser facilmente analisadas nessas dinâmicas. Além de ser possível também a observação do comportamento do funcionário em cenários muito mais específicos.

Pronto para contratar melhor com o fit cultural?

O fit cultural é a chave para tornar as contratações na sua empresa um dos seus grandes diferenciais competitivos. Sabemos o quanto contratações equivocadas podem atrasar e atrapalhar o desempenho de um time e até de uma empresa como um todo.

Esperamos que após ler esse artigo, você reflita sobre a real importância do fit cultural. Não só isso, mas que saiba com maior clareza como aplicá-lo num processo seletivo.

E então, você está pronto para contratar melhor? Nos deixe saber! Compartilhe conosco suas experiências e opiniões sobre o assunto. Comente na seção abaixo! 🙂

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