/ Para candidatos

O que é uma FinTech?

O termo FinTech vem se popularizando com o passar do tempo e muito disso se dá ao crescimento deste mercado de atuação. E claro que, com o crescimento de um mercado, aumenta também a busca por profissionais que possam completar os quadros de colaboradores e fazer com que o mercado atenda suas expectativas.

<p></p>

A grande questão aqui fica por volta do perfil de colaborador que as FinTechs então em busca...e é sobre isso que falaremos neste artigo. Aqui, mostraremos o conceito de FinTech, sobre seu mercado e ainda falaremos sobre o que esse novo nicho espera de seus colaboradores.

Vamos lá?

O que é FinTech?

Em primeiro lugar, vamos esmiuçar o conceito de FinTech que nada mais é que a junção entre finanças e tecnologias. Ou seja, uma FinTech é uma startup que volta toda a sua atenção e esforço em criar novas e eficientes soluções especialmente pensadas para os serviços financeiros.

Em geral, as FinTechs estão em busca de inovação na maneira como processos ligados à conta corrente, cartão de crédito e débito, empréstimos, pagamentos, investimentos e todo tipo de interação com instituições financeiras ocorrem. Vale ressaltar ainda que o foco não está, necessariamente, em inovação para grandes bancos.

A ideia central de um FinTech, além de inovar, é criar produtos mais baratos e acessíveis. Apenas para exemplificar o potencial do qual estamos falando aqui, o Transferwise, o Nubank, o Guia Bolso, a Neon e o ContaAzul são alguns dos produtos de FinTechs que inovaram, se popularizaram e deram certo neste novo nicho.No que diz respeito ao mercado, segundo um estudo realizado pela Conexão FinTech, as FinTechs receberam em 2017 investimentos que totalizam em torno de R$ 457 milhões. Já segundo o portal Transformação Digital, atualmente existem cerca de 250 FinTechs ativas no Brasil e a expectativa é que, juntas, elas movimentem cerca de US$ 24 milhões em receita nos próximos 10 anos.

O que é preciso para trabalhar em uma FinTech?

Entendido o potencial de uma FinTech, podemos enfim falar do perfil de profissional que essas startups estão buscando. Recentemente fizemos um artigo que mostra um pouco do que as startups buscam: “Trabalhar em Startup: Você tem perfil?”. Neste conteúdo falamos um pouco sobre ter um perfil ambicioso, ser apaixonado pelo que faz, gostar de trocar experiências e compartilhar conhecimentos, além de ser um profissional colaborativo, resiliente, fora do padrão e que não se atenha apenas às funções para o qual foi contratado.

Para trabalhar em uma FinTech essas características são igualmente importantes, o que muda é que neste caso, acima de qualquer outro, existe a vontade de fazer a diferença da vida das pessoas. A vontade de criar soluções que fazem a diferença é a principal característica buscada nas FinTechs.

Então, se você possui esses atributos, se interessa pelo mercado da qual uma FinTech pertence e quer trabalhar na área, acesse nossa plataforma.

Temos vagas disponíveis para trabalhar em FinTech brasileiras.

O que é uma FinTech?
Share this

Subscribe to TalentBrand - Blog