O RH 4.0 é produto do avanço tecnológico. Conheça aqui 5 ferramentas digitais para um RH estratégico! 

Estamos vivenciando a 4.ª Revolução Industrial e seu impacto na forma como convivemos e trabalhamos. No mundo corporativo, as transformações estão cada vez mais velozes. Para acompanhá-las, as empresas estão empenhadas em inserir novas ferramentas em todos os setores, inclusive o RH!

Durante décadas, o papel dos Recursos Humanos foi principalmente operacional. Era caracterizado como o setor da burocracia, da gestão de pagamentos, obrigações fiscais… enfim, montes de papeladas. Agora, em sua versão 4.0, o RH assume um papel fundamental na estratégia dos negócios.

Com a gestão estratégica de RH, as empresas passaram a integrar os princípios e práticas de RH à estratégia geral da organização. Neste processo, as ferramentas digitais são peças-chave. Por isso, selecionamos 5 ferramentas básicas para a transformação digital do seu RH! Interessado? Basta prosseguir com a leitura!

Conheça 5 ferramentas que vão tornar o RH mais estratégico

As ferramentas digitais para gestão de recursos humanos, cobrem um amplo escopo de processos, desde recrutamento, contratação, treinamento, até armazenamento de dados e administração de benefícios dos colaboradores. Confira a seguir 5 ferramentas que selecionamos para o seu RH!

Armazenamento em nuvens

As atividades de RH demandam elevada capacidade de processamento de dados, e o custo operacional desse setor costuma ser alto. Contudo, os serviços baseados em nuvem, além de mais eficientes, também são uma oportunidade para reduzir despesas. 

Duas soluções digitais bastante populares para armazenamento em nuvem são o Google Drive (Google) e o One Drive (Microsoft). Estas são ferramentas super simples de depósito de conteúdo. Você pode carregar documentos e organizá-lo em pastas e categorias específicas que são muito fáceis de encontrar. 

Ferramentas de gestão de tarefas

Não importa o tamanho da sua empresa, todo departamento de RH lida com uma ampla gama de tarefas e funções. Dentre as diversas opções no mercado destacamos: 

  • Trello: ferramenta de colaboração e gerenciamento de tarefas baseadas no sistema kanban. Permite criar quadros, cartões e listas visuais que ajudam a organizar e alocar atividades e prazos. 
  • Asana: software de gestão de tarefas que elimina a bagunça de e-mail centralizando tudo em um só local. Dispõe uma ampla gama de recursos, incluindo calendários, alocação de tarefas e datas de vencimento, atualizações de status do projeto e visualizações de gráfico de Gantt.

Plataforma de treinamento

Durante a pandemia do Covid-19, as ferramentas de treinamento online (e-learning) mostram-se essenciais. Esteja você integrando novos contratados, fornecendo treinamentos ou formando líderes, dispor de um sistema de aprendizagem à distância é extremamente útil.

Essas plataformas também são utilizadas para registrar a formação, certificações e qualificações de colaboradores. Ainda, algumas dessas ferramentas podem ser integradas a um ATS (Applicant Tracking System), otimizando ainda mais os processos do RH. 

Importante ressaltar que as oportunidades de treinamento têm se mostrado uma parte importante da decisão de um colaborador permanecer na empresa, portanto, são estrategicamente úteis em vários níveis. Portanto, vale a pena investir!

Software de pesquisa organizacional

É utilizado para obter informações sobre o sentimento dos colaboradores e aumentar o engajamento, tanto  individual quanto das equipes. Esse tipo de software auxilia na mensuração e acompanhamento dos níveis de satisfação através de feedbacks importantes para organização. 

Escutar as devolutivas de colaboradores faz com que eles se sintam conectados à cultura da empresa e à direção do negócio. O RH estratégico valoriza a comunicação assertiva, transparente e horizontalizada. Assim, um software de pesquisa é um mecanismo seguro para identificar pontos de melhoria.

Software de recrutamento e seleção

Usar ferramentas digitais de RH para gerenciar a seleção e recrutamento de candidatos amplia a eficácia desses processos. Um software como um ATS (Applicant Tracking System) atua como um hub centralizado para a triagem, avaliação e integração de candidatos. 

Por meio desse sistema é possível anunciar vagas, classificar e aceitar candidaturas, gerenciar candidatos e muito mais, evitando o incômodo de fazer tudo manualmente. Resultado: um time de RH menos sobrecarregado e com maior liberdade para tarefas criativas e estratégicas. 

Assim, as etapas são agilizadas, garantindo uma melhor experiência aos participantes e economia de recursos para a empresa. Dada a importância de recrutar, atrair e reter profissionais talentosos para sua empresa, adotar o ATS da Talentbrand para o seu RH é um passo fundamental para um setor mais estratégico!

Agora você conhece 5 ferramentas para um RH mais estratégico! Adicionar esses recursos remove tarefas manuais e reduz a papelada. Assim, os profissionais de RH ganham mais tempo para definir uma direção estratégica e iniciar projetos de impacto nos resultados da empresa.

E então, pensando em transformar o seu RH? Se você quer garantir vantagem competitiva no mercado, selecionando os melhores candidatos, comece pelo ATS da Talentbrand!

Nosso software é extremamente simples de usar. Com uma interface amigável e intuitiva, em poucos cliques você irá trazer mais inteligência e eficiência para sua operação. Agende hoje uma demonstração! Saiba mais aqui.

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN