/ Para candidatos

Ferramentas de produtividade

Produtividade: uma das palavras mais usadas hoje em dia em qualquer ambiente que frequentamos. De aulas de faculdade, até no ambiente de trabalho e metas pessoais, cada vez mais estamos procurando por um jeito de fazermos mais e melhor em menos tempo.

Pensando nessa necessidade, a Talentbrand separou uma lista de ferramentas de produtividade que te ajudarão no gerenciamento do seu tempo. Assim, você será finalmente capaz de realizar aquelas tarefas e metas que parecem tão inalcançáveis!

Para melhorar sua produtividade…  Atenção nesse fatores!

Antes de mais nada, como esse se trata de um artigo sobre melhora de produtividade, sentimos a necessidade de alertarmos fatores chave que podem comprometê-la.

Falta de sono, má administração de tempo e procrastinação são todos grandes e conhecidos inimigos no caminho da melhoria de desempenho. Mas se lembre, também, que há uma forte relação entre desmotivação, insatisfação e improdutividade. Se você está realizando uma tarefa que não gosta, seja ela um curso, faculdade ou emprego, pense que isso pode estar diretamente afetando sua produtividade.

Feitas as ressalvas necessárias, vamos agora para as 5 ferramentas de produtividade importantíssimas que devem ser implementadas já no seu dia a dia!

Ter um diário/agenda pessoal

Essa dica pode soar demasiadamente simples e até um pouco “antiquada”, mas acredite: ter um local no qual você pode anotar seus pensamentos e metas do dia faz toda diferença! Além disso, é uma ótima forma de começar a implementar estratégias de organização pessoal.

Apesar de quando falamos em ferramentas de produtividade os pensamentos irem diretamente às derivadas da tecnologia, esquecemos do básico veio funcionando há anos e continua a funcionar. Parece meio óbvio, mas pense que as agendas pessoais se tornaram populares porque.... Elas funcionam!

Além de serem práticas, de fácil transporte e manuseamento, as agendas tem a vantagem de não precisarem ser carregadas nem conectadas ao wi-fi. Portanto, não importa o momento do dia ou onde você está, você sempre carregará consigo suas mais importantes anotações e um lugar para registrar o que julgar importante.

Google Drive

Esse também é o “feijão com arroz” para administrar e melhorar produtividade pessoal e no trabalho! Sendo extremamente intuitivo, você não precisará mais do que alguns minutos para começar a criar, compartilhar e administrar documentos, planilhas e apresentações.

O Google Drive é uma plataforma da Google em que, na prática, funciona como uma versão mais simples, “portátil” - porque pode ser acessada de qualquer dispositivo - e “compartilhável” das ferramentas da Microsoft. É o famoso coringa das ferramentas de produtividade.

Nele é possível várias pessoas verem e editarem diferentes documentos ao mesmo tempo. Complementarmente, não é necessário baixar o documento, pois é possível gerar um link para compartilhá-lo ou acessá-lo pela nuvem. E falando em nuvem: você pode na sua conta, ou na conta da sua empresa, armazenar até 30GB de informação na nuvem do drive.

Trello

Essa ferramenta é para quem ama se organizar usando listas! No Trello, é possível gerar diferentes listas - que inclusive podem ser compartilhadas com outras pessoas - que se dividem em quantas categorias você quiser. É sugerido organizar sua lista em tarefas “para fazer”, “em andamento” e “concluídas”, sendo disponível também etiquetas de diferentes cores para você criar sua própria legenda de cada atividade.

Vale mencionar que é possível criar listas compartilhadas entre várias pessoas, sendo assim uma ótima forma de ver em tempo real o que cada um está desempenhando no momento!

Por fim, há recursos como “descrição” e “data de entrega” para você personalizar seus cartões conforme suas necessidades (ou mudança delas).

HashTrack

O HashTrack é uma plataforma que tem como função administrar o tempo que você gasta. Ou seja, nele é possível acionar um “contador” para atividades que você realiza e monitorar quanto tempo você leva para executar determinada função.

Com ele, além de realizar uma gestão do seu tempo, você consegue gerar relatórios para acompanhar seu desempenho, definir prazos e administrar áreas mais importantes que demandam mais tempo.

A ferramenta também é aberta para compartilhamento, fornecendo uma maneira de todos da empresa coordenarem o gasto de tempo em um projeto simultaneamente.

Evernote

Um clássico das ferramentas de produtividade! Perfeito para pessoas com a necessidade de estar constantemente passando de um dispositivo para a outro, o Evernote possui versão de aplicativo mobile e também para desktop. Outra grande vantagem dele que contribui para sua “mobilidade” é a função de armazenamento da nuvem de notas, artigos, áudios, fotos… Enfim, um pouquinho de tudo que você precisar.


Conclusão

É sabido que ser produtivo não é uma tarefa fácil, mas com a combinação entre pequenas e consistentes mudanças e ferramentas de produtividade, você conseguirá com certeza reverter essa situação.

Caso identifique que sua falta de produtividade está relacionada, na verdade, com fatores pessoais, não hesite em contar com a ajuda da Talentbrand para achar um emprego perfeito para você! :)

Ferramentas de produtividade
Share this
Vagas em Marketing e Vendas - we're hiring!