Imagine a seguinte situação: o candidato perfeito para a sua vaga está passando pelo seu processo seletivo. Tudo parece ótimo, ele consegue ir bem em todos os testes aplicados. Mas, perto da etapa final, ele acaba por escolher outra empresa sem nem te avisar! Sabe o que pode ter o feito escolher a outra instituição? Uma boa experiência do candidato.

Tratando-se de recrutamento, garantir uma boa candidate experience é hoje a melhor alternativa para formar um time forte e coeso.

Reconhecendo a importância do Recrutamento e Seleção de Talentos no RH, hoje a Talentbrand o ajudará a entender mais sobre o assunto! Serão cobertos aqui conceitos como o famoso Employer Branding e outras estratégias e boas práticas para atrair e reter um profissional ao longo do seu processo seletivo.

Spoiler: no final tem 5 dicas fundamentais para começar a melhorar sua experiência do candidato hoje mesmo! 😉

O que é experiência do candidato?

A experiência do candidato é definida como a maneira que os candidatos percebem e reagem aos processos de recrutamento, entrevista, contratação e integração de uma empresa.  

Mas por que isso é tão importante? Foi comprovado que há de fato uma ligação entre a eficiência de um funil de recrutamento com o quão bem ele é otimizado aos candidatos. Não é a toa que vários players de sucesso hoje em dia têm setores exclusivamente dedicados à melhora dessa área.

Ah, lembre-se que o oposto também é verdade. Se um candidato ficar insatisfeito com alguma das suas etapas de Recrutamento e Seleção, como vivemos na era digital, é fácil dele publicar sua opinião e ela viralizar. Quer um caso famoso? O do ex designer da Apple.

Employer branding: a nova tendência em recrutamento

O termo pode ser até relativamente novo, entretanto com certeza o employer branding já esteve presente entre as reuniões da sua empresa ou discussões internas do setor de um RH estratégico.

Uma das suas melhores definições, que é de origem americana, trata o conceito como a “reputação da empresa como empregadora”.

Em outras palavras, Employer Branding é quando uma organização consegue ser atrativa para os talentos disponíveis no mercado por ser conhecida como um bom ambiente de trabalho.

Um exemplo bastante típico nesse assunto é a Google. Que profissional não gostaria de trabalhar para esta empresa que possui e oferece inúmeras vantagens para seus colaboradores? Vantagens como ambientes para descanso e lazer, além de uma maior liberdade no que se refere aos processos criativos

O que muitos não sabem é que essa cultura organizacional tem sido expandida nos últimos anos. E a tendência é justamente que a importância da marca empregadora esteja cada vez mais em evidência.

Vale ressaltar ainda que, para garantir a experiência do candidato a partir dessa estratégia, é realmente indispensável investir em uma remodelação de toda a cultura organizacional do negócio.

Portanto, as bases precisam ser revistas e até mesmo reestruturadas para que os clientes internos – que são seus colaboradores – passem a enxergar e propagar o valor da empresa no mercado, atraindo outros grandes talentos.

Recrutamento tradicional ou Employer Branding?

Passando para uma abordagem mais prática sobre a importância da experiência do candidato, faz-se válido um comparativo. Qual? O sobre os procedimentos tradicionais de contratação vs aqueles em que o Employer Branding se faz presente.

Enquanto que no primeiro existe a demora no encontro de um profissional adequado, no segundo, há uma maior variedade de candidatos interessados em integrar a equipe. Isso graças à boa reputação do negócio! Além disso, o processo como um todo é facilitado e passa a ter muito mais resultado.

Na segunda, ainda, o volume de candidaturas diárias na página da empresa – ou em sua respectiva recrutadora – é alto. As pessoas querem ser parte de seu time e isso é, obviamente, muito bom. Afinal, o responsável pela contratação tem acesso a excelentes talentos!

Outro ponto importante é que quando se trabalha e lapida a cultura organizacional com foco na estratégia de marca empregadora, até mesmo talentos que já estão trabalhando em outras empresas começam a demonstrar interesse em integrar o seu capital humano.

Como consequência, eles podem vir a trocar de organização em busca daquilo que tanto ouviram falar no mercado.

Por fim, vale mencionar que com a cultura organizacional focada nos pontos que já foram abordados, é notável um melhor índice também de retenção de talentos.

5 dicas para melhorar a experiência do candidato

Até aqui você conferiu algumas definições e conceitos que já vão ajudar no seu processo de recrutamento de talentos. Entretanto, agora é chegada a hora de ver 5 dicas mais práticas sobre como melhorar a sua experiência do candidato hoje:

Escreva uma job description clara

Muitas confusões podem ser evitadas se você fornecer uma job description clara. Ao mesmo tempo, isso passará uma maior confiança e transparência ao candidato. Além de reconhecer ali com facilidade se essa é de fato a vaga que ele procura, o candidato não vai sentir que você está o enganando para “trabalhar mais”.

Facilite o processo de aplicação dos candidatos

Você já passou pela experiência de querer acessar uma página ou comprar um produto online, mas ser “impedido” por várias outras páginas ou preenchimento de diversas “fichas”? Então você consegue imaginar o quão frustrante e desencorajante isso pode ser a um candidato que está aplicando para sua vaga! Seja o mais direto possível no processo de aplicação.

Comunique-se adequadamente com os candidatos

Apesar desse tópico soar um pouco abstrato a princípio, vamos explicar o que ele quer dizer. A falta – ou pouco eficácia – de comunicação, de feedback ou de transparência no geral são alguns dos principais problemas apontados por candidatos. Relatar de forma direta quais e quantas são as etapas de um processo e feedbacks sobre o que o candidato poderia melhorar para uma próxima entrevista são dois exemplos de boas práticas.

Forneça materiais que ajudarão os candidatos

Essa vale tanto para materiais que vão informar sobre como funcionam as coisas internamente na sua empresa quanto materiais que de fato ajudem os candidatos. Um blog que transpareça sua cultura, metas da instituição e/ou competências valorizadas no seu mercado é um ótimo começo!

Follow-up recorrente!

É importante ser o mais eficiente possível em seus follow-ups. Tanto notícias de rejeição quanto de parabenização devem ser mandadas dentro de um tempo razoável, nada de demorar semanas! Assim, com respostas mais rápidas, você demonstra que valoriza o tempo do seu candidato.

Similarmente, use, de preferência, endereços de e-mail “humanos” para dar tais notícias, isso transmite maior interesse no profissional em questão. Lembre-se também de responder as mensagens dos seus candidatos!

Pronto para melhorar sua experiência do candidato hoje?

Se você quiser competir com os grandes, você vai precisar investir na experiência do candidato o mais cedo possível! Há inúmeros casos virais que mostram os resultados tanto de uma boa quanto de uma má candidate experience. Você não vai querer ser um dos ruins, certo?

Nesse post, ajudamos você a entender a importância dessa prática, assim como apresentamos as tendências na área. Por fim, demos 5 dicas fundamentais para começar a implementar hoje! Então, o que está esperando? 🙂

Esse artigo te ajudou? Alguma sugestão, dúvida ou crítica? Ficaremos muito felizes se você compartilhar conosco nos comentários abaixo. 

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