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Como Melhorar a Experiência de Candidatos

A experiência no processo de recrutamento, seleção e contratação é realmente importante para que a empresa conquiste profissionais de alta performance, seus bons números e resultados. Sabemos que o capital humano do negócio influencia muito nos relatórios.

E hoje, investir na experiência do candidato – conquistando talentos pelas políticas e culturas internas – sem dúvida é uma excelente alternativa para levar a empresa ao crescimento. Abordamos no artigo A importância da experiência do candidato durante o processo seletivo – se não conferiu ainda, corre para conferir.

Aqui veremos dicas importantes e passos sobre como assegurar a melhor experiência de candidatos em seus processos seletivos.

5 dicas para melhorar a experiência do candidato no processo seletivo:

Quer melhorar a experiência do candidato dentro da sua empresa, porém não sabe como iniciar este processo de transformação que lhe possibilitará contratar verdadeiros talentos para a sua equipe? Confira boas dicas a seguir:

1- Disponibilize bons conteúdos sobre a empresa – employer branding

A primeira dica referente a melhorar a experiência de candidatos durante o processo seletivo é se preocupar com o assunto antes que surja realmente a necessidade dessa busca e contratação.

Despertar o interesse das pessoas pela organização, investindo em uma cultura organizacional atrativa e benéfica aos colaboradores, é uma das estratégias que mais tem atraído bons profissionais para dentro do negócio.

Dá-se o nome de employer branding a essa ação que nada mais é do que construir uma boa reputação para a empresa de modo que talentos disponíveis no mercado queiram integrar sua equipe.

2 -Faça o planejamento pormenorizado do recrutamento

Encontrar um talento para trabalhar diretamente com seus produtos, processos e principalmente clientes não é uma tarefa simples ou fácil e se o recrutamento não for detalhadamente planejado evidentemente as falhas e os péssimos resultados poderão ser computados mais tarde.

Primeiramente, o recrutamento deve levar em conta a vaga, quais são suas atribuições e quais são as responsabilidades do cargo, afinal é indispensável que o candidato contratado se encaixe e adeque a tais itens básicos.

Além disso, também é neste planejamento que se indica qual o perfil requerido pela empresa para a contratação sendo que este por sua vez é específico e segue a cultura organizacional de cada negócio.

3- Saia do comum durante o processo seletivo

Inovação também é uma das formas de melhorar a experiência do candidato na hora do processo seletivo e fugir do comum – daquela mesma sequência conhecida de entrevista de emprego – com certeza é uma opção por aqui!

Que tal começar a triagem por meio digital e de uma forma mais descontraída, por exemplo? Além de economizar tempo e recursos, você consegue ainda delimitar melhor quais são os talentos mais atrativos para o seu negócio.

Já nas fases do recrutamento que são presenciais, é importante apostar em dinâmicas em grupo antes de partir para as entrevistas individuais, afinal é importante saber como o candidato se comporta em meio a outras pessoas.

4- Encontre as melhores fontes para captação de talentos

Onde estão os verdadeiros talentos que sua empresa precisa encontrar nos processos de recrutamento? Você pode não saber, porém eles podem estar concentrados em lugares como na TalentBrand.

Na hora de contratar com eficiência e agilidade, encontrando os melhores profissionais, é indispensável ter o auxílio de profissionais na área que estão prontos a garantir que sua empresa conquiste pela experiência do candidato.

Atuar lado a lado com empresas comprometidas com o sucesso do seu negócio garantirá uma redução de custos e uma maior qualidade também de todo o processo de recrutamento e posterior avaliação do desempenho.

5- Dê valor estratégico ao recrutamento da empresa

Contratar talentos é uma estratégia que toda empresa deveria assumir a fim de melhorar seu dia a dia de trabalho e ter melhores resultados.

Uma das formas de promover as ações internas da empresa é investindo na elaboração de vídeos e conteúdos que falam sobre a organização e seu ambiente interno, por exemplo. Outra forma é através de

publicações que permitem que as pessoas saibam um pouco mais da rotina dentro da empresa.

Definir se o candidato deve ser mais falante ou mais quieto, ter um espírito de líder ou o perfil de alguém mais predisposto a desenvolver seus projetos e trabalhos sozinho também faz parte do passo a passo dessa estratégia.

Conteúdos para Employer branding: Conte com profissionais para desenvolvê-los!

A experiência do candidato começa com a criação de um excelente ambiente interno de trabalho que atraia candidatos graças a seus benefícios e formas de abordagem da cultura.

Passar por uma reestruturação ou releitura a fim de promover a criação de conteúdos que mostrem o que a empresa tem de melhor é uma tarefa que não só pode como deve ser priorizada, portanto aproveite para falar com profissionais de recrutamento agora mesmo e transforme suas bases!

Heitor Dragoi

Heitor Dragoi

Head de Marketing & Growth Hacker na TalentBrand. 🚀🦄 Startup de recrutamento e seleção para os melhores talentos na área de marketing, vendas e customer success (Sucesso do Cliente).

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