Existe uma necessidade de inovar as estratégias de Talent Acquisition e Employer Branding pois elas podem ser o diferencial para sua empresa.

Aqui vamos falar mais de números, que são a melhor forma de validar se alguma estratégia está realmente surtindo efeito. Com outras palavras, contra dados não há argumentos!! Os últimos estudos sobre recrutamento têm demonstrado como o Employer Branding ajuda no processo de atração, seleção e contratação.

A aquisição de talentos tem sido uma tarefa cada vez mais árdua para os recrutadores. Inovar nos processos de recrutamento e seleção para sair da “mesmice”… Além de conseguir comunicar de forma clara e contundente o Employer Branding da sua empresa. Hoje esses têm sido alguns diferenciais.

Portanto, essas estatísticas que vamos apresentar a seguir foram tiradas de estudos e publicações de grandes empresas. Como Linkedin, Glassdoor, CareerArc, Randstad, entre outras. E mostram o quanto é importante investir em Employer Branding para se diferenciar no mercado.

Mais clareza na relação Talent Acquisition e Employer Branding

Sabemos atualmente que 56% dos recrutadores acham que Employer Branding é uma das principais prioridades na estratégia da empresa. Apesar disso, apenas 57% dizem que possuem uma estratégia de Employer Branding clara.

Assim, analisando o que os candidatos pensam a respeito, podemos ver que há uma real importância a respeito desse tema. Segundo a CareerArc, 75% dos candidatos consideram o Employer Branding das empresas antes de aplicar para uma vaga de emprego.

Podemos perceber que boa parte dos candidatos querem saber sobre a empresa antes de aplicar para alguma vaga. No entanto, um pouco mais da metade dos recrutadores afirmaram que possuem estratégias de Employer Branding para atrair os talentos. Consegue visualizar o gargalo?

Impacto do Employer Branding no processo de atração, recrutamento e retenção de talentos

O trabalho de recrutadores para encontrar e atrair talentos tem sido cada vez mais difícil. Ainda mais com as redes sociais onde fica cada vez mais fácil achar informações a respeito de uma empresa. Por isso, muitas investem no famoso Endomarketing.

Segundo o LinkedIn, empresas com uma forte estratégia de Employer Branding conseguem duas vezes mais aplicações por vaga. E a chance de seus recrutadores receberem respostas dos candidatos que eles contataram é duas vezes maior também.

Com mais candidatos e mais respostas fica fácil de perceber que a chance de encontrar os melhores talentos aumenta muito! Além de conseguir encontrar, atrair e recrutar com mais eficiência, o Employer Branding também ajuda a reduzir o turnover nos primeiros seis meses em até 40%.

Onde as redes sociais ficam nisso?

As redes sociais estão totalmente presentes na vida de todos. Elas fazem com que as pessoas estejam sempre conectadas e absorvendo informações o tempo todo. Com isso, as empresas se tornaram obrigadas a ser cada vez mais transparentes.

Portanto, as pessoas deixaram de acreditar no que a empresa diz em anúncios de vaga e passaram a confiar muito mais no que os empregados dizem sobre a companhia.

No último ano, 76% dos candidatos viram o perfil da empresa no LinkedIn antes de aplicar para uma vaga. E 62% dos candidatos visitam redes sociais para avaliar o Employer Branding da empresa. Já dos empregados, 74% disseram usar perfis pessoais e profissionais para promover o Employer Branding de sua empresa.

Analisando as empresas o resultado é expressivo, 76% delas comunicam seu Employer Branding através de suas redes sociais. E a tendência desse número é aumentar ainda mais com o surgimento de novas plataformas e canais de comunicação.

Impacto de uma má e de uma boa reputação na aquisição de talentos

Depois de ver os dados sobre as redes sociais fica fácil imaginar o que acontece com uma má reputação de suas empresas, não é? Ter avaliações negativas de uma empresa faz com que a grande maioria dos candidatos nem cogitem trabalhar lá. 69% não aceitariam trabalhar em uma empresa com má reputação, mesmo estando desempregados.

Fazer uma má escolha na hora da contratação também custa caro para a empresa, e eu não estou falando de custos de treinamento e rescisão contratual. Segundo os empregados analisados, mais de 1/3 das pessoas que foram desligadas de uma empresa deixaram uma revisão negativa do seu antigo empregador.

Por outro lado, uma empresa com boa reputação possui uma grande vantagem nesse mercado, mesmo com aquelas que já estão empregadas! 84% consideram sair do seu emprego atual se for oferecido algum trabalho em uma companhia com uma excelente reputação no mercado.

Dá pra perceber que quem consegue ter uma boa estratégia e comunicação do Employer Branding sai muitoooooo na frente dos outros.

Resultados na gestão da empresa

Se analisarmos os resultados operacionais que um Employer Branding bem executado traz, os dados são excelentes. Já que um Employer Branding bem executado pode reduzir 43% do custo de contratação, decorrente da redução em custos de treinamentos, processos de recrutamento e seleção e rescisões contratuais de possíveis pessoas que não possuem a cultura da sua empresa.

Isso não quer dizer que elas são ruins, apenas não se adequam ao modo que a sua empresa opera. Além disso, essa redução de custos junto com a melhora operacional, ajuda a aumentar o preço das ações em 36%.

Falta de suporte e de ferramentas para executar programas de Employer Branding

Mas por que algumas empresas ainda têm dificuldade para atrair e recrutar talentos? Apesar de todos os números a favor de estratégias de Employer Branding, apenas 37% das empresas atualmente possuem um programa que encoraje os empregados a promoverem o Employer Branding.

Quando olhamos o suporte e o ferramental disponibilizado pelas empresas, percebemos que ainda poucas investem nesse tipo de estrutura. 40% falam que não possuem nenhum suporte interno para executarem tais iniciativas e praticamente metade dos respondentes (49%) afirmam que não possuem as ferramentas necessárias para efetivamente aumentar o Employer Branding da empresa. Fica claro que muitas empresas ainda tem que melhorar!

Enfim, são indiscutíveis os benefícios que o Employer Branding pode trazer à sua empresa tanto para encontrar e atrair talentos quanto para reter as melhores pessoas na empresa e conseguir comunicar para todos os colaboradores.

Atualmente há uma necessidade latente de inovar e as estratégias de Talent Acquisition e Employer Branding podem ser o diferencial para alcançar os resultados que sua empresa busca.

Se quiser saber mais um pouco dos relatórios e pesquisas e saber como a TalentBrand pode ajudar a sua empresa a comunicar seu Employer Branding no próximo processo de recrutamento e seleção, venha conversar com a gente. Tenha um software que te auxilie nestes desafios!

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