O engajamento no trabalho é uma característica que vem sido buscada por gestores de empresas dos mais diversos nichos. O motivo para isso é muito importante, e falaremos sobre isso mais adiante. Entretanto, o fato é que a rotatividade de colaboradores se tornou comum e esta acarreta grande prejuízo financeiro às empresas.

Além disso, o engajamento no trabalho tende a criar um ambiente mais leve na rotina do dia a dia. Entretanto, embora as empresas cobrem essas característica de seus colaboradores, elas também precisam fazer a sua parte e oferecer um ambiente onde o estímulo seja constante.

Sendo assim, neste artigo falaremos sim da importância do engajamento no trabalho… Mas falaremos também sobre como os líderes e as empresas podem estimular isso nos funcionários. Veja:

A importância do engajamento e da colaboração

Para entender a importância do engajamento e da colaboração dos funcionários dentro da empresa é preciso se apegar à um conceito: a produtividade.

Basicamente, a ideia do engajamento é oferecer ao colaborador um ambiente que permita a ele aumentar a sua produtividade de forma natural e recompensadora.

Para que isso ocorra é fundamental que o colaborador se identifique com os valores empregados pela empresa.

Além disso, é preciso que tenham plena ciência da importância do seu trabalho. Bem como de que ele faz parte de algo muito maior que as tarefas que lhe são empregadas.

Bem como de que ele faz parte de algo muito maior que as tarefas que lhe são empregadas.

Em outras palavras, o engajamento é o responsável por fazer com que os colaboradores coloquem mais energia em tudo que fazem porque estão comprometidos com o resultado.

Mas como estamos falando em colaboradores, nem tudo está ligado exclusivamente à empresa. Os gestores e empresários precisam ter em mente que somente se engaja aquele que se sente realizado no que faz. Sendo assim, a empresa precisa desempenhar seu papel e oferecer meios de contribuir para tudo que falamos até aqui.

Como estimular o engajamento no trabalho

Depois de compreendermos a importância do engajamento no trabalho podemos dar algumas dicas para estimular a colaboração dentro de uma empresa. Acompanhe:

  • Líderes que inspiram: não existe maior exemplo do que o pela ação, ou seja, líderes competentes, proativos, animados e que se interessam pela sua equipe tendem a influenciar o engajamento dos colaboradores da forma mais natural possível;
  • Oportunidades de crescimento: parte do engajamento vindo de funcionários parte da premissa de que um dia serão reconhecidos e premiados, sendo assim, é extremamente válido atender essa expectativa de maneira a atender também aos interesses empresariais;
  • Contratação assertiva: outra dica é contratar pessoas que já tenham este perfil. A ideia é encurtar o caminho para o engajamento, mas é preciso atenção. Encontrar esse tipo de perfil não é fácil, basta ver nosso artigo que lista 10 erros no processo seletivo. Por isso, a dica é contar com uma equipe profissional que fará esta busca para a sua empresa.

Sendo assim, se a sua empresa está em busca de funcionários com engajamento no trabalho, fale conosco. Nós podemos ajudar nessa busca.

Tags: ,

Related Article

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN