Você já parou para pensar por que a Apple tem (ou tinha) tantos evangelistas de sua marca? A resposta óbvia é pensar simplesmente em branding, mas é um pouco mais específico: foi por causa do seu Employer Branding.

Um dos grandes erros das suas concorrentes durante muito tempo foi criar comerciais — e não produtos — que as pessoas amam.

Como Jonathan Ive comentou certa vez, ninguém se torna evangelista de uma propaganda, mas sim de uma experiência. Não basta ver o Iphone, você precisa sentir a textura, testemunhar a intuitividade.

Hoje acontece algo parecido com muitos diretores de RH que apostam em Employer Branding no Brasil.  Essa estratégia é tão reconhecida que é aplicada por cerca de  74% dos empregadores.

Quer entender o que é essa estratégia e por que ela é tão promissora? Acompanhe!

O que é Employer Branding?

O Employer Branding, conhecido também como marca empregadora, nada mais é do que um conjunto de técnicas para transmitir ao mercado uma imagem da sua empresa. No caso, uma imagem dela como local de trabalho.

É um marketing para fazer com que uma instituição salte aos olhos dos candidatos. Ou seja, é uma forma de despertar e alimentar o desejo dos profissionais de trabalhar na sua empresa.

Exemplos famosos de um bom Employer Branding são a Apple e a Google.

Qual é a importância do Employer Branding?

Hoje em dia, é muito comum postar vagas em portais de amplo alcance para atingir os candidatos que você procura. Todavia, nem sempre essa estratégia é bem sucedida. E isso começa a se tornar uma situação complicada quando você precisa preencher uma vaga rápido, certo?

Trabalhar a marca empregadora fará com que seu banco de talentos esteja sempre cheio de candidatos. Afinal, quem não vai querer entrar na sua empresa depois de um trabalho de divulgação em cima dela?

E o melhor de tudo: no final das contas, o Employer Branding pode inclusive te ajudar a atrair candidatos melhores. Isso porque 1. Sua empresa vai parecer muito mais atrativa aos olhos dos profissionais e 2. Os profissionais que se candidatarem à sua vaga terão um fit cultural muito maior.

Por fim, é importante ressaltar que com um bom Employer Branding você também reduz o custo com o processo de Recrutamento e Seleção.

Quais são as melhores estratégias de Employer Branding?

Agora que você já entende com maior clareza o que é o Employer Branding e qual é sua importância, podemos passar à prática. Nosso objetivo final é fazer com que a sua empresa mostre que ela é um dos melhores locais para se trabalhar.

Mas, antes disso, é importante ter muito bem definido seu conjunto de valores, visão e ideais. Ou seja, é preciso ter uma cultura organizacional muito clara. Afinal, pior que não trabalhar na marca empregadora é fazer uma falsa propaganda do que ela é.

Você precisa transmitir o que a sua empresa acredita, seus pilares principais, como as coisas de fato funcionam dentro dela. O que vocês valorizam e o que você não apreciam deve estar bem claro, assim como a rotina dos seus funcionários.

Agora, sem mais delongas, vamos a 4 dicas de como colocar o employer branding na prática:

Elabore uma estratégia clara

Planejamento é a chave para elaborar uma boa estratégia de Employer Branding. Não espere que da noite pro dia você, ao postar algumas fotos da equipe, se torne a empresa dos sonhos. É um trabalho que leva tempo e esforço.

Tenha em mente as metas principais que você deseja alcançar com seu Employer Branding. Você quer atingir mais candidatos? Quer economizar no seu processo de R&S? Ou deseja atrair candidatos com maior fit cultural?

Analise seu quadro atual

Antes de conseguir colocar o plano da marca empregadora em prática, você precisa entender onde está errando atualmente. Fazer uma análise mais detalhada de quais pontos você acredita que pode melhorar é essencial.

Por exemplo, pare para pensar onde há um maior gap no seu funil de recrutamento:

Você não consegue atrair candidatos? Ou até consegue mas eles não têm fit cultural? Faça uma boa reflexão sobre como pode melhorar suas práticas atuais!

Separe o perfil desejado

Como qualquer trabalho de Marketing, você precisa separar o seu público alvo. Afinal, não adianta você sair atirando para todos os lados.

Como um bom profissional de RH você já deve saber que não são todos os candidatos que se enquadram na sua empresa. E, obviamente, a comunicação para atingir um estagiário ou um diretor são completamente diferentes.

Além de pensar na cultura da sua empresa, pense também nas competências que espera do candidato. Quanto mais detalhado for o perfil que você traçar, mais fácil será atingir o candidato ideal.

Crie estratégias voltadas para seus candidatos ideais

Finalmente, depois de um bom planejamento e a definição do seu público alvo, devemos começar a agir. Aqui vamos começar a criar atrativos para o tipo de candidato que desejamos atingir.

Uma boa forma de estruturar isso é por meio de um EVP (Employment Value Proposition).

A Proposta de Valor ao Empregado é a forma pela qual você vai mostrar por que a sua empresa é a melhor para se trabalhar em relação às outras. Essa prática se dá por meio da divulgação de benefícios e aspectos da sua cultura que você julgue atraentes aos candidatos.

O Employer Branding é uma ótima forma de promover a atração e retenção de talentos. Além de dinamizar o processo seletivo e oferecer uma redução considerável de gastos no processo de Recrutamento e Seleção.

Não fique para trás e comece a aplicar essa estratégia agora mesmo!

Esse artigo te ajudou? Alguma dúvida e/ou sugestão? Então conte para nós nos comentários! 🙂

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