/ Para candidatos

Como demonstrar interesse no processo seletivo

Na tortuosa jornada em busca de um emprego, é natural o candidato se perguntar como ter um tão desejado destaque no processo seletivo. É comum que você tenha que passar por mais de uma entrevista até que seus interesses e competências cruzem com as necessidades da empresa.

As entrevistas de emprego, diferentemente de outras atividades cotidianas, nunca parecem ficar muito mais fáceis mesmo quando você já realizou incontáveis delas. Além disso, cada vez mais os processos seletivos estão tornando-se concorridíssimos. Todos os detalhes contam.

Por isso, é importante se atentar especialmente para perguntas mais abertas e pessoais, evitando se atrapalhar ou até sofrer um “branco”.

Como ter destaque no processo seletivo?

Hoje em dia, a tendência é que os candidatos frequentemente se destaquem por suas soft skills.  Assim, o jeito que se portam, como desenvolvem suas respostas e, principalmente, os traços de sua personalidade, saltam aos olhos dos recrutadores. Pensando nisso, lembramos que uma das coisas que mais atraem os recrutadores é um candidato que demonstra ativo interesse na vaga e um alinhamento com a cultura organizacional da empresa.

Com o desejo de te ajudar a melhorar seu desempenho em processos seletivos, a Talentbrand elaborou uma lista com as 6 principais dicas para você garantir sua vaga dos sonhos!

Seja positivo

Pode soar como uma dica muito básica, mas positividade é a base de uma entrevista bem sucedida! Quando você é capaz de manter-se otimista, descontraído e bem humorado, tanto o entrevistador quanto você mesmo sentirão uma grande fluidez e naturalidade na conversa.

O que poucas pessoas notam é que quando elas pensam positivamente - como, por exemplo, que elas conseguirão uma vaga -, elas naturalmente se sentem mais confiantes. Junto com a confiança, outras qualidades pessoais, como uma boa linguagem corporal e desenvoltura escrita e oral, vêm à tona.

Não se esqueça de, preferencialmente, sempre terminar suas respostas com um tom positivo. Assim, mesmo quando uma história for “negativa”, tente tirar um lado bom dela. Além de dar uma “brecha” para o entrevistador continuar um assunto positivo, você demonstrará grande resiliência.

Lembre-se que quando você se sente confortável perto do seu entrevistador, é possível estabelecer uma maior ligação com ele. Ganhar a simpatia de um recrutador é uma grande chave para o seu sucesso.

Estabeleça uma conexão com o entrevistador

Retomando o tópico anterior, não conseguimos expressar de maneira suficientemente satisfatória o quanto “conquistar” o recrutador é importante. Por mais que na hora você esteja extremamente nervoso, não se esqueça que ele é uma pessoa também!

Portanto, quanto mais você estabelecer uma conversa espontânea e divertida, mais facilmente ele lembrará de você em vez de outros candidatos. Criar memórias positivas da sua entrevista o farão te considerar mais de acordo com a cultura da empresa.  

Também tenha em mente que futuramente, caso você seja contratado, você conviverá com ele no ambiente de trabalho. Assim, é lógico assumir que ele queira manter perto de si pessoas com quem ele simpatiza!

Não minta!

Um deslize que boa parte dos candidatos - principalmente os menos experientes - cometem é “exagerar a verdade” ou mentir em uma entrevista. Inclusive, frequentemente em rodas de conversa recebemos esse conselho até de pessoas mais experientes.

Acontece que, naturalmente, os profissionais de RH são treinados para saberem reconhecer emoções nos menores detalhes possíveis. Muito provavelmente, se você mentir sobre algo, eles serão capazes de notar!

Sem contar que você pode ser solicitado, no caso de habilidades, cursos e/ou conhecimento em línguas, a comprovar o que foi dito. Não há algo mais constrangedor e frustrante do que ser pego na sua própria mentira tão perto da reta final!

Mostre resultados

Essa dica vale especialmente para profissionais mais experientes. Numa entrevista de emprego, naturalmente o recrutador terá curiosidade para saber quais foram suas contribuições para a última empresa em que trabalhou.

No fim, você está oferecendo seus “serviços”. Eles gostarão de saber exatamente quem estão contratando, se você dará conta das atribuições da vaga e se ajudará, também, a empresa a crescer.

Aprofundando nesse tópico, podemos sugerir o uso do método S.T.A.R. (sigla para Situação-Tarefa-Ação-Resultado) para definir de forma mais clara e lógica como essas experiências foram relevantes para você.

Para quem está procurando o primeiro emprego: não se desespere! Experiências como desempenho na faculdade, intercâmbios, trabalhos voluntários, cursos extensivos e até situações pessoais em que você aplicou alguma habilidade, contam na hora de se destacar no processo seletivo.

Pesquise sobre a empresa

Uma tecla na qual sempre batemos porque recorrentemente nos aparece é a falta de preparo do candidato e interesse em pesquisar mais sobre a vaga. É extremamente importante entender sobre os valores da empresa, sua visão, suas metas, cultura, etc, para compreender o que ela espera de você como profissional.

Não tenha preguiça de pôr as mãos na massa e coletar a maior quantidade de dados disponíveis sobre a empresa. Quanto mais você souber, mais fácil ficará de adequar suas respostas e “histórias” para o que eles esperam do profissional que ocupará tal vaga.

Acredite, esses minutos de preparação a mais valerão a pena!

Ouça e responda com cuidado

Por último, mas não menos importante: seja atencioso tanto às suas respostas quanto ao que o entrevistador está falando. De maneira geral, é comum os candidatos terem a noção de que suas respostas são importantes, mas dificilmente pensam que a qualidade delas depende diretamente do entendimento das perguntas.

Quando estamos ansiosos, é normal termos uma maior dificuldade para nos concentrar, sendo consequentemente mais difícil ouvirmos e processarmos o que o recrutador está falando. Portanto, mantenha isso sempre em mente!

É bom lembrarmos que, principalmente se você for tímido, tomar um pouco mais de tempo para responder a perguntas é visto como positivo. Só tome cuidado para não ficar em silêncio por muito tempo ou se atrapalhar!

Dica final

Temos certeza que com essas dicas você será um grande destaque nos seus processos seletivos! :)

Se precisar de uma ajuda extra para detonar na sua entrevista de emprego naquela empresa que você tanto curte, confira mais posts do nosso blog!

Como demonstrar interesse no processo seletivo
Share this
Vagas em Marketing e Vendas - we're hiring!