No competitivo mundo em que vivemos, torna-se cada vez mais importante para o sucesso da sua carreira saber identificar quando é preciso melhorar seu desempenho no trabalho. Muitas vezes sentimos que não estamos dando nosso melhor até mesmo em tarefas mais simples, mas preferimos “deixar pra lá” na esperança de milagrosamente melhorarmos.

Não importa que nível hierárquico você ocupa, é preciso lembrar que todos realizam tarefas importantes para o crescimento da empresa! Portanto, para ajudá-lo a se destacar pela sua produtividade, a Talentbrand preparou algumas dicas sobre o que fazer quando você não desempenha tão bem no trabalho quanto deveria.

Por que ficamos menos produtivos?

A primeira coisa que você provavelmente pode estar se perguntando é: como ficamos improdutivos? Se pararmos para pensar, não é difícil reconhecermos que inúmeras pessoas vão para o emprego dia após dia sentindo que, no final do expediente, não conseguiram dar o seu melhor. Pensando bem, podemos arriscar dizer que isso enquadra a maioria de nós em grande parte dos dias.

Bom, sinceramente, existem diversos fatores que podem interferir no seu desempenho profissional. Vida pessoal, nível de satisfação na empresa ou nas atribuições que desempenha, ambiente de trabalho, organização, saúde… Enfim, basicamente tudo que compõe sua rotina pode ser a diferença essencial entre um ótimo rendimento ou um dia totalmente improdutivo.

Sabendo disso, atente-se primeiramente aos hábitos que você cultiva – e também mudanças que podem ter acontecido! –  na sua vida. Na maioria das vezes, conseguimos ter uma ideia de alguns erros que cometemos que comprometem nossa performance.

Porém, a dificuldade está principalmente em saber como corrigir essas falhas. Na verdade, não é incomum que mesmo depois de tentarmos mudar, não obtemos resultados satisfatórios. Mas não se desespere! Venha conosco ver alguns dos maiores sinais de baixa produtividade no trabalho e como corrigí-los.

1. Cansaço

Lembra quando você leu aquele relatório diversas vezes, mas sempre no final dele não se lembrava mais de nada? Ou quando você sentiu que teve que batalhar contra seus olhos para mantê-los abertos?

Talvez cansaço seja o fator mais intuitivo da nossa lista. Já é sabido que funcionários desgastados não conseguem ter o mesmo nível de concentração e produtividade em comparação aos que têm uma rotina mais balanceada. Apesar de teoricamente “todos saberem disso”, poucos procuram sobre como se sentir mais energéticos no seu dia a dia.

Para corrigir esse problema, você pode tentar dormir mais e, também, estipular uma rotina regular de sono. Evite dormir e acordar em horários muito diferentes e/ou por períodos de tempo discrepantes. Isso inclui finais de semana!

Também podemos mencionar casos de desgaste mais específicos, como os de pessoas que trabalham constantemente na frente de telas de computador. Nesse caso, dê pequenas pausas regulares ao longo do dia para descansar seus olhos. Tome um café, ande um pouco pela empresa, enfim, qualquer coisa que ajude a tirar seus olhos do brilho intenso!

Vale a pena lembrar que, se você passa muito tempo do seu dia sentado, levantar para uma rápida caminhada de 20 minutos te ajudará a se sentir mais disposto e concentrado!

2. Insatisfação com seu emprego

Outra grande “fatia de culpa” no baixo rendimento no trabalho é, com certeza, a infelicidade em relação à função ou ao ambiente que você ocupa. Sentir-se alinhado à cultura da sua empresa, inspirado e guiado pelos seus superiores, ouvido e entendido pelos seus colegas e ver objetivo nas suas funções, faz toda a diferença!

Infelizmente, são recorrentes os casos de funcionários que ficam em empregos que não gostam por medo de tentar procurar por outras vagas que melhor enquadrem seu perfil. Um grande conselho que uma vez ouvi foi: sempre pense que é no seu trabalho que você passará a maior parte do seu dia.

Não tenha medo de procurar algo que te fará mais feliz! Sentir um senso de propósito no que você faz e uma conexão com quem você trabalha não tem preço.

3. Foque em uma coisa de cada vez

Um ótimo jeito de não terminar nenhuma tarefa é tentar fazer várias tarefas completamente diferentes ao mesmo tempo! Você não está sendo mais produtivo respondendo a um e-mail enquanto interpreta gráficos e redige um relatório sobre os fatores determinantes para o crescimento da empresa.

O cérebro humano não foi feito para desempenhar várias atividades ao mesmo tempo, não importa o quanto você crê ser bom nisso! Foque em uma coisa por vez e será perceptível como seu rendimento no trabalho vai decolar.

4. Quebre grandes metas em pequenas tarefas

Relacionado ao tópico anterior, sugerimos dividir atividades mais complexas em pequenas tarefas. Quando temos algum projeto grande para entregar, é comum surgirem os sentimentos de sobrecarga ou confusão ao olhar para o quanto ainda deve ser feito.

Um bom jeito para essa tarefa parecer menos intimidadora é criar uma lista das pequenas coisas que precisam ser realizadas, para elas sejam cumpridas. Além de ser mais organizado, a cada pequena meta que recebe um “check”, você se sentirá mais estimulado.

5. Separe tempo para o lazer

Tão importante quanto gostar do seu emprego, é saber a hora que você deve tirar uma pausa dele. É extremamente difícil ser uma pessoa com alto rendimento no trabalho se você não consegue conciliar sua carreira profissional com suas metas pessoais!

Planeje-se para fazer atividades recreativas no seu tempo livre. Saia com seus amigos, passe um tempo com a sua família, faça aulas de pintura, aquele curso que você tanto queria… Enfim, qualquer coisa que possa distrair sua mente da rotina de serviço.

Conclusão

Mudanças acontecem com um passo a cada dia. Não se cobre para se tornar a pessoa mais produtiva do mundo assim que terminar de ler esse artigo! Lembre-se de ter paciência consigo mesmo e vá incorporando as dicas que demos aqui aos poucos. Assim, estamos seguros em dizer que os resultados serão garantidos!

Esperamos que nosso post ajude você a conseguir finalmente melhorar desempenho no trabalho e se destacar na sua empresa! 🙂

Caso sinta que está na hora de traçar uma nova jornada, conte com a nossa plataforma para achar vagas que tenham tudo a ver com você!

0 Comments

Leave a Comment