/ Para candidatos

Descubra como fazer o seu marketing pessoal e arrasar nas empresas

Você ainda duvida que uma entrevista de emprego é uma venda? Pois então saiba que o marketing pessoal é para os profissionais como uma propaganda é para um produto. Em outras palavras, é uma estratégia usada para “vender” sua imagem como profissional.
Num geral, o marketing pessoal possui como objetivo novas e melhores oportunidades no mundo corporativo, entretanto, como em qualquer venda, a mentira não leva a caminhos longínquos, duradouros e positivos. Exatamente por isso, vamos te mostrar como fazer seu marketing pessoal de maneira eficiente e te levar a um novo patamar nas empresas.

1. Estude a empresa

Ao ser chamado para uma entrevista, prepare-se para ela. Para isso, a internet é a maior aliada. Se informe sobre a empresa, veja seu site, leia seus materiais e, desta forma, crie insumos para uma conversa mais fluída...uma conversa onde você mostre ao entrevistador que se preparou para aquele momento e se interessou pela empresa.

2. Estude o mercado

Ainda relacionada à preparação para a entrevista, é importante entender também o nicho da empresa. Entender sobre seu tipo de produto, entender se é um mercado em crise ou em alta, compreender os desafios e as ações mais comuns. Desta forma, se torna possível mostrar que sabe do que está falando e mostrar criatividade na resolução de problemas logo de cara.
Uma dica aqui é procurar entrevistas sempre no mesmo nicho. Desta forma você tende a se especializar naquilo e ter mais domínio do tema.

3. Use as redes sociais

Já ouviu a frase “quem não é visto não é lembrado”? Pois bem, as redes sociais são ótimas para se fazer visto. Atualmente, inclusive, elas contam com um enorme alcance e, com isso, melhoram as chances de você se destacar.
Mas tenha atenção! Ser visto significa que não há espaço para erros, por isso, seja participativo mas tenha atenção ao que posta, comenta e curte. Além disso, siga perfis de pessoas influentes...em geral essas pessoas compartilham importantes dicas e tendências para determinados nichos e para profissionais diversos.

4. Cuide da sua imagem

Não, não estamos dizendo para você andar de roupas sociais para cima e para baixo. Aliás, atualmente inúmeras empresas se orgulham de não possuir dress code, mas isso não significa desleixo.
Tanto nas redes sociais, quanto pessoalmente, bom senso é a ordem da vez. Procure se vestir de acordo com a ocasião e, independente do visual que escolher, mantenha-se sempre apresentável.

5. Conte com profissionais

No processo de recolocação profissional é preciso saber onde procurar as melhores oportunidades e como oferecer seus serviços. Por isso, vale a contratação de profissionais especializados nesta tarefa.
É claro que você consegue oportunidades sozinho, entretanto, em geral, estes profissionais possuem uma grande rede de networking que encurtam o processo e ainda possibilitam oportunidades que só são oferecidas à eles.

Bom, o marketing pessoal é fundamental em tempos de enorme concorrência e altos índices de desemprego, mas acredite, se você se preparar e tiver acesso às oportunidades certas, com certeza chegará a uma ótima nova chance.

Descubra como fazer o seu marketing pessoal e arrasar nas empresas
Share this
Vagas em Marketing e Vendas - we're hiring!