Uma ferramenta digital que otimiza a seleção de talentos é essencial para o sucesso da sua empresa. Neste post você descobre como selecionar a melhor!

Construir uma equipe de colaboradores de alta performance garante à empresa um diferencial competitivo sem paralelos. Nesse sentido, os profissionais de RH devem conduzir o processo de contratação com o máximo de estratégia e eficiência. 

Felizmente, hoje existem instrumentos tecnológicos que facilitam muito esse trabalho, como é o caso do software de recrutamento e seleção, a estrela deste nosso artigo! Essa ferramenta traz inúmeros benefícios às operações de RH, otimizando desde a abertura da vaga até a contratação do novo colaborador.

Então, animado com a possibilidade de simplificar seu processo de aquisição e gestão de talentos? Continue conosco até o final deste post para conhecer as vantagens de contratar um software de recrutamento e seleção, e, ainda, descobrir como escolher aquele que melhor preenche suas necessidades! Vamos lá?

Vantagens de automatizar o processo de recrutamento e seleção

A contratação um software para automatizar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa te proporcionará:

  • Redução do tempo na divulgação e fechamento de uma vaga, reduzindo os custos dessa etapa;
  • Ganhos de escala nas operações de RH;
  • Aumento da eficiência na seleção e maior assertividade do processo;
  • Inovação em processos, garantindo melhor experiência do candidato;
  • Valorização da marca empregadora da organização;
  • Redução de custos com demissões, uma vez que aumenta a probabilidade de selecionar os candidatos com maior aderência à vaga;

Considerando todas essas vantagens, certamente vale a pena investir nesta ferramenta, não é mesmo? Mas, antes de mais nada, é preciso escolher um software que corresponda às necessidades do seu RH, para evitar prejuízos aos resultados da empresa. A seguir iremos te orientar nessa importante etapa! Veja como!

Escolhendo um software de recrutamento e seleção

Atualmente, estão disponíveis no mercado diversas opções de softwares de gestão, recrutamento e seleção de recursos humanos. Assim, cada um tem suas particularidades, logo é necessária atenção extra para escolher uma plataforma adequada às necessidades da empresa. Confira nossas orientações a seguir.

Passo 1: Mapear as principais dores do setor de RH

Identificar quais são os gargalos das operações do RH é o princípio básico para buscar a solução adequada. Não subestime a importância dessa etapa, pois a contratação de uma ferramenta com funcionalidades desnecessárias pode implicar em maiores custos, comprometendo seu orçamento do setor.

Enfim, procure integrar toda a equipe no levantamento dessas fragilidades para ter uma visão ampla do que pode estar prejudicando a eficiência das contratações. O problema é desorganização e descentralização de informações sobre os candidatos? Ou talvez dificuldade na triagem e ranqueamento dos candidatos? 

Enfim, questione-se e mapeie as prioridades para uma melhor escolha.

Passo 2: Definir um orçamento

Todos os setores de uma organização tomam decisões pautadas em limites orçamentários. Portanto, o investimento em qualquer ferramenta deve considerar a disponibilidade de recursos financeiros, bem como o custo-benefício das opções. 

Como apontamos, esse passo está intrinsecamente ligado ao primeiro, pois as funcionalidades do software e a necessidade de sua contratação devem ser justificadas pelo retorno ou economia financeira potencial na sua aplicação. Afinal, não é interessante incorrer em despesas adicionais sem sentido prático.

Passo 3: Pesquisar e testar

Se dois primeiros passos forem bem executados, pesquisar pelo software mais adequado aos critérios definidos não será difícil! Mas para isso é importante ter clareza sobre quais funcionalidades você deseja encontrar no programa que irá contratar. 

Avalie se o que você procura é uma plataforma que facilite a criação de vagas, que tenha uma interface amigável, que possibilite criar um banco de talentos, ou, ainda, que ofereça suporte técnico e garanta a segurança de dados. Além disso, essas e outras exigências apenas você e sua equipe de RH poderão determinar. 

Após estabelecer o conjunto de atributos esperados, agende testes e demonstrações. Também é interessante ouvir opiniões de outros especialistas em recrutamento sobre as plataformas que mais te interessaram. A saber, você pode experimentar o ATS da Talentbrand por 7 dias, gratuitamente.

Durante essa avaliação, não se esqueça de avaliar pontos como:

  • Usabilidade e intuitividade da interface. Afinal, de nada adianta ter ótimos recursos se os usuários não souberem como utilizá-los;
  • Desempenho técnico e suporte personalizado;
  • Integração para divulgação de vagas em sites especializados, redes sociais e WhatsApp;
  • Compatibilidade da plataforma com os valores de sua marca empregadora, a fim de atrair talentos estratégicos de forma orgânica;

Ao cumprir esses passos você estará apto a contratar o melhor software para sua empresa. Lembre-se que será necessário integrar a nova plataforma ao seu banco de talentos interno e treinar a sua equipe de RH para usar a nova aplicação – aqui você perceberá como é importante uma interface simples!

E então, gostou das nossas dicas? Ficou interessado em experimentar uma plataforma que pode agilizar suas operações com ganhos de eficiência?

Não deixe de conhecer as soluções que o ATS da Talentbrand pode oferecer à sua empresa! Agende hoje uma demonstração e conheça melhor as funcionalidades essenciais que garantimos ao seu RH! Saiba mais aqui.

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN