A descrição de cargo é uma ferramenta simples, porém indispensável para uma boa gestão de recursos humanos. Saber utilizá-la pode ser um grande diferencial na experiência do candidato. Quer saber mais? Confira nosso artigo sobre o tema!

A descrição de cargo é uma ferramenta essencial para gestores de recursos humanos, em especial no contexto do recrutamento e seleção de candidatos. Isso porque, quando utilizada eficiente e estrategicamente, permite selecionar os melhores candidatos, desde a publicação da vaga até a seleção final. 

Atualmente, a disputa pelos melhores talentos do mercado de trabalho é bastante acirrada. Logo, posicionar-se como uma forte marca empregadora é mais importante do que nunca. Parte desse processo é causar uma boa primeira impressão desde o  texto do anúncio de uma posição em aberto. 

No artigo de hoje, veremos com mais detalhes quais os objetivos da descrição de cargo e seu impacto na experiência do candidato. Fique conosco até o final e descubra a importância de recrutar os profissionais com maior aderência as vagas ofertadas pela sua empresa. Boa leitura!

O que é descrição de cargo?

A descrição do cargo é uma ferramenta de comunicação que permite sumarizar os elementos fundamentais e, consequentemente, inegociáveis de uma função desempenhada por um colaborador numa determinada estrutura corporativa. 

Trata-se, portanto, de um texto cujo objetivo é proporcionar ao profissional uma fotografia real de suas atribuições, e não uma visão prospectiva ou ideal. 

Em geral, uma descrição de cargo bem feita, permite ao colaborador mapear seus conhecimentos teóricos e técnicos (hard skills), nível de proficiência em métodos e ferramentas que adquiriu na prática (know-how), e competências interpessoais (soft skills). 

Portanto, a descrição do cargo ajuda a compreender a utilidade do profissional na empresa, suas missões e suas atividades. Ademais, especifica a posição do cargo na estrutura empresarial: situação funcional, posicionamento hierárquico, responsabilidades, bem como suas especificidades (viagens, horários, etc.).

Note que, a descrição do cargo, deve ser escrita de acordo com o posto de trabalho, e não de acordo com a pessoa que o ocupa ou ocupará. Além disso, o texto pode (e deve!) ser modificado conforme a posição evolui e demanda outras competências. Desse modo, é importante que a descrição da posição seja sempre atualizada.

A importância da descrição de cargo

A descrição de cargo é crucial para garantir que os colaboradores de sua empresa sejam os mais adequados para cada posição. Portanto, é importante revisá-las e mantê-las atualizadas regularmente para que representem a realidade. 

Logo, a descrição do cargo não é uma ferramenta estática, ela evolui ao longo do tempo de acordo com as necessidades da organização e seu planejamento estratégico. Confira os benefícios do uso desse instrumento para a empresa e candidatos/colaboradores.

Para o empregador, permite:

  • Desenvolver as bases do seu processo de recrutamento e seleção de forma a atrair, selecionar e reter adequadamente candidatos que cumpram os requisitos, aumentando, assim, as suas chances de fazer a contratação certa.
  • Desenvolver um plano de integração e treinamento direcionado às necessidades de acordo com o cargo em questão, garantindo assim que sua nova contratação comece com o pé direito.
  • Avaliar os cargos de forma a construir e manter uma estrutura de remuneração justa, equânime, e reflita as atribuições e responsabilidades de cada posição.
  • Esclarecer os papéis e responsabilidades de cada um, evitando assim problemas de gestão e desengajamento.

Consequentemente, essas vantagens aumentarão o desempenho da organização.

Para o colaborador, permite:

  • Facilitar sua integração, pois esclarece seu papel e as expectativas da organização para com ele.
  • Participar de seu plano de desenvolvimento profissional, de acordo com seu nível de habilidade atual e as habilidades desejadas identificadas na descrição do trabalho.
  • Conhecer as responsabilidades e tarefas em que será avaliado;
  • Conhecer os possíveis perigos relacionados à saúde e segurança ocupacional.

Consequentemente, isso pode permitir solidificar seu compromisso e aumentar seu desempenho.

*

Pronto, agora você sabe a importância da descrição de cargo enquanto ferramenta de comunicação essencial para o recrutamento e para o departamento de recursos humanos. 

O indicado é que você trabalhe em estreita colaboração com o gerente direto da posição, para validar cada um dos elementos relacionados às funções em questão. O texto deve refletir as necessidades da empresa, mas de forma geral alguns tópicos fundamentais são:

Seção 1: cargo e informações relacionadas ao nível hierárquico da organização.

Seção 2: breve resumo que responde à pergunta: qual é o propósito do cargo?

Seção 3: responsabilidades e principais tarefas.

Seção 4: qualificações exigidas para o cargo.

Seção 5: habilidades necessárias (hard skills, soft skills e know-how)

Claro, esta lista não é exaustiva, e deve ser escrita em linguagem simples e precisa. Deste modo, a descrição do cargo torna-se um aliado na experiência do candidato e no fortalecimento da marca empregadora da organização. Pois, um anúncio de vaga, dá ao candidato uma imagem da empresa – e a primeira impressão conta!

Quer proporcionar a melhor experiência possível aos seus futuros colaboradores e atrair os melhores talentos do mercado? Conheça o ATS da Talentbrand

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN