A pandemia adicionou uma nova camada de desafios para o RH em 2021. Aqui neste post, você encontra quais são os principais e como resolvê-los

Você está preparada para os desafios do RH em 2021? Há um ano, o acrônimo VUCA era utilizado para definir um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. 

Popular nas áreas de negócios, o conceito criado nos anos 80 era aplicado até pouco tempo para designar uma realidade onde complexas forças agem para revolucionar a sociedade. 

No entanto, depois de 2020, o contexto ganhou uma nova camada de dificuldades e necessitava de outra definição. O mundo VUCA morreu. Hoje em dia, vivemos no mundo BANI: frágil, ansioso, não linear e… incompreensível.

Mas você sabe disso, afinal, está aqui vivendo neste cenário totalmente incontrolável diariamente. Isso reflete em todos os segmentos da sociedade, nas relações pessoais, nos hábitos de consumo… enfim…. 

O que isso tem a ver com os desafios do RH em 2021? Tudo. Continue conosco e saiba mais! 

RH e seus desafios em 2021: tudo mudou

Um vírus coloca o mundo inteiro em quarentena. Hackers invadem sistemas e  vazam dados de milhões de pessoas. Uma falha no sistema derruba as ações de uma grande multinacional na bolsa… 

Acontecimentos recentes comprovam: vivemos em um mundo frágil onde absolutamente nada está sob controle. Um belo gatilho para a ansiedade, não? 

Informações chegando por todos os canais, pensamentos sendo divulgados instantaneamente, transformação digital, dinamismo nas relações, o presencial sendo cancelado e o virtual ascendendo com todas as forças… 

Muitas vezes, temos a sensação que as coisas estão desconexas, sem uma ordem linear, ou como os projetos e processos acontecem paralelamente ao nosso redor.

Além disso, com a causa e o efeito distantes, fica muito difícil visualizar algo a longo prazo. O planejamento onde uma linha do tempo era o parâmetro para planejar, definir metas e esperar resultados claros agora é incompreensível. 

Essas são as diretrizes do mundo BANI. Com essa contextualização, fica evidente que a realidade atual impacta diretamente nas ações do departamento de recursos humanos. 

Pensando em desafios do RH em 2021, como desenhar soluções, processos, fazer a gestão das pessoas e manter a sua equipe equilibrada, motivada e engajada diante disso tudo? 

RH e seus desafios em 2021: como resolvê-los?

De acordo com pesquisas recentes, os principais desafios para o RH em 2021 giram em torno das mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19. Isolamento social, transformação digital sem precedentes e agilidade nos processos trouxeram uma configuração de mundo que não estávamos acostumados. 

Isso ocasionou uma verdadeira…,

Redesign Organizacional

O isolamento social trouxe a necessidade de pensar em modelos organizacionais mais flexíveis. Um dos maiores desafios do RH em 2021 é justamente redesenhar normas e processos. 

A ideia é acrescentar mais flexibilidade, autonomia, priorização, redefinir as fronteiras e, ao mesmo tempo, ter agilidade na execução das tarefas. 

Trabalho Remoto

O que era visto como tendência virou modelo de trabalho. Na pandemia, diversos paradigmas foram quebrados, e agora, é fato: as relações serão virtuais. 

Para a área de Recursos Humanos sobrou o desafio de saber como engajar os colaboradores de todos os níveis hierárquicos e trazer reflexões válidas para a equipe repensar essa normalidade. 

Transformação digital

Os líderes de RH ao redor do mundo concordam: o grande desafio para 2021 é a transformação digital e o estabelecimento de uma mentalidade orientada por dados.


Tecnologias como inteligência artificial, machine learning e people analytics são presença obrigatória nas empresas que almejam crescer, atrair e reter os melhores talentos. Quem não estiver pensando em automatizar os processos de recrutamento e seleção, por exemplo, estará obsoleto e vai ficar para trás.

Experiência do colaborador 

Esses dois itens aliados mostram que oferecer uma boa experiência ao colaborador será estratégica para o crescimento da empresa. O que seria isso exatamente? 

A nova economia e as transformações digitais consolidaram o conceito de people-centric. Uma empresa com pessoas no centro das ações e estratégias pensa na experiência do cliente, mas sobretudo, na do colaborador. 

Para inovar nesse quesito, as empresas estão mapeando os momentos da jornada do colaborador, para pensar em como oferecer uma vivência única dentro da empresa. 

Diversidade nas lideranças

Capacitação de seus futuros líderes é um dos focos do RH nos últimos anos e continua em alta. O desafio é planejar as sucessões, formar os colaboradores com conhecimentos técnicos e habilidades socioemocionais, estimulando o aprendizado contínuo. 

Apenas assim será possível garantir que os novos gestores estejam prontos para lidar com ambientes virtuais, ferramentas tecnológicas, extração e interpretação de dados. 

Promover a inclusão

A tendência de 2020, de evoluir os programas de diversidade e políticas de inclusão, se mantém mais forte que nunca em 2021. Por um lado, a diversidade atrai pessoas de múltiplas origens e contextos, a inclusão é o que garante a integração e permanência na equipe.

Assim, o desafio RH em 2021 é reter esses talentos diversos, construindo uma cultura genuinamente inclusiva para extrair o potencial máximo de cada indivíduo. 

Disputa por melhores talentos

Um desafio particular de 2021 é a necessidade de aprimorar-se em técnicas e ações de atração e retenção de talentos. A principal mudança é que o trabalho remoto quebra as barreiras geográficas e todas as pessoas ficam acessíveis para empresas de qualquer lugar do mundo. 

Assim, é importante coletar ideias e insights sobre os colaboradores, compilar as informações e empregar em estratégias de retenção como envolvê-los, acolhê-los e estimulando seus potenciais. Para isso, existem ferramentas tecnológicas com testes técnicos e comportamentais que ajudam a analisar habilidades e competências técnicas de forma consistente, clara e objetiva.

Além disso, a inteligência artificial é uma aliada para descobrir mais sobre fatores motivacionais e de afastamento, estilo de liderança ideal e histórico individual. Com esses dados em mãos, é possível desenhar processos para garantir a permanência dos talentos. 

Todas essas premissas são provocações interessantes para a área e todas as pessoas envolvidas nos processos de gestão de pessoas, cultura organizacional e recrutamento e seleção.  

Cada um desses desafios previstos para 2021 demanda criatividade, conhecimento do mercado e profissionais constantemente abertos à tendências e inovações. 

É evidente que cada dia será absolutamente necessário dispor de tecnologias e ferramentas para automatizar o processo e dar suporte ao departamento de RH. Pesquise sobre as soluções que existem no mercado e esteja atento às inovações e novidades que surgem. 

O que acha de contratar os melhores profissionais para a sua empresa? Acrescente inteligência e inovação dos processos seletivos com softwares e ferramentas tecnológicas! Uma delas é a plataforma da Talentbrand.

 Entenda aqui como funciona!  🙂

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN