Assim como em qualquer grupo e associações de pessoas, uma empresa tem em si uma série de valores, visões e ideais. E esses valores constituem a cultura organizacional de uma empresa.

Esse conjunto de crenças compartilhados é fundamental para saúde de uma instituição, pois ele vai ditar aspectos como rotina, comportamento, código de vestimenta e contratação.

Apesar de sua importância, não são todas as empresas que possuem uma cultura organizacional bem definida, não é mesmo? E, como já era de se esperar, isso traz efeitos muito negativos à organização.

Mas não se preocupe!

Nesse artigo, abordaremos o que é a cultura organizacional, sua importância e detalhes de como ela se dá. Então, se você quer entender se sua empresa está tendo uma cultura organizacional ou desorganizacional… Confira!

O que é cultura organizacional

A cultura organizacional de uma empresa é o conjunto de valores, visões e ideais que ela possui. Mas, na prática, a cultura de uma empresa são também seus colaboradores e seus donos.

Ela vai desde o código de vestimenta, à definição de hierarquia e, indo mais longe, aos pilares que constituem a empresa como um todo.

Assim, a importância de organizar os valores da empresa e torná-los sempre visíveis, por meio de banners, murais e encontros. É importante ressaltar, também, que os pilares de valores e ideias da empresa devem envolver todos os setores da empresa.

A importância da cultura organizacional

A cultura organizacional de uma empresa é extremamente crucial para o seu bom funcionamento. Isso porque para a maioria das atividades que se dão dentro dela precisam passar necessariamente por seus pilares fundamentais.

Ou seja, para os processos internos funcionarem, como regras de comportamento e estrutura hierárquica, é preciso ter uma cultura organizacional bem definida. Além disso, processos como o de contratação são igualmente dependentes de um conjunto bem definido de valores.

Cultura organizacional e a comunicação interna

Entretanto, pilares de valores organizacionais sozinhos não têm grande poder. Para uma cultura ser de fato instituída de forma efetiva numa empresa, é preciso estabelecer uma comunicação interna que eficaz.

Essa comunicação é tão importante que, hoje em dia, as empresas criaram o chamado Endomarketing. Esse marketing interno na empresa foi criado com o intuito principal de conseguir transmitir de forma efetiva a cultura organizacional aos colaboradores no seu dia a dia.

Algumas formas de promover uma melhor comunicação dos valores da empresa são:

  • Banners
  • Informativos nos murais da empresa
  • Encontros de colaboradores
  • Comunicação por meio do site da empresa
  • Transmissão da cultura por meio dos líderes

Valores e características fundamentais

Para conseguir constituir uma cultura organizacional, é indispensável que a organização tenha seus valores e características fundamentais bem definidos. Mesmo para empresas jovens, é crucial a existência de pilares que constituem a sua base de ideais.

E tão importante quanto a existência desses pilares, é o entendimento da cultura da empresa.

Assim, alguns valores fundamentais para constituir a cultura da sua empresa podem ser:

Foco no Resultado

Uma empresa com foco em resultado deve pregar resultados acima de outros valores. Ou seja, se uma burocracia atrapalhar o resultado final, o colaborador será orientado a colocar o resultado acima dela.

Criatividade

No caso do valor da criatividade, os funcionários serão contratados não necessariamente por suas competências técnicas… Mas sim por sua capacidade de pensar fora da caixa.

Inovação

O valor da inovação é muito popular entre as empresas atualmente. O mercado extremamente concorrido atual exige das empresas uma maior capacidade de se reinventar com certa constância. Assim, valores conservadores não estão compatíveis com uma empresa que quer ser inovadora, certo?

Trabalho em Equipe

Um ideal clássico para as empresas é o de trabalho em equipe. Colocar os resultados do grupo acima dos individuais, para essas empresas, é fundamental. Por isso, nesse ambiente a promoção de uma grande sinergia e interação entre grupos é essencial.

A cultura organizacional na contratação

É exatamente aqui que a cultura organizacional brilha! No processo de Recrutamento e Seleção, temos como prioridade máxima atualmente o fit cultural. Por isso, a cultura organizacional de uma empresa deve estar bem definida e clara tanto para o RH quanto para os próprios candidatos.

Contratações realizadas com base em fit cultural reduzem taxas de turnover e garantem engajamento dos colaboradores. Além disso, o fit cultural garante uma maior produtividade e lealdade à empresa por parte dos colaboradores.

Para realizar uma contratação com base em fit cultural, saiba que as competências técnicas não serão as principais, mas sim as soft skills. Antes de realizar uma entrevista, tenha em mente as competências ideais que você imagina num colaborador.

A cultura organizacional de uma empresa pode ser a chave ou a âncora para seu sucesso. De qual lado você vai querer ficar?

Alguma dúvida e/ou sugestão? Conte para nós nos comentários abaixo! 🙂

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