Não quer perder o que há de mais recente em ferramentas de RH? Neste texto você descobre as principais tendências do momento!

Imensas pilhas de papéis, pastas e arquivos com montes de informações que nenhum sistema humano e manual conseguiria organizar de forma funcional. Durante décadas foi assim a realidade de um profissional de RH. Hoje, graças às ferramentas digitais, você não precisa mais passar por isso! Ufa!

Diariamente, a tecnologia em gestão de pessoas avança, proporcionando soluções, ganhos de produtividade e competitividade, somados à redução de custos e economia de recursos. Então, quer saber quais são as principais tendências em ferramentas de RH? Basta continuar sua leitura para descobrir! Aproveite!

Tendências no RH: 7 ferramentas para aplicar hoje!

Para se manter um profissional de valor no mercado, atualizar-se e acompanhar as inovações da sua área de especialização é crucial. Em seguida, conheça 7 ferramentas de RH que são tendências e que você não pode deixar de conhecer!

1. Sistema de Recrutamento e Seleção Online

A importância de recrutar, atrair e reter profissionais talentosos para a empresa não deve ser subestimada! Nesse sentido, as ferramentas tecnológicas que automatizam esses processos, facilitando o gerenciamento de candidatos e, consequentemente, pode contribuir para a assertividade da escolha.

Através de um software como um ATS, é possível centralizar todas as etapas da seleção, sem desgaste do time de RH ou desperdício de recursos. Ao filtrar e ordenar candidatos de acordo com critérios relevantes para o cargo, aumenta-se também a agilidade do processo e uma melhor experiência aos participantes. 

2. Sistema de Treinamentos Online

Mesmo os maiores talentos do mercado precisam se desenvolver profissionalmente para entregar os melhores resultados possíveis. Assim, o sistema de treinamento online é uma ferramenta básica para o RH, que além de capacitação, aproxima os colaboradores dos valores organizacionais. 

E mais: investir na atualização e crescimento dos funcionários mostra-lhes que a empresa reconhece o valor de cada um deles para instituição. Então, sentir-se valorizado é um componente decisivo para a motivação, produtividade e engajamento com os propósitos e metas da organização. 

3. Sistema de Controle e Registro de Ponto

Lembra-se que falamos das atividades desgastantes para o time do RH? Pois, o controle e registro de ponto é um dos processos mais repetitivos e burocráticos em gestão de pessoas – quando são feitos manualmente, claro! 

Atualmente, os responsáveis por essas operações têm como grande aliado softwares que executam esse trabalho de forma automatizada. Portanto, através dessa ferramenta é possível registrar o ponto, fechar folha de pagamento, organizar escala e jornadas, tudo com muito mais eficiência e agilidade.

4. Chatbots

Assistentes virtuais são cada vez mais comuns em lojas, blogs de e-commerce e outros tipos de sites. Você certamente já ouviu falar da Lu, do Magazine Luiza, um chatbot com interface animada que faz atendimento ao cliente. Mas sabia que essa ferramenta tem aplicações no RH?

Os chatbots podem ser muito úteis na otimização da experiência do colaborador, em especial na integração de novos contratados. Em geral, é possível personalizar esse recurso, configurando-o para solicitar documentos e dados do candidato, sanar dúvidas sobre processo seletivo e até mesmo benefícios!

5. Ferramenta de Avaliação de Desempenho

Recolher e analisar dados sobre o desempenho de muitos funcionários pode ser uma tarefa morosa e de baixa eficiência. Contudo, hoje já é possível implementar ferramentas de RH que permitem que gestores registrem continuamente as informações necessárias para uma avaliação mais acurada.

Ao aumentar a frequência dessas avaliações, é possível ter uma visão ampla dos setores e seus pontos de melhoria, inclusive para rever processos e metas, adequando-as à real situação. Ademais, informar aos funcionários seus resultados e progressos sempre que possível, torna o processo mais transparente. 

6. Gamificação

A gamificação aplicada ao RH é uma forte tendência, sobretudo em treinamentos e campanhas de endomarketing. Vale apontar que a neurociência comprovou que atividades combinadas com games facilitam a retenção das informações transmitidas e torna o processo de aprendizado mais prazeroso.

As empresas que incorporarem essa tecnologia à gestão de recursos humanos estarão em posição vantajosa nos próximos anos, já que estamos falando em algo que está na fronteira do desenvolvimento. A promessa é que em breve o uso dessa metodologia irá se expandir ainda mais, portanto, fique atento!

7. Ferramentas avançadas de feedback

O potencial dos softwares que permitem ao RH acessar dados sobre o desempenho dos colaboradores em tempo real só será aproveitado se também forem incorporadas ferramentas para otimizar a entrega de feedbacks. Portanto, tenha em vista ferramentas que otimizem as devolutivas.

Nesse sentido, a comunicação transparente entre líderes e liderados é fundamental para o alinhamento de expectativas e entregas, evitando frustrações e descontentamento em ambas as partes. Quanto mais harmônica essa relação profissional, mais conectados todos estarão com o propósito da empresa.

*

Enfim, agora que você conhece as principais tendências em ferramentas de RH, reflita sobre quais são suas necessidades. Comece analisando seu sistema de recrutamento e seleção atual. Ele é abrangente, integrador e possui uma interface amigável? O ATS da Talentbrand oferece isso e muito mais. Explore nosso site!


Conheça as soluções que o ATS da Talentbrand pode oferecer à sua empresa! Agende hoje uma demonstração e conheça melhor as funcionalidades essenciais que garantimos ao seu RH! Saiba mais aqui.

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN