Descubra aqui o porquê do comprometimento com sua carreira ser uma das características mais valorizadas pelos recrutadores!

Antigamente, as pessoas entravam nas empresas com o objetivo de construir uma longa carreira que se encerraria com a aposentadoria. Com o avanço dos anos e as mudanças geracionais, essa ideia tornou-se obsoleta. Hoje em dia, poucos candidatos almejam ficar 20 anos trabalhando no mesmo lugar. 

No entanto, por mais que essa dinâmica de troca de emprego, antes vista com maus olhos, seja hoje em dia naturalizada, as empresas ainda colocam o comprometimento como um dos principais critérios na hora da contratação.

Devido à competição no mercado de trabalho, mais acirrada do que nunca, um profissional comprometido,  aquele que sabe onde quer chegar leva significativa vantagem.

Neste texto, vamos explorar o que é comprometimento no trabalho, por que é importante para o sucesso profissional, além de mostrar algumas etapas que mostram  o nível de lealdade e dedicação no trabalho. 

Além disso, apontamos dicas do que fazer caso sinta-se descompromissada com a sua carreira. Vamos lá?

O que é postura do comprometimento?

No âmbito corporativo, compromisso é o vínculo que os colaboradores experimentam com a organização. Em termos gerais, aqueles que estão alinhados com a empresa, conectando-se com seus valores e objetivos.

Existem muitas formas de demonstrar o comprometimento com o trabalho, mas, existem aspectos-chave para adotar essa postura, os quais, apresentaremos a seguir.

Saber onde quer chegar

Ter clareza de onde está e onde quer chegar é o primeiro passo para crescer profissionalmente. Procure expor seus objetivos às pessoas certas e peça sugestões para melhorar o seu desempenho. Assim, você se posiciona como um candidato que deseja permanecer e avançar na organização no longo prazo.

Construir relacionamentos profissionais saudáveis

 O trabalho cooperativo beneficia a empresa, pois, permite explorar os pontos fortes de cada indivíduo e favorece a partilha de conhecimentos. Portanto, cultivar um relacionamento saudável com líderes e colegas, demonstra que você está comprometido a fazer o melhor pelos objetivos da empresa.

Ser pontual

Pontualidade mostra profissionalismo e demonstra suas habilidades de gerenciamento de tempo. Chegar ao trabalho na hora certa enfatiza que você prioriza seu trabalho e se esforça para estar preparado, assim como, para entregar resultados de qualidade diariamente. 

Separar vida pessoal e profissional

Os colaboradores comprometidos com um trabalho sabem separar os assuntos pessoais dos profissionais. Embora às vezes possa ser difícil separar essas duas esferas da vida, o colaborador comprometido se esforça ativamente para focar em suas atividades, mesmo que alguma coisa na vida pessoal esteja pegando.

O que fazer se estou desmotivado e sem compromisso com a carreira?

Sentir-se desmotivado e descompromissado com sua carreira, é um alerta para prestar mais atenção aos seus propósitos e motivações. Confira a seguir algumas dicas sobre o que fazer nessas situações.

Dica 1: Elabore um plano de carreira

Frequentemente, a desmotivação na carreira origina-se da falta de clareza sobre o propósito e as expectativas enquanto profissional. O plano de carreira é uma ferramenta que pode te auxiliar a encontrar essas respostas e evitar esse sentimento.

Dica 2: Tenha metas e desafios bem definidos

Elaborar o plano de carreira te ajudará a mapear quais seus próximos passos rumo ao seu objetivo. Porém, para sustentar a motivação, é fundamental estabelecer metas e desafios diários. Assim, você renova seu compromisso com seu desenvolvimento profissional e não perde o foco na correria rotineira.

Dica 3: Tenha pró-atividade

Mais do que apenas cumprir ordens, o compromisso significa tomar a iniciativa e ir mais longe. Responsabilidades que podem ser um impulso à sua carreira, promovem seu engajamento. Além disso, te permite desenvolver habilidades de liderança necessárias para crescer na organização.

Dica 4: Seja criativo

Você acredita que pode adicionar algo valioso a um projeto? Contribua! Assim integra-se mais ao trabalho em equipe e também motiva seus colegas a fazerem o mesmo. Se estiver entediado, pode ser falta de desafios, portanto, crie ou busque oportunidades para melhorar constantemente. 

Por que isso é importante?

Existem vários motivos pelos quais o compromisso com seu trabalho e carreira é importante. Uma das razões mais importantes é que os colaboradores comprometidos são extremamente valorizados, pois, se dedicam para que a organização atinja seus objetivos – e isso é uma vantagem grande competitiva.

Portanto, essa característica é muito procurada em processos seletivos, afinal um profissional comprometido é produtivo e menos propenso a trocar de trabalho no curto prazo. O comprometimento no trabalho é importante em qualquer empresa ou função se você deseja uma carreira de sucesso!

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Agora que você já entendeu o que é uma postura de comprometimento, reflita sobre seu atual momento profissional. Faça uma autoanálise e busque identificar onde você se encontra e onde você quer chegar na sua carreira. Com essa clareza de pensamento, você poderá mapear quais são seus próximos passos!

Gostou das nossas dicas e informações? Aqui no blog da Talentbrand você encontra muitas outras pensadas especialmente para te ajudar a se destacar nos processos seletivos! 

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