Você sabia que a gestão de pessoas humanizada pode fazer toda diferença para os resultados de uma empresa? Descubra neste blogpost! 

O especialista em administração Idalberto Chiavenato escreveu a seguinte frase em um de seus livros: “na era do conhecimento a base da excelência organizacional passou a ser o elemento humano”. Na economia contemporânea, esse argumento torna-se irrefutável. 

A exacerbada concorrência de mercado, evidenciou a necessidade do posicionamento estratégico de todos os setores da empresa, sobretudo, daquele responsável pelo gerenciamento dos recursos humanos. Afinal, resultados excelentes estão diretamente relacionados ao trabalho dos colaboradores.

Contudo, você, profissional de RH, entende melhor que ninguém que não basta reconhecer o papel decisivo dos funcionários na condução da empresa, sem compreender amplamente quem são eles, quais são suas necessidades, o que os motiva e o que lhes fornece para desenvolverem suas potencialidades.

Esta é, portanto, uma das principais preocupações no gerenciamento de pessoas: a humanização de seus processos. Recentemente, a pandemia da Covid-19 comprovou o quão desafiador é a execução deste trabalho, em face das eventuais demissões e da adaptação ao trabalho remoto ou híbrido.   

Por entender a complexidade deste tema, no artigo de hoje falaremos sobre os fundamentos da gestão humanizada de pessoas e sua relevância para o sucesso organizacional. Fique conosco até o final para se inteirar deste importante aspecto da gestão de RH. Boa leitura!

Fundamentos da gestão humanizada

No cenário atual, a discussão sobre as melhores práticas de gestão de pessoas tem ocupado lugar de destaque. O setor de RH assume cada vez mais um perfil estratégico nas empresas, integrando-se com as metas e objetivos dos demais setores, e ocupando-se na disseminação da cultura organizacional. 

Umas das principais pautas que se apresenta aos profissionais da área, é como tornar a gestão de pessoas mais humanizada diante da acelerada transformação digital e automatização dos processos. 

Afinal, o foco exclusivo na lucratividade pode ter um efeito negativo, principalmente para a marca empregadora da empresa.

Mas não se preocupe! Existem meios de otimizar os processos do seu RH sem comprometer a produtividade, o bem-estar e a retenção dos colaboradores. Confira os fundamentos da gestão de pessoas humanizada:

Observar

A base para uma gestão mais humanizada é a compreensão das necessidades dos colaboradores, ao nível pessoal e profissional. Cada pessoa tem suas particularidades, propósitos e valores que guiam seu comportamento e decisões.

Portanto, em um primeiro momento é essencial observar o que os funcionários desejam e, a partir disso, identificar o que é possível lhes oferecer para alcançarem esses objetivos.

Aproximar 

A excelência no trabalho em equipe só pode ser alcançada se o relacionamento de seus integrantes for baseado na confiança mútua – principalmente entre líderes e liderados.

A aproximação entre essas partes somente é possível através da comunicação clara e horizontalizada. Assim, colaboradores não se sentem inibidos a contribuir com opiniões e ideias, e o ambiente de trabalho se torna mais agradável.

Adaptar

Para uma gestão humanizada, é necessário promover mudanças práticas para melhorar a experiência dos colaboradores. Esse aspecto é o mais desafiador, uma vez que vencer a resistência de padrões já estabelecidos não é simples.

Contudo, não se pode ignorar a evolução de processos e pessoas – que são, a propósito, muito bem-vindos. A empresa deve estar aberta a auto avaliar periodicamente e se adaptar para contemplar as necessidades dos trabalhadores.

O sucesso organizacional nos tempos atuais

O modelo de gestão de pessoas humanizado proporciona diversos benefícios à organização. Afinal, todo empreendimento tem como objetivo o crescimento, maior participação de mercado e ampliação da margem de lucro. Mas, para isso, precisa dispor da produtividade e das competências do capital humano.

Aplicando as melhores práticas de gestão de recursos humanos é possível desenvolver os elementos que impulsionam os resultados dos negócios, melhorando processos, o clima organizacional e incentivando o engajamento dos colaboradores à cultura organizacional. 

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E então, como são os processos no seu RH? Quais aspectos precisam de atenção e melhorias? Existem operações que podem ser adaptadas para tornar a gestão de pessoas mais humanizada? Vale muito a pena tirar alguns minutos para refletir sobre o assunto tão relevante nos tempos atuais.

Desenvolver a cultura de gestão humanizada é condição fundamental para reter talentos e, consequentemente, garantir uma vantagem competitiva no mercado – e o primeiro passo é se certificar que seu RH tem o melhor sistema para recrutar e selecionar esse recurso tão valioso! 

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