Diversos estudos indicam que a promoção da diversidade e inclusão no trabalho proporcionam maior produtividade e lucratividade entre as empresas. Confira!

Diversidade e inclusão no trabalho referem-se à variedade de perfis humanos que podem existir dentro de uma empresa – jovens, idosos, pessoas com deficiência, dentre outros. 

Para o RH, gerenciar a diversidade significa considerar as diferenças de seus colaboradores e criar mecanismos para haver equidade entre eles, em um ambiente de trabalho que respeite as necessidades individuais de cada perfil.

De acordo com a consultoria Deloitte, as empresas que praticam uma política de inclusão geram até 30% mais faturamento por funcionário e rentabilidade superior à dos concorrentes – uma taxa grande o suficiente para despertar a atenção dos contratantes.

No artigo de hoje veremos como promover a diversidade e inclusão no trabalho, incorporando esses aspectos à cultura organizacional. Para saber mais sobre esse tema extremamente relevante, basta prosseguir a leitura! Vamos lá?

Por que implementar uma Política de Diversidade e Inclusão?

Integrar uma estratégia de inclusão é um fator significativo de atratividade e produtividade para um negócio. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as empresas inclusivas têm 60% mais chances de verem seus lucros aumentarem, melhorar a reputação e atrair novos talentos futuramente.

Ainda, segundo estudos da Consultoria McKinsey & Company, a diversidade de gênero no ambiente de trabalho está correlacionada tanto à lucratividade, quanto à criação de valor. 

Assim, empresas com maior diversidade de gênero no nível executivo apresentam uma probabilidade 21% maior de superar seus concorrentes. Algumas hipóteses levantadas pelos pesquisadores sobre quais fatores impulsionariam essa correlação são que organizações mais diversificadas possuem maior capacidade de:

  • atrair os melhores talentos; 
  • melhorar a orientação para o cliente;
  • satisfazer as expectativas e necessidades dos colaboradores; e
  • tomar melhores decisões de negócios.

Portanto, você deve aprender a integrar e gerenciar totalmente esses diferentes perfis, principalmente incluindo-os nos compromissos da empresa com seus colaboradores.

Dicas para promover a diversidade e inclusão no trabalho

Uma política de inclusão permitirá que a empresa se beneficie de um ambiente mais colaborativo e respeitoso. Então, vamos ver algumas dicas de como promover a diversidade no trabalho? 

  1. Trate seus funcionários com justiça

Seja qual for a empresa, uma política de inclusão se baseia no princípio da igualdade entre os diferentes perfis. Você deve considerar particularidades de seus colaboradores, tratando-os de forma igualitária e excluindo qualquer tipo de discriminação

Isso envolve, por exemplo, diferenças culturais ou equidade de gênero. Após reconhecer as diferenças entre seus talentos, você pode implementar medidas apropriadas, como:

  • garantir a igualdade no acesso à formação; 
  • promover minorias em cargos de gestão;
  • conscientizar seus colaboradores sobre as medidas de inclusão (criando uma carta de boas práticas, por exemplo); e 
  • avaliar regularmente o progresso.
  1. Incentive o trabalho em equipe e a colaboração

Focar na inclusão é uma boa maneira de enfatizar a inovação e a criatividade. Ao criar um espaço onde todos se sintam à vontade para se expressarem, sua empresa conseguirá envolver plenamente todos os colaboradores.

Gerenciar a diversidade significa engajar a todos em prol dos objetivos empresariais. Lembre-se: colocar o bem-estar de seus colaboradores no centro de suas preocupações nunca foi tão importante! Um funcionário feliz é um funcionário mais envolvido e mais eficiente. Algumas medidas práticas são:

  • organizar reuniões internas semanais para promover a comunicação;
  • promover confraternizações (almoço, coffee breaks ou aperitivos) para a coesão da equipe;
  • desenvolver a confiança na equipe, capacitando seus funcionários.
  1. Promova a representação da diversidade em todos os níveis da organização

Para integrar plenamente uma política de inclusão em sua empresa, você não deve esquecer seu ambiente externo, entre colaboradores e stakeholders (fornecedores, prestadores de serviços ou acionistas). 

Logo, é importante existir diversidade também entre os atores de fora da sua empresa, porque eles podem ser verdadeiros embaixadores. Um forma eficiente de fazer isso é comunicar-se com os agentes externos sobre seus vários compromissos em relação à diversidade e à luta contra a discriminação.

Com essas ações, você inicia uma abordagem de “ouvir e responder”, provando que suas opiniões são importantes e que juntos vocês desejam desenvolver a empresa.

  1. Eduque e treine para a diversidade

Você pode recrutar ou designar uma pessoa responsável pela Política de Diversidade e Inclusão da sua empresa. Essa pessoa terá como atribuição combater a discriminação e conscientizar os colaboradores da empresa sobre a diversidade e seus desafios. Na prática, você pode:

  • implementar ações de sensibilização dos seus colaboradores (campanhas de comunicação interna ou externa, dia de integração, carta de igualdade profissional); 
  • estabelecer parcerias com associações que trabalham em prol da diversidade; e
  • avaliar e monitorar resultados ou melhorias por meio de testes, relatórios ou análises internas.

Portanto, ao criar um cargo dedicado aos seus compromissos com a igualdade, você dará uma expressão concreta ao seu desejo de integrar a diversidade no coração dos valores da sua empresa.

Vale reforçar que muito mais do que uma simples tendência, inclusão e diversidade impulsionarão sua gestão, aumentando produtividade e lucratividade, além de reafirmar a filosofia corporativa e a marca empregadora da organização.

Todos os perfis profissionais podem criar valor para sua empresa. Ao ter em conta a riqueza das suas origens, personalidades e experiências, promove-se um ambiente propício à inovação e criatividade.

Comece hoje mesmo a elevar o padrão de qualidade do seu time, transformando seu departamento! Experimente os benefícios do ATS da Talentbrand

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN