RH desempenha um papel fundamental na implementação de práticas sustentáveis. Descubra aqui qual a relação entre RH e sustentabilidade.

O conceito de sustentabilidade surgiu na década de 1960 como uma resposta ao rápido crescimento populacional e a crescente ameaça ao meio ambiente, como consumo excessivo de recursos naturais, poluição, alto nível de desemprego, desnutrição ou destruição global.

Devido às mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável ou, simplesmente, a sustentabilidade ganhou ainda mais relevância. A ideia é descrita como um processo que conecta aspectos econômicos e sociais, considerando o equilíbrio ecológico e a proteção ambiental. 

No entanto, a incorporação da sustentabilidade na gestão de recursos humanos é um aspecto raramente discutido. Neste post, você descobrirá o papel da sustentabilidade na gestão de recursos humanos e seu impacto no desenvolvimento das organizações. Você não vai querer ficar de fora!

Políticas de sustentabilidade na empresa

A  4.ª Revolução Industrial transformou a maneira como os negócios funcionam. A preocupação com o meio-ambiente se generalizou e muitas empresas incluíram a sustentabilidade como um dos principais impulsionadores de seu modelo de negócios.

Além de ajudar no combate de desafios globais, a sustentabilidade pode impulsionar o desempenho das organizações. Atualmente, investidores usam métricas ambientais, sociais e de governança (conhecidas como ESG – environmental, social and governance) para analisar o impacto das práticas de uma organização.

Fatores como pegada de carbono de uma empresa, uso de água, contribuição ao desenvolvimento da comunidade e a equidade de raça e gênero em cargos de gestão, podem ser decisivos em uma decisão de investimento financeiro.

Segundo pesquisas da McKinsey, empresas com altas classificações ESG têm um custo menor de dívida e patrimônio. Além disso, iniciativas de sustentabilidade melhoraram o desempenho financeiro e, simultaneamente, promovem o apoio público. 

As estratégias sustentáveis ​​são específicas para cada organização, pois estão vinculadas a objetivos de negócios e valores organizacionais mais amplos. De forma genérica, podemos citar alguns exemplos de como aderir à sustentabilidade nas empresas:

  • Uso materiais sustentáveis ​​no processo produtivo;
  • Otimização da cadeia de suprimentos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa;
  • Uso de fontes de energia renováveis;
  • Patrocinando fundos de educação para jovens na comunidade local;
  • Políticas para promover equidade de gênero e raça;
  • Respeito aos princípios de igualdade de direitos dos candidatos em processos seletivos – independente de sexo, cor, etnia, idade, orientação sexual, origem social.

RH e a relação com a sustentabilidade

Chegamos à questão central! Afinal, qual a relação da sua gestão de RH e a sustentabilidade? Então, vamos lá! A gestão de recursos humanos é crucial para que a organização implemente políticas de governança corporativa coerentes com a sustentabilidade.

As práticas sustentáveis ​​de recursos humanos influenciam positivamente colaboradores e promovem a imagem da empresa. Em um mercado cada vez mais competitivo, a sustentabilidade contribui para obter uma vantagem significativa sobre concorrentes.

Em primeiro lugar, os clientes preferem empresas que seguem um modelo de negócio sustentável. Ademais, os millennials também preferem trabalhar em empresas que aderem à sustentabilidade de forma ampla. Isso significa ultrapassar práticas limitadas à responsabilidade social e ecológica.

A atração de talentos está diretamente relacionada à sustentabilidade na gestão de recursos humanos. Portanto, ignorar esse elemento pode ter um efeito prejudicial para os resultados de longo prazo das empresas. Afinal, as pessoas são o cérebro e a força motriz em qualquer organização.

Além de implementar ferramentas e sistemas mais sustentáveis, o RH também pode ajudar a envolver os colaboradores com a sustentabilidade, introduzindo programas, palestras e pedindo feedback e ideias de todos. Isso resultará em maior engajamento e ainda minimizará desperdícios de recursos.

O RH também pode encorajar práticas sustentáveis ​​em todo o ciclo de vida dos funcionários e tarefas diárias. Isso inclui etapas como recrutamento, seleção, integração e treinamento. Assim, a relevância da sustentabilidade estará enraizada na visão dos novos colaboradores desde o início.

Agora você sabe a importância da sustentabilidade na gestão dos recursos humanos. Seu RH está preparado para adotar práticas sustentáveis? Você pode contribuir diminuindo continuamente a quantidade de recursos usados ​​nas operações do RH.

Adotar um software para controle de tempo e presença, treinamentos,  planejamento de carreira registrar as informações dos funcionários eletronicamente em um banco de dados pode ajudar na economia energia, papel, suprimentos e espaço, melhorando a eficiência das atividades do RH

Que tal avançar nas práticas de sustentabilidade implementando um software de como o ATS da Talentbrand? Flexível e com inteligência de dados, nossa plataforma ajuda você a automatizar e customizar todos os seus processos de Recrutamento e Seleção!  

Conheça hoje as soluções que o ATS da Talentbrand pode oferecer à sua empresa! Agende uma demonstração e descubra as funcionalidades essenciais que garantimos ao seu RH! Saiba mais aqui.

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN